LA ELABORACIÓN DE UN PLAN DE MARKETING DIGITAL PARA UNA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA: UN CASO DE ESTUDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.843Palabras clave:
escenario de economía devastada por esta nueva enfermedadResumen
Ante el escenario de economía devastada por esta nueva enfermedad, una rama que se vio muy afectada fueron los gimnasios, que desde marzo de 2020, con la confirmación de una nueva Pandemia oscilaron varias veces en tiempos de cierre o apertura de este servicio, lo que impactó directamente a los profesionales de la salud, entre ellos, el Fisioterapeuta. Había una necesidad de reinventarse, y el mundo digital llegó como una gran herramienta, a través de la adopción del marketing con el uso de la tecnología para mantener a los clientes y atraer a otros nuevos incluso antes de que se cierre el servicio. Este estudio es intencionado. La metodología se basó en la investigación bibliográfica y un estudio de caso, que se basó en la aplicación de un plan de marketing digital para una Clínica de Fisioterapia, en el municipio de Nanuque, minas gerais. El desarrollo de este estudio ha hecho posible comprender y conocer más sobre el marketing digital y su aplicabilidad en el ámbito de la Fisioterapia para la fidelización y captación de nuevos clientes, quedando muy claro en los resultados objetivos de la investigación. Además, se logró entender en la práctica la implementación de un plan de marketing digital en una Clínica de Fisioterapia en Nanuque, que logró excelentes resultados demostrando que el servicio es sumamente relevante y necesario.
Descargas
Citas
AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Coronavirus. 2020. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus>. Acesso em: 12 de out. 2021.
ARANHA, Daniel Sebadelhe. Covid-19 e a extinção da Justiça do Trabalho. 2020. Dis-ponível em: <https://www.migalhas.com.br/depeso/323182/covid-19-e-a-extincao-da-justica-do-trabalho>. Acesso em: 12 de out. 2021.
BARBOSA, Mariana. Mais de 7 mil empresas estão em recuperação judicial no Brasil correio brasiliense. 2020. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2020/05/28/internas_economia,859073/mais-de-7-mil-empresas-estao-em-recuperacao-judicial-no-brasil.shtml>>. Acesso em 28 set. 2021.
COMITE GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Domicílios 2014: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. Dis-ponível em: <https://www.correios.com.br/para-sua-empresa/marketing-direto/o-poder-da-mala-direta>. Acesso em: 11 out. 2021.
FERRELL, O.; HARTLINE, Michael. Estratégia de marketing. São Paulo: Thomson, 2006.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.192 p.
GRAZIANO, Graziela. et al; Avaliação do nível de conhecimento e da utilização do planejamento de marketing pelos profissionais da área. Revista Brasileira de Marketing (REMark), São Paulo, v. 12, n. 2, p.70-86, 2013.
GUIMARÃES, Granadeiro. Ações trabalhistas relacionadas à Covid-19 chegam a qua-se R$ 2 bilhões. 2020. Disponível em: <http://www.granadeiro.adv.br/clipping/2020/06/12/acoes-trabalhistas-relacionadas-a-covid-19-chegam-a-quase-r-2-bilhoes>. Acesso em: 12 de out. 2021.
KANNAN, P.K.; LI, Hongshuang Alice. Digital marketing: A framework, review and re-search agenda. 2017. Disponível em: <https://ideas.repec.org/a/eee/ijrema/v34y2017i1p22-45.html>. Acessoem: 19 de out. 2021.
KOTLER, Philip.; KELLER, Kevin. Marketing management. New York: Prentice Hall, 2009.
LAGROSEN, Stefan Olof; GRUNDEN, Kerstin. Social media marketing in the wellness industry. 2014. Disponível em: <https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/TQM-12-2013-0129/full/html?casa_token=_TjtyBeozhoAAAAA:Xr3AhnOdafWYCsl4SufNanBJ86OVCxJoCOTk-kAA7cIDHbt_5cdqy0oJmgwiwIMD30iaTqb_hi34dR7uqhi8QWVK700OQXknronbqLXDDo8L2nexF1XWH>. Acesso em: 13 de out. 2021.
LIMA, Ana Paula de Souza et al. Marketing na fisioterapia: uma visão do empreendedor. Cadernos da Escola de Saúde, Curitiba, v. 1, n. 9, p. 187-198, 2013.
LIMA, Gustavo.; CARVALHO, Dirceu. Plano estratégico de marketing: proposta de uma análise teórica. Revista Brasileira de Marketing (REMark), São Paulo, v. 10, n. 2, p 163- 187, 2011.
LUCIETTO, Deison Alencar et al. Marketing para a saúde: conceitos, possibilidades e tendências. Revista cientifica tecnológica, v. 3, n. 2, p. 30-51, 2015. Disponível em; <http://www.fatece.edu.br/arquivos/arquivos%20revistas/empreendedorismo/volume3/6.pdfhttps://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/72>. Acesso em: 13 de out. 2021.
MAIA, Kiev. O marketing digital no século XXI: Um estudo sobre as ferramentas utilizadas para atrair o consumidor. 2016. Disponível em: <https://www.riuni.unisul.br/bitstream/handle/12345/2006/Vers%c3%a3o%20Final%20Kiev%20Maia%20TCC%202016.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 02 de out. 2021.
MEIRA, Paulo Ricardo dos Santos; SANTOS, Cristiane Pizzutti. Programas de marketing social: proposição e exame de uma estrutura conceitual de avaliação de resultados. RAP, Rio de Janeiro v. 46, n. 2, p. 493-522, mar./abr. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122012000200008&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 13 de out. 2021.
MINISTERIO DA SAUDE. Coronavirus. 2020. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 12 de out. 2021.
MILAN, Gabriel Sperandio; TONI, Deonir de. A construção de um modelo sobre a retenção de clientes e seus antecedentes em um ambiente de serviços. Revista eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 72, n. 2, p. 433- 467, mai./ago. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-23112012000200006&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 13 de out. 2021.
MORETTI, Sérgio Luiz do Amaral et al. A evolução do conceito de marketing e sua aplicação no turismo: simetrias evolutivas, assimetrias temporais. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/12477 >. Acesso em: 14 de out. 2021.
OLIVEIRA, Daniel Dias. Marketing de relacionamento: estudando o caso da empresa. Campina Grande: universidade estadual da Paraíba, 2013. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3925>. Acesso em: Acesso em: 13 de out. 2021.
RIBEIRO, Willian Roberto Juchok. Estratégias de Marketing do PersonalTrainer. 2015. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/5080/1/CT_COEFI_2015_1_05.pdf>. Acesso em: 18 de fev. 2021.
ROCHA, Angela de; SILVA, Jorge Ferreira. Marketing de serviços: Restrospectiva e tendências. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rae/v46n4/v46n4a08.pdf>. Acesso em: Acesso em: 13 de out. 2021.
SAMPAIO, Valdeci Cira Filgueira; TAVARES, Cristiano Vinna C. Castellão. MARKETING DIGITAL: O poder de influência das redes sociais na decisão de compra do consu-midor universitário da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Disponível em:<https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_cira_e_cristiano_0.pdf>. Acesso em: 18 de set. 2021.
SANTOS, Paula Vitória Rebouças; NASCIMENTO, Ozanildo Vilaça do Nascimento. O PersonalTrainer: Estratégias de Marketing para Retenção de Clientes. 2018. Disponí-vel em: <https://periodicos.iesp.edu.br/index.php/campodosaber/article/download/229/196>. Acesso em: 18 de set. 2021.
SARQUIS, Aléssio Bessa et al. Planejamento de marketing: estudo de caso em clínica de fisioterapia. 2021. <https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebe/article/view/359>. Acesso em: 13 de out. 2021.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE DO ESPÍRITO SANTO. Coronavirus: COVID-19. 2020. Disponível em: <https://coronavirus.es.gov.br/Noticias>. Acesso em: 12 de out. 2021.
SILVA, Daniel Souza. SOBRE AS QUESTÕES ADMINISTRATIVAS, DE MARKETING E DE MERCADO: Um estudo na área do fitness. 2010. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=000807708>. Acesso em: 15 de out. 2021.
SOUKI, Gustavo Quiroga et al. Marketing em profissões: um estudo exploratório sobre a imagem da fisioterapia. 2007. <http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/449>. Acesso em: 13 de out. 2021.
STEINHILBER, Jorge. ATUAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: Profissionais de Educação Física se reinventam para levar saúde e bem-estar à população em isolamento social. 2020. Disponível em: <http://www.listasconfef.org.br/arquivos/2020/COM/revista74_completa.pdf>. Acesso em: 15 de out.2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.