A INICIAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PALHOÇA: TEMPO LABORAL X TEMPO PESSOAL

Autores

  • Francieli Ferreira Rodrigues Jacques
  • Andreia de Bem Machado

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.1038

Palavras-chave:

1. Iniciação Docente; 2. Tempo Laboral; 3. Tempo Pessoal; e 4. Hora Atividade.

Resumo

A pesquisa foi realizada pela desventura de uma iniciante docente, ao trabalhar excessivamente visando cumprir com a demanda trabalhista, na qual teve seu ingresso na área educacional por Processo Seletivo de Contratação de Professores Substitutos em Palhoça-SC. O que comprovadamente nesta pesquisa, é o meio de ingresso inicial mais usual pelos docentes. Desta forma, intencionou responder a problemática: “O tempo laboral dos Professores ACT’s, preserva o tempo pessoal dos professores que iniciaram a docência na Rede Municipal de Ensino de Palhoça?”. Assim inicia esta pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, segundo Gil (2002) com tipo de pesquisa bibliográfica, documental, exploratória e explicativa por análise de conteúdo. A partir de informações desde a formação docente com base teórica de Tardif (2014), até seu ingresso inicial docente, no qual foram pesquisados documentos que amparam professores ACT’s em Palhoça-SC. Através de entrevistas via questionário online, apurou-se que muitos docentes têm seu ingresso docente pelo Processo Seletivo que a Rede Municipal de Ensino de Palhoça oferece. Porém, de todo modo, o benefício da Hora Atividade não é igual aos Professores Efetivos, mesmo prestando igual função. Informação que encontrou força na tese de Sagrillo (2015), ao qual apresenta problemática em mesma analogia, porém, com os docentes de Santa Maria-RS. Contudo, analisar se o tempo laboral dos Professores ACT’s, preserva o tempo pessoal dos professores que iniciaram a docência na Rede Municipal de Ensino de Palhoça, é o objetivo geral desta pesquisa, clamando por equidade trabalhista no que se refere ao tempo laboral e tempo pessoal.

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Biografia do Autor

  • Francieli Ferreira Rodrigues Jacques

    FMP - Faculdade Municipal de Palhoça

  • Andreia de Bem Machado

    Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), Mestre em Educação Cientifica e Tecnológica (UFSC), especialista em Alfabetização e graduada em Pedagogia (UDESC) e em Processos Gerenciais. É parecerista da Revisa Educação e Pesquisa scielo. É avaliadora Ad Hoc de Periódicos Nacionais e Internacionais. Faz parte do Comitê Editorial do Journal of Studies in Social Sciences and Humanities. Leciona em disciplinas do Curso de graduação em Pedagogia na Faculdade Municipal da Palhoça e nos Cursos de Administração e Engenharia de Produção da Faculdade do Vale do Itajaí Mirim/UNIASSELVI. Professora orientadora do Centro Universitário Leonardo da Vinci. Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

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Publicado

20/12/2021

Como Citar

A INICIAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PALHOÇA: TEMPO LABORAL X TEMPO PESSOAL. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(2), e2111038. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.1038