A INICIAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PALHOÇA: TEMPO LABORAL X TEMPO PESSOAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.1038Palavras-chave:
1. Iniciação Docente; 2. Tempo Laboral; 3. Tempo Pessoal; e 4. Hora Atividade.Resumo
A pesquisa foi realizada pela desventura de uma iniciante docente, ao trabalhar excessivamente visando cumprir com a demanda trabalhista, na qual teve seu ingresso na área educacional por Processo Seletivo de Contratação de Professores Substitutos em Palhoça-SC. O que comprovadamente nesta pesquisa, é o meio de ingresso inicial mais usual pelos docentes. Desta forma, intencionou responder a problemática: “O tempo laboral dos Professores ACT’s, preserva o tempo pessoal dos professores que iniciaram a docência na Rede Municipal de Ensino de Palhoça?”. Assim inicia esta pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, segundo Gil (2002) com tipo de pesquisa bibliográfica, documental, exploratória e explicativa por análise de conteúdo. A partir de informações desde a formação docente com base teórica de Tardif (2014), até seu ingresso inicial docente, no qual foram pesquisados documentos que amparam professores ACT’s em Palhoça-SC. Através de entrevistas via questionário online, apurou-se que muitos docentes têm seu ingresso docente pelo Processo Seletivo que a Rede Municipal de Ensino de Palhoça oferece. Porém, de todo modo, o benefício da Hora Atividade não é igual aos Professores Efetivos, mesmo prestando igual função. Informação que encontrou força na tese de Sagrillo (2015), ao qual apresenta problemática em mesma analogia, porém, com os docentes de Santa Maria-RS. Contudo, analisar se o tempo laboral dos Professores ACT’s, preserva o tempo pessoal dos professores que iniciaram a docência na Rede Municipal de Ensino de Palhoça, é o objetivo geral desta pesquisa, clamando por equidade trabalhista no que se refere ao tempo laboral e tempo pessoal.
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