ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA ÁLGEBRA PARA O 9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1040

Palavras-chave:

Álgebra, Estratégias, Ensino - aprendizagem

Resumo

Este trabalho baseia-se em pesquisar estratégias de ensino da álgebra para se trabalhar com os alunos de 9º ano do ensino fundamental. O objetivo deste estudo é amenizar as dificuldades enfrentadas pelos alunos, especificamente os do 9º ano na transição da aritmética para a álgebra. Foi feita uma pesquisa bibliográfica e através das leituras foi elaborado o referido trabalho. De acordo com as investigações feitas, o ensino da álgebra deve ser repensado, de maneira que o aluno adquira experiências e subsídios para uma aprendizagem algébrica mais consistente. Sendo assim cabe ao professor procurar diversas estratégias, se reciclar, planejar aulas participativas e diferenciadas do tradicional quadro e giz, por meio de: jogos, aporte histórico da matemática, materiais concretos manipulativos e softwares educacionais. Uma aula de Álgebra bem planejada, e tendo como auxílio alguns desses objetos, o resultado tende a ser positivo. Além disso, devemos acompanhar a evolução da tecnologia e da sociedade. Na verdade, temos que ter em mente que o papel do professor é proporcionar aulas que o aluno se envolva e aprenda.

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Biografia do Autor

Renata Malveira Costa

EEMTI Antônio Vidal Malveira

Pétrick Oliveira da Silva

IFRN - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

Costa, R. M. ., & Silva, P. O. da . (2021). ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA ÁLGEBRA PARA O 9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e311040. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1040