ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA ÁLGEBRA PARA O 9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1040

Palavras-chave:

Álgebra, Estratégias, Ensino - aprendizagem

Resumo

Este trabalho baseia-se em pesquisar estratégias de ensino da álgebra para se trabalhar com os alunos de 9º ano do ensino fundamental. O objetivo deste estudo é amenizar as dificuldades enfrentadas pelos alunos, especificamente os do 9º ano na transição da aritmética para a álgebra. Foi feita uma pesquisa bibliográfica e através das leituras foi elaborado o referido trabalho. De acordo com as investigações feitas, o ensino da álgebra deve ser repensado, de maneira que o aluno adquira experiências e subsídios para uma aprendizagem algébrica mais consistente. Sendo assim cabe ao professor procurar diversas estratégias, se reciclar, planejar aulas participativas e diferenciadas do tradicional quadro e giz, por meio de: jogos, aporte histórico da matemática, materiais concretos manipulativos e softwares educacionais. Uma aula de Álgebra bem planejada, e tendo como auxílio alguns desses objetos, o resultado tende a ser positivo. Além disso, devemos acompanhar a evolução da tecnologia e da sociedade. Na verdade, temos que ter em mente que o papel do professor é proporcionar aulas que o aluno se envolva e aprenda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Renata Malveira Costa

EEMTI Antônio Vidal Malveira

Pétrick Oliveira da Silva

IFRN - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Referências

BITTAR Marilena, et al. APLUSIX: Um Software Para O Ensino De Álgebra Elementar. <http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/06/MC36498769149.pdf.> Acesso em: 07 de Novembro de 2021.

BONADIMAN, Adriana. Álgebra no ensino fundamental: Produzindo significados para as operações básicas com expressões. / Adriana Bonadiman. – 2007. Disponível em: < https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/11228/000609939.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 20 de Outubro de 2021.

BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF.

COSTA, Maria José. A Álgebra e seus primórdios. Disponível < https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/1432/1471> Acesso em: 01 de Outubro de 2021.

DOMENECH, Oscar Santanna. O Ensino da Álgebra no Ensino Fundamental: Importância, Dificuldades e Possibilidades. Bagé/RS, UNISUL, Dezembro, 2017.

GIL, Katia Henn. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de Álgebra. 2008, Dissertação (Mestrado) – Porto Alegre, 2008.

JUNIOR, Marco A. P. et al. Utilização De Jogos No Ensino Fundamental II: Introdução Ao Ensino De Álgebra com o Tabuleiro Algébrico. Minas Gerais, Novembro, 2019.

MATTOS, Brenno Silva; OLIVEIRA, Leonardo Santoro de; REZENDE, Wanderley Moura. Atividades Lúdicas Para O Ensino De Aritmética e Álgebra. IME - Rio de Janeiro, Outubro, 2014.

MIQUELINO, Luís Humberto; NEVES, José Divino; CARVALHO, Luís Sérgio. O ensino e a aprendizagem da álgebra nos anos finais do ensino fundamental e o uso das tecnologias de informação ecomunicação. VII Encontro de Pesquisa em Educação. Universidade de Uberaba. Uberaba – MG, Outubro de 2013. <http://revistas.uniube.br/index.php/anais/article/viewFile/833/951>. Acesso em: 08 de Setembro de 2021.

MORAES, D.C.; FANTINEL, P. C.; SILVA, R. H. Um tratamento lúdico para o ensino e aprendizagem da Álgebra. UFPE, Julho, 2004.

OLIVEIRA, Eduarda Maria Vieira dos Santos Nunes de. A utilização das Aplicações Interativas no ensino e aprendizagem das Equações do 1º grau. <http://run.unl.pt/bitstream/10362/14578/1/Oliveira__2014.pdf>. Acesso em: 23 de Agosto de 2021.

PEREIRA, C. A.; Dificuldades do ensino da álgebra no ensino fundamental: algumas considerações. R. Eletr. Cient. Inov. Tecnol, Medianeira, v. 8. n. 15, 2017. E – 5047. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/recit>. Acesso em: 29 de Novembro de 2021.

PONTE, João Pedro da; BRANCO, Neusa Branco; MATOS, Ana. Álgebra no ensino básico. Setembro, 2009. Disponível em: <http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/textos/003_Brochura_Algebra_NPMEB_%28Set2009%29.pdf>. Acesso em: 14 de Setembro de 2021.

RUBI, Geiseane Lacerda. O ensino de álgebra a partir de jogos, materiais manipulativos, história da matemática e software educacional – equações do 1º grau. UNISINOS, 2009. Disponível em:< https://silo.tips/download/o-ensino-de-algebra-a-partir-de-jogos-materiais-manipulativos-historia-da-matema> Acesso em: 12 de Outubro de 2021.

SILVA. Lais Cristina Pereira Da. Compreensões de professores de Matemática sobre a presença da Álgebra no Ensino Fundamental II / Lais Cristina Pereira Da Silva. – Guaratinguetá, 2018.

SOUSA, Adilson Sebastião de. Metacognição e ensino da álgebra: Análise do que pensam e dizem professores de matemática da educação básica. 2007 Dissertação (Mestrado) – São Paulo, 2007. Disponível em: < https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-120830/publico/DissertacaoAdilsonSebastiao.pdf>. Acesso em: 08 de Outubro de 2021.

SOUSA, Eliane Reame de; DINIZ, Maria Ignez de Sousa Vieira. Seu significado e suas funções. Álgebra: Das variáveis às equações e funções. São Paulo: Departamento de Educação, CAEMIME-USP, 1994.

SOUZA, Joamir Roberto de. Multiversos Matemática: Conjuntos e função afim. Ensino Médio / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: Editora FTD, 2020.

Publicado

29/12/2021

Como Citar

Costa, R. M. ., & Silva, P. O. da . (2021). ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA ÁLGEBRA PARA O 9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e311040. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1040