MODELO DE AVALIAÇÃO DE MATURIDADE DA INDÚSTRIA 4.0: ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS NA BAIXADA FLUMINENSE/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.106

Palavras-chave:

Indústria 4.0, Tecnologias Habilitadoras, Modelo de Maturidade

Resumo

O avanço e aplicação de tecnologias inovadoras e disruptivas nos espaços industriais, está delineando a quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0. Dessa forma, o presente artigo apresenta um modelo de maturidade, elaborado por meio do estudo de caso, utilizando o método Delphi adaptado, para avaliar o nível de maturidade de um Centro de Distribuição de Medicamentos na Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro - Brasil. O objetivo principal é descrever as tecnologias habilitadoras e mapear o nível de maturidade da logística desse centro de distribuição, sobre a realidade instalada e o potencial da empresa no atendimento dos requisitos da Indústria 4.0. Para isso, utilizou-se a metodologia de desenvolvimento do modelo de Maturidade - German Academy of Science and Engineering (ACATECH), que se baseia em seis etapas: informatização, conectividade, visibilidade, transparência, previsibilidade e adaptabilidade. Apresenta-se ao final do processo um modelo dividido em oito dimensões, agrupadas em três aspectos: Tecnologia, Organização e Pessoas. A aplicação prática do modelo revelou que o nível de maturidade desta empresa ainda não está dentro das práticas e conceitos da Industria 4.0; entretanto, a empresa está no processo de digitalização uma vez que a informação é substituída por componentes e sistemas conectados. Constata-se, então, que a empresa está no nível 2 e precisa homogeneizar todos os processos em sua cadeia de valor, introduzindo o tema “Industria 4.0” nas pautas de planejamento, investimento em tecnologias habilitadoras em toda linha de produção e capacitação continua dos seus colaboradores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jorge Luiz Machado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

    Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

  • Mariana Wolff, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

    Doutora, Mestre e Engenheira de Produção, todas pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

  • Ariele Rodrigues, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

    Mestranda em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e Bacharel em Administração pela pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

  • Denise Takenaka, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

    Mestre em Gestão e Estratégia de Negócios e Bacharel em Administração, ambas pela pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

  • Marcos Benac, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

    Doutor em Ciências Ambientais e Florestais, Mestre em Gestão e Estratégia de Negócios e Bacharel em Administração, todas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Downloads

Publicado

25/03/2021

Como Citar

MODELO DE AVALIAÇÃO DE MATURIDADE DA INDÚSTRIA 4.0: ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS NA BAIXADA FLUMINENSE/RJ. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(2), 222-254. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.106