O MESSIANISMO BENJAMINIANO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO EM HISTÓRIA - ALGUNS APONTAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1221Palavras-chave:
Walter Benjamin, Educação, Ensino de HistóriaResumo
O presente artigo toma por objetivo analisar, principalmente, a função e a importância do conjunto de teses coletivamente denominadas “messianismo benjaminiano” no contexto geral do ensino de História. Para tanto, uma revisão bibliográfica de alguns dos principais livros e artigos de e sobre Walter Benjamin foi realizada, alvejando-se determinar o curso de ação apropriado para historiadores e professores da disciplina, à luz das teses benjaminianas, diante do contexto de empobrecimento dos atos narrativos e de influência paulatinamente maior da chamada “história dos vencedores”, apoiada pelas instituições de ensino e pela mentalidade hegemônica sobre a História no meio social. Com dita análise, busca-se demonstrar, em primeiro lugar, a presença constante de alusões e glorificações à marcha dos vencedores na forma atual do ensino de história, tal qual a possibilidade de pensar o devir de forma distinta, qual seja, tendo em mente os inúmeros grupos sociais subalternizados por dito processo e, por fim, a necessidade de diálogo entre tais teses e o processo de ensino da disciplina histórica em todos os níveis. Desta forma, o artigo procura evidenciar a inevitável humanização da História por meio do messianismo, tal qual a indispensabilidade de tal fenômeno.
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