CONHECENDO E QUANTIFICANDO OS NÚMEROS NO MATERNAL: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1275

Palavras-chave:

pedagogia, escola, Educação Infantil

Resumo

No percurso de um curso de uma segunda Licenciatura em Pedagogia surgiu esta pesquisa, cujo objetivo geral foi identificar a produção acadêmica na plataforma Google Scholar relacionando a Educação Infantil, Quantificação numérica e Ensino de Matemática, associando a leitura da pesquisa contemporânea à prática de meu estágio supervisionado presencial na Educação Infantil. Escolheu-se a Plataforma Google Acadêmico, devido ao acesso aberto à nível nacional, limitou-se a presente pesquisa a um estado temporal de 10 anos (2012-2021), selecionando os trabalhos indexados em periódicos, de acordo com os seguintes descritores: “Ensino de Matemática”, “Educação Infantil” e “Números”. Como resultado, foi possível detectar 35 trabalhos, possibilitando a percepção com relação a lacuna existente em relação aos registros e comprometimento dos profissionais da área com relação a interação entre a prática professoral e a pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eleonora Celli Carioca Arenare

    Profa. Dra em Educação em Ciências e Matemática; REAMEC/UFMT/UEA, Mestra em Ensino de Ciências pela UEA. Especialista em Informática na Educação pelo IFAM. Licenciada, Bacharela em Química, Graduanda de Pedagogia

    Filiação Institucional: Centro Universitário Internacional Uninter.

Referências

ALBUQUERQUE, H. A.; WALVY, O. W. C.; BARBOSA, G. S. A construção do número e a sequência numérica oral nas práticas de professores da educação infantil. Com a palavra, o professor, v. 2, p. 132-154, 2017.

ALVES, F. DE S.; BARBOSA, G. DOS S. Contagem e Construção do Número por Crianças da Educação Infantil. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, p.618-638, 2016.

ANDRADE, J.; MORETTI, V. Movimento dos sentidos de professoras sobre o lúdico: implicações para as práticas de educação matemática na educação infantil. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 6, p. 107-126, 2021.

ARRAIS, L. F. L. ; LAZARETTI, L. M. ; MOYA, P. T. ; MORAES, S. P. G. Ensinando Matemática aos Bebês: encantos, descobertas e exploração das relações entre grandezas. Cadernos de pesquisa, v. 24, p. 89-105, 2017.

BINSFELD, C. D.; LOPES, A. R. L. V. Educação Infantil e formação inicial de professores: o jogo pedagógico na organização do ensino. Revista Eletrônica de Educação (SÃO CARLOS), v. 14, p. 1-20, 2020.

BONI, G. E. O.; ALENCAR, E. S. “Ou isto ou aquilo”: comparativo entre a Matemática da Educação Infantil nas Diretrizes e na Base Nacional Comum Curricular. Revista Insignare Scientia- RIS, v. 1, p. 1-20, 2019.

BORBA, R.; CURI, E. Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 11.

BORGES, T. D. F. F.; OLIVEIRA, G. S.; BORGES, J. R. A.; SAAD, N.S. Docência na educação infantil e o desenvolvimento da prática pedagógica no ensino e na aprendizagem da Matemática. Revista Prisma, v. 1, p. 72-90, 2021.

CARDOSO, M.R.G.; GHELLI, K. G. M.; OLIVEIRA, G. S. O uso de jogos como metodologia de ensino de matemática na Educação Infantil. Cadernos da FUCAMP, v. 16, p. 12-30, 2017.

CASSIMIRO, S. R. S.; ALENCAR, E. S.; CAVALHEIRO, R. B. Balançar no Parquinho: Uma análise para o ensino de matemática na Educação Infantil. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - RIDEMA, v. 5, p. 1-13, 2021.

COUTINHO, L.; TORTOLA E. Raciocínio proporcional em uma atividade de modelagem matemática por alunos da Educação Infantil. VIDYA Revista Eletrônica, v. 40, n. 2, p.65-85, 2020.

CUSATI, I. C. O ensino de Matemática na Educação Infantil: Uma proposta de trabalho com a resolução de problemas. Revista Educação e Fronteiras On-line, v. 6, p. 5-19, 2016.

DA SILVA, S. F.; MARAFIGA, A. W.; LOPES, A. R. L. V. Processo formativo de professoras da educação infantil: analisando ações sobre a localização e percepção do espaço com bebês. VIDYA Revista Eletrônica, v. 40, n. 2, p.107-126, 2020.

DE AMARAL, L. J. C. O desenvolvimento do conceito de número na alfabetização. 2021. 67 f. TCC (Licenciatura em Química) – Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos, 2021.

DE LIMA, A. N.; BOBSIN, C. R. ; FERRI, F. R. ; SOUZA, N. S.

MACHADO, V. S.; A criança e o número. Revista Maiêutica, v. 3, p. 47-54, 2015.

DE MORAES, J. C. P.; JAHNKE, T. S. Educação Matemática na Educação Infantil: o estado de conhecimento no período de 2010-2019. Revista Educar Mais, v. 5, p. 515-529, 2021.

DE MOURA, J.F.; NACARATO, A. M. . Narrativas de professoras da Educação Infantil sobre o ensino de Matemática para crianças pequenas. Ensino da matemática em debate, v. 8, p. 1-25, 2021.

DE OLIVEIRA, F. M.; ALENCAR, E. S. Literatura infantil como recurso metodológico para o ensino da matemática inclusiva. Science and Knowledge in Focus, v. 1, p. 21-35, 2018.

DUHALDE, M. E.; CUBERES, M. T. G. Encontros iniciais com a matemática: contribuições à Educação Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.

FREDRICH, L. S.; LARA, I.C.M ; FREDRICH, L. S. Jogos de linguagem e ensino de matemática: uma análise de sua utilização na Educação Infantil. Revista Exitus, v. 9, p. 576-605, 2019.

FURTUOSO, P.; GEIVA C. C. Estudo sobre a prática de alfabetização matemática de professoras da educação infantil. Revista Educação e Linguagens , v. 4, p. 124 - 141, 2015.

KAMII, C. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos. 39. ed. Campinas; São Paulo: Papirus, 1986.

MACHADO, G. S.; CARDOSO, E. F. M.; FREITAS, D. O ensino de matemática na educação infantil na perspectiva da teoria histórico-cultural. Revista Saberes Pedagógicos, v. 3, p. 24-45, 2018.

MONTOITO, R; CUNHA, A. V. Era uma vez, um, dois, três: estudos sobre como a literatura infantil pode auxiliar no ensino da construção do conceito de número. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, p. 160-184, 2020.

MORAES, S. P. G.; ARRAIS, L. F. L. ; MOYA, P. T. ; LAZARETTI, L. M. O Ensino de matemática na Educação Infantil: uma proposta de trabalho com jogos. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, p. 353-377, 2017.

NASCIMENTO, M. B. A Percepção do contar na aprendizagem de crianças em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Revista Didática Sistêmica, v. 20, p. 93-105, 2018.

PALHARES, Pedro. Matemática na educação infantil. Pátio Educação Infantil, ano IX, n. 29, 2011

RIBEIRO, A. R.; SILVA, F. F.; GOULART, J. C. O Ensino da Matemática na Educação Infantil. Ciclo Revista, v.3, n.1, 2018.

SANTOS, A. O.; SARAMAGO, G. O.; MALUSÁ, S. Conceitos Matemáticos na educação Infantil; contribuições dos estudos de Jean Piaget -2236-9929. FUCAMP Cadernos, v. 16, p. 49-67, 2017.

SANTOS, F. A. O currículo de Matemática, a Educação Infantil e os materiais pedagógicos: uma revisão de literatura. Revista Panorâmica , v. 28, p. 81-99, 2018.

SENA, A. C.; CIRÍACO, K. T. Cadê a geometria na educação infantil? O gato comeu!. Itinerarius Reflectionis (ONLINE), v. 15, p. 1-18, 2019.

SILVA, A. C. DA. Literatura infantil e a formação de conceitos matemáticos em crianças pequenas. Ciências & Cognição, v. 17, n. 1, 2012.

SILVA, A. R. W. M.; GÓES, A. R. T. Jogos na Educação Infantil e suas contribuições ao desenvolvimento das ideias matemáticas. Revista Cocar (UEPA), v. 15, p. 1-20, 2021.

SILVA, G. R. A importância de ensinar Matemática e como ensiná-la na Educação Infantil. Revista Castelo Branco Científica - Ano II - Nº 03 - janeiro/junho de 2013.

SILVA, N. F.; PIASSON, V. F.S. A matemática do boliche: uma proposta de ensino na educação infantil. COINSPIRAÇÃO - Revista dos professores que ensinam Matemática, v. 01, p. 01, 2018.

SOARES NETO, P. B. O. A importância dos jogos matemáticos no processo de aprendizagem na educação infantil Revista Práxis Pedagógica. v. 2, n.3, p. 72-82, 2019.

SOUZA, J. R.; FELIZARDO, J. E. A. Uma análise da aprendizagem da matemática na educação. ID Online. Revista de Psicologia, v.11, n.38, 2017.

TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática de matemática: como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.

TOREZANI, F. C. D.; GOMES, D. S.; CÔCO, D. Educação Matemática e Educação Infantil: uma proposta de formação continuada na abordagem histórico-cultural. VIDYA (Santa Maria. ONLINE), v. 40, p. 127-146, 2020.

WINKLER, I. G. R; LACANALLO, L. F. . É necessário ensinar matemática na Educação Infantil? Uma análise sobre os cadernos dos escolares. Humanidades & Inovação , v. 6, p. 362-376, 2019.

Downloads

Publicado

27/03/2022

Como Citar

CONHECENDO E QUANTIFICANDO OS NÚMEROS NO MATERNAL: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(3), e331275. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1275