ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA CLASSES POPULARES: DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DA PSICOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1411Palavras-chave:
psicologia, orientação, classes popularesResumo
A Orientação Vocacional é uma ferramenta da Psicologia, que busca ajudar o indivíduo na construção de seu projeto de vida. Dito isto, o objetivo deste artigo é investigar se existem modelos específicos de aplicação de VP à realidade das classes populares e/ou se uma nova proposta é necessária para atender a esse público. O tema se justifica pela importância para os estudos de Psicologia, Educação e Políticas Públicas. Esta pesquisa pretende responder às seguintes perguntas: existem modelos de intervenção atuais na Orientação Vocacional, capazes de atender às necessidades das classes populares, ou há necessidade de uma nova proposta de intervenção? Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, por meio da consulta de livros e artigos científicos que abordam o tema VP em escolas públicas, com pesquisas selecionadas realizadas em diferentes etapas do desenvolvimento educacional. A partir do estudo do histórico de Orientação Vocacional, bem como dos dados obtidos sobre a prática realizada no Estágio Supervisionado em Processos Educacionais, evidencia-se a importância do VP nas escolas públicas, além do fato de não haver um modelo específico que se encaixe nesse contexto. Conclui-se que os investimentos teóricos e metodológicos do VP, bem como das classes populares, são importantes para garantir o avanço dessa ferramenta e para a elaboração de novas estratégias de ação.
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