ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA CLASSES POPULARES: DESENVOLVENDO A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA PSICOLOGIA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1411

Palavras-chave:

Orientação Profissional, Classes populares, Modelos Vigentes de atuação

Resumo

A Orientação Profissional (OP) constitui-se como uma ferramenta da Psicologia, que tem por finalidade auxiliar o indivíduo na construção de seu projeto de vida. O principal público da OP, são adolescentes ou jovens adultos que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho ou no Ensino Superior, principalmente, oriundos da rede privada de ensino. Dito isto, a proposta desta pesquisa foi investigar se existem modelos específicos de aplicação de OP à realidade das classes populares e/ou se é necessária uma nova proposta para atender este público. A temática justifica-se pela importância contributiva aos estudos da Psicologia, Educação e Políticas Públicas. Esta pesquisa pretende responder os seguintes questionamentos: existem modelos de intervenção vigentes em OP, capazes de atender as necessidades das classes populares, ou haveria a necessidade de uma nova proposta de intervenção? Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, por meio da consulta a livros e artigos científicos que abordam o tema da OP em rede de ensino pública, sendo selecionadas pesquisas realizadas em diferentes fases do desenvolvimento educacional. A partir do estudo do histórico da OP, bem como dos dados obtidos sobre a prática realizada no Estágio Supervisionado em Processos Educativos, ficou evidenciada a importância da OP na escola pública, além do fato de que não existe um modelo específico que se adeque a esse contexto. Conclui-se que os investimentos teóricos e metodológicos da OP, quanto as classes populares são importantes para assegurar o avanço desta ferramenta e para a elaboração de novas estratégias de ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Cristiane Moreira da Silva

Universidade Católica de Petrópolis

Referências

ABADE, Flávia. Orientação Profissional no Brasil: Uma Revisão Histórica da Produção Científica. Belo Horizonte. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2005.

ANDRADE, Josemberg; MEIRA, Girlene; VASCONCELOS Zandre. O Processo De Orientação Vocacional Frente ao Século XXI: perspectiva e desafios. Brasília. Psicologia Ciência e Profissão, 2002.

BOCK, Silvio. Orientação Profissional para as Classes Pobres. Construindo o Compromisso Social da Psicologia. 1º Edição. São Paulo: Cortez, 2010.

____________. A Escolha Profissional de Sujeitos de Baixa Renda Recém Egressos do Ensino Médio. Campinas, São Paul, 2008.

BOHOSLAVSKY, Rodolfo. Orientação Vocacional. A estratégia Clínica. 11º Edição. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FERRETI, Celso. Uma Nova Proposta de Orientação Profissional. São Paulo. Cortez, 1988.

HIRT, Ligia. Análise das Expectativas Dos Jovens Sobre Escolha Profissional e Orientação Profissional Numa Escola Pública de Ensino Médio. Santa Catarina, 2010.

LEVENFUS, Rosane. Orientação Vocacional e de Carreira em Contextos Clínicos e Educativos. 1º Edição. Porto Alegre: Artmed, 2016.

LEVENFUS, Rosane; SOARES, Dulce. Orientação Vocacional Ocupacional. 2º Edição. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LIMA, Andréia. Orientação Vocacional & Coaching de Carreira. Dicas e estratégias para a construção de uma carreira de sucesso. 1ºEdição. São Paulo:Leader, 2016.

LUCCHIARI, Dulce. Pensando e Vivenção a Orientação Profissional. 9º Edição. São Paulo: Summus, 2017.

RIBEIRO, Marcelo. Demandas em Orientação Profissional: Um estudo Exploratório em Escolas Públicas.

São Paulo. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2003.

SOARES, Dulce; LISBOA, Marilu. Orientação Profissional em ação. 1º Edição. São Paulo: Summus, 2000.

SPARTA, Mônica. O Desenvolvimento da Orientação Profissional no Brasil. Porto Alegre. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2003.

VALENTINI, Deborah. Orientação Vocacional: O que as escolas têm a ver com isso? 1º Edição. Campinas, SP: Papirus, 2013.

Publicado

01/05/2022

Como Citar

Amorim Alves Dias, D., Moreira da Silva, C., & Oliveira Pacheco, L. F. de . (2022). ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA CLASSES POPULARES: DESENVOLVENDO A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA PSICOLOGIA . RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351411. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1411

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias