ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA CLASSES POPULARES: DESENVOLVENDO A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA PSICOLOGIA.
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1411Palavras-chave:
Orientação Profissional, Classes populares, Modelos Vigentes de atuaçãoResumo
A Orientação Profissional (OP) constitui-se como uma ferramenta da Psicologia, que tem por finalidade auxiliar o indivíduo na construção de seu projeto de vida. O principal público da OP, são adolescentes ou jovens adultos que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho ou no Ensino Superior, principalmente, oriundos da rede privada de ensino. Dito isto, a proposta desta pesquisa foi investigar se existem modelos específicos de aplicação de OP à realidade das classes populares e/ou se é necessária uma nova proposta para atender este público. A temática justifica-se pela importância contributiva aos estudos da Psicologia, Educação e Políticas Públicas. Esta pesquisa pretende responder os seguintes questionamentos: existem modelos de intervenção vigentes em OP, capazes de atender as necessidades das classes populares, ou haveria a necessidade de uma nova proposta de intervenção? Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, por meio da consulta a livros e artigos científicos que abordam o tema da OP em rede de ensino pública, sendo selecionadas pesquisas realizadas em diferentes fases do desenvolvimento educacional. A partir do estudo do histórico da OP, bem como dos dados obtidos sobre a prática realizada no Estágio Supervisionado em Processos Educativos, ficou evidenciada a importância da OP na escola pública, além do fato de que não existe um modelo específico que se adeque a esse contexto. Conclui-se que os investimentos teóricos e metodológicos da OP, quanto as classes populares são importantes para assegurar o avanço desta ferramenta e para a elaboração de novas estratégias de ação.
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