PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1689

Palavras-chave:

Aventura, Educação Física, Esporte, Escola, Inclusão

Resumo

As práticas corporais de aventura são realizadas no lazer, turismo, e recentemente sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular, como um possível conteúdo a ser trabalhado na educação física escolar, no ensino fundamental do 6º ao 9º ano. Objetiva-se neste estudo, conhecer e refletir sobre as possibilidades de introdução deste conteúdo no ambiente escolar, identificando possíveis desafios enfrentados pelos professores, evidenciando a importância da prática pelos escolares. Para isso, adotou-se uma revisão sistemática da literatura. A busca pelos artigos ocorreu nas bases de dados BVS, SCIELO e nos periódicos da área de Educação Física: Pensar à Prática, Motrivivência, Licere e RBEFE. Foram incluídos artigos originais em português referentes às práticas corporais de aventura no âmbito da Educação Física Escolar na Educação Básica, em um recorte temporal dos últimos dez anos (2011 a 2021). Com base nos estudos, a aplicabilidade das práticas corporais de aventura no ambiente escolar é possível por meio de vídeos, fotos, e exploração do conteúdo teórico e prático, utilizando ambientes ao ar livre, aproximando assim, o aluno da realidade de cada modalidade. A falta de locais apropriados, materiais adequados e o conhecimento insuficiente dos profissionais foram pontos relevantes para que a introdução das práticas não ocorresse em algumas realidades escolares. Em síntese, como alternativa para reverter esta situação, é importante que o professor busque formas de adaptação para as atividades inseridas nas práticas corporais de aventura, a fim de que se adequem à realidade escolar, estimulando o despertar de novas sensações através de novas vivências aos estudantes.

 

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Biografia do Autor

Brenda Carvalho Silva

Universidade Estadual do Maranhão Campus São João dos Patos (UEMA) - Maranhão, Brasil

Gustavo de Sá Oliveira Lima

Universidade Estadual do Maranhão Campus São João dos Patos (UEMA) - Maranhão, Brasil

Regina Célia Vilanova-Campelo

Docente da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Campus São João dos Patos. Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional (PPGE-UEMA). 

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Publicado

29/07/2022

Como Citar

Carvalho Silva, B., Sá Oliveira Lima , G. de ., & Vilanova-Campelo, R. C. (2022). PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REVISÃO SISTEMÁTICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371689. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1689