PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1689Palavras-chave:
Aventura, Educação Física, Esporte, Escola, InclusãoResumo
As práticas corporais de aventura são realizadas no lazer, turismo, e recentemente sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular, como um possível conteúdo a ser trabalhado na educação física escolar, no ensino fundamental do 6º ao 9º ano. Objetiva-se neste estudo, conhecer e refletir sobre as possibilidades de introdução deste conteúdo no ambiente escolar, identificando possíveis desafios enfrentados pelos professores, evidenciando a importância da prática pelos escolares. Para isso, adotou-se uma revisão sistemática da literatura. A busca pelos artigos ocorreu nas bases de dados BVS, SCIELO e nos periódicos da área de Educação Física: Pensar à Prática, Motrivivência, Licere e RBEFE. Foram incluídos artigos originais em português referentes às práticas corporais de aventura no âmbito da Educação Física Escolar na Educação Básica, em um recorte temporal dos últimos dez anos (2011 a 2021). Com base nos estudos, a aplicabilidade das práticas corporais de aventura no ambiente escolar é possível por meio de vídeos, fotos, e exploração do conteúdo teórico e prático, utilizando ambientes ao ar livre, aproximando assim, o aluno da realidade de cada modalidade. A falta de locais apropriados, materiais adequados e o conhecimento insuficiente dos profissionais foram pontos relevantes para que a introdução das práticas não ocorresse em algumas realidades escolares. Em síntese, como alternativa para reverter esta situação, é importante que o professor busque formas de adaptação para as atividades inseridas nas práticas corporais de aventura, a fim de que se adequem à realidade escolar, estimulando o despertar de novas sensações através de novas vivências aos estudantes.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda, 2014.
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Caderno CEDES, ano XIX. N. 48, p. 69-89, agosto 2003. https://doi.org/10.1590/S0101-32621999000100005
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. 2017 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
BRASIL. Diretrizes metodológicas: elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Ciência e Tecnologia. – Brasília. Editora do Ministério da Saúde, 2012. https://docs.bvsalud.org/biblioref/2021/07/1254554/20210622_diretriz_revisao_sistematica_2021.pdf
DAMAZIO, Márcia Silva; SILVA, Maria Fátima Paiva. O ensino da educação física e o espaço físico em questão. Pensar à Prática. v. 11/2, p. 197 – 207, 2008. https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.3590
FREITAS, Tamires Alvarado de; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; TAHARA, Alexander Klain; DARIDO, Suraya Cristina. Avaliação da implementação de um programa de práticas corporais de aventura na educação física escolar. Arquivos em Movimento. v. 12, n. 1, p. 4 – 16, 2016. https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/9262/pdf_61
INÁCIO, Humberto Luís de Deus; SOUSA, Caroline Castro; MACHADO, Lídia Ferreira. A presença das práticas corporais de aventura em escolas públicas da região Metropolitana de Goiânia: um estudo exploratório. Motrivivência. v. 32, n. 63. P. 01-16, julho/dezembro, 2020. https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/76350/44685
GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais de Souza Andrade; HARRAD, David. Principais Itens para relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análise: A recomendação PRISMA. Epidemiol. v. 24, n. 2, Jun 2015. http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017
PAIXÃO, Jairo Antônio da. O esporte de aventura como conteúdo possível nas aulas de educação física escolar. Motrivivência. v. 29, n. 50, p. 170-182, 2017. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-832916
ROSA, HJ et al. Práticas corporais de aventura em escolas brasileiras: revisão sistemática. Research, Society and Development. v. 8, n. 6, p. 2525-3409, 2019. https://www.redalyc.org/journal/5606/560662197021/html/
SOUZA, Mauro José de; CAVALCANTE, Joás Dias de Araújo; SCHWINGEL, Jorge Carlos. Esportes de Aventura na Educação Física Escolar: realidade, necessidades e possibilidades. Revista Panorâmica. v. 27, 2019. http://157.230.141.90/revista/index.php/revistapanoramica/article/viewArticle/857
TAHARA, Alexander Klein; SOARES, Dandara de Carvalho; DARIDO, Suraya Cristina. Estado da arte: Práticas corporais de aventura e Educação Física escolar. Arquivos de Ciências do Esporte. v. 6, n. 3, p. 98 – 101, 2018. http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces/article/view/2978
TERUEL, Ana Paula. Atividades de Aventura no contexto escolar, na visão de professores de educação física. Repositório Institucional Unesp. 2011. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/121569
VYGOTSKY, Lev Semyonovitch. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson L. Camargo, São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.