REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA - A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA ESCOLA MUNICIPAL ALICE MEIRELLES REIS, EM SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1852

Palavras-chave:

Educação Continuada, Alfabetização, Aprendizagem

Resumo

O presente estudo buscou investigar de que maneira a formação inicial e continuada de professores alfabetizadores contribui para a reflexão e tomada de atitudes para melhoria da prática pedagógica utilizada em sala de aula, no ciclo de alfabetização das series iniciais, bem como identificar os principais programas de formação docente ofertados pelo Estado brasileiro. A partir de um estudo descrito que traz a percepção de sete professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Alice Meirelles Reis, na cidade de São Paulo, Brasil, foi possível analisar como essa formação se refletiu no cotidiano das educadoras em sala de aula, identificando as expectativas quanto à formação continuada, a fim de verificar quais são as reais necessidades no cotidiano escolar. Os resultados evidenciaram a importância de cursos que proporcionem aos professores maiores habilidades com a tecnologia e formações relacionadas à alfabetização, dificuldades e transtornos de aprendizagem, objetivando gerar maior aproximação facilitando a aprendizagem, afinal a necessidade de professores capacitados para transmitir e facilitar os conhecimentos necessários às novas gerações é inquestionável.

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Biografia do Autor

Eliane Assis Gregório

UNINI- PORTO RICO

Mário Marques Durão

Doutor em Educação, na especialidade de Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa. Professor Principal na Universidad Internacional Iberoamericana (México).

 

 

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Publicado

08/09/2022

Como Citar

Assis Gregório, E., & Durão, M. M. (2022). REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA - A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA ESCOLA MUNICIPAL ALICE MEIRELLES REIS, EM SÃO PAULO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(9), e391852. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1852