A INTERAÇÃO E ENVOLVIMENTO ENTRE ALUNOS NEGROS E NÃO NEGROS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL TANCREDO NEVES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.1931Palavras-chave:
Interação e envolvimento entre alunos negrosResumo
O presente artigo discute a interação e envolvimento de estudantes negros e não negros em sala de aula, considerando as aulas de Matemática. Essas interações foram construídas mediante questionários sobre aspectos culturais dos alunos, observação de aulas e dos registros para analisar o desempenho desses alunos nas aulas. Esses contrastes consideraram as trajetórias escolares dos alunos, seus pertencimentos étnicos, de classe social e de relação étnico racial. Por meio da análise de eventos e das sequências discursivas, pode-se evidenciar que os processos de inclusão/exclusão de alunos negros e não negros não estão dados, mas são construídos no dia a dia da sala de aula e estão articulados com os pertencimentos socioculturais dos estudantes e com suas trajetórias escolares. Nessa construção, identifica-se como fundamental o papel dos professores, como mediadores do processo, seja orientando o trabalho em pequenos grupos, seja propiciando metodologias diversificadas de ensino-aprendizagem de matemática, interagindo todos em um só contexto.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARVALHO, Marília – Quem é negro, quem é branco: Desempenho Escolar e classificação racial de alunos. Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. Acessado em 05/05/2015.
CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e antirracismo na educação- repensando nossa Escola. – org, São Paulo: Summus, 2003.
COSTA, J.F. A ética e o espelho da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ed. São Paulo: Atlas, 1999. 202 p. ISBN: 8522422702.
GONÇALVES, Vanda Lúcia – O racismo e o desempenho escolar de crianças – UFMT, GT: Afro-Brasileiro e Educação / nº.21.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio – Preconceito de cor e racismo no Brasil. Acessado em 28/04/2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Acultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF. Out. 2015.
NASCIMENTO, Cleonice Ferreira, MARQUES, Zilma Maria silva. Relações Raciais e a História da Educação de Jovens e Adultos. Cuiabá - MT. UAB/NEPRE/ UFMT. Vol. 05, 2014. p. 24.
PASSOS, Joana Célia - As desigualdades educacionais, a população negra de Jovens e Adultos. Acessado em 02/05/2015.
RIBEIRO, Álvaro. SOUZA, Barbara. Souza Edleuza. RIBEIRO, Eglê. (Org). História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Escola. Brasília: Agare. 2008.
ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzalez Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para a validação dos resultados. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006. 112 p.
SANTANA, MalseteArestides – Gestão Escolar, Relações Raciais na Educação de Jovens e Adultos. Cuiabá - MT. UAB/NEPRE/ UFMT. Vol. 13, 2014. p. 17.
SANTOS, Cleito Pereira (Org); VIANA, Nildo (Org.). Raça e Etnia. Capitalismo e Questão racial. 1. ed. Rio de Janeiro: Corifeu, 2009. p. 08 – 22.
Sexualidade e afetividade na escola. Revista Presença Pedagógica, julho/agosto/ 2013, págs. 49 a 55, Aratangy, Claudia, Claudia Aratangy; Altmann Helena, Helena Altmann; Vilela, Helena Maria, Maria Helena Vilela.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução a teorias do currículo. 2ª edição. Belo Horizonte: Autentica. 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.