PRÁTICAS CORPORAIS COMO ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA IDENTIDADE CULTURAL DOS POVOS E GRUPOS, UTILIZANDO AULAS DE DANÇA, JOGOS E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Silvania Maria Roque
  • Jane da Fonseca Lopes

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.2023

Palavras-chave:

Práticas corporais, Jogos, Aula

Resumo

Historicamente as práticas corporais oferecidas pela Educação Física estão distribuídas em cinco grandes vertentes: a ginástica, o desporto, o jogo, a dança e a luta, em uma programação curricular para os diferentes níveis de ensino, porém, pouco se tem escrito sobre as finalidades e atividades de Educação Física para a Educação Infantil, sendo limitado recomendar para este nível da Educação Básica, apenas atividades recreativas. Pouco se fala na aula de Educação Física como ato pedagógico, com seus objetivos e estratégias de intervenção que considerem os processos de desenvolvimento e de aprendizagem. Referindo-se à metodologia aplicada para a edificação deste breve estudo, cita-se a escolha da pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa com abordagem descritiva, buscando descrever a realidade encontrada e observada. Neste sentido, entende-se que na Educação Infantil as atividades corporais devam ceder lugar para a psicomotricidade, buscando fundamentos teóricos e práticos que sirvam de instrumental para atuar nesta etapa da Educação Básica, utilizando o ato de brincar como âncora pedagógica. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar a importância das práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural. Conclui-se, pois, a importância de se trabalhar jogos, danças e comunicação, especialmente quando se fala do trabalho encarado pela prática corporal demonstrando a identidade dos seres humanos.

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Silvania Maria Roque

    Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

  • Jane da Fonseca Lopes

    Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Pós graduada em Educação Matemática pela Faculdade Phênix de Ciências Humanas  e Sociais do Brasil e mestrado em Educação pela UNIUB - Porto Rico.

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Publicado

17/10/2022

Como Citar

PRÁTICAS CORPORAIS COMO ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA IDENTIDADE CULTURAL DOS POVOS E GRUPOS, UTILIZANDO AULAS DE DANÇA, JOGOS E COMUNICAÇÃO. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(10), e3102023. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.2023