FORMAÇÃO DA CHUVA ÁCIDA: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DA FUNÇÃO ÁCIDO EM QUÍMICA INORGÂNICA

Autores

  • Leandro José Dias Gonçalves de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.206

Palavras-chave:

Experimentation, Acid rain, Acids, Environment, Air pollution

Resumo

A chuva ácida é um fenômeno químico recorrente em grandes centros industriais e com tráfego intenso, capaz de alterar significativamente os ecossistemas e causar deterioração tanto em estruturas quanto em espécies vegetais. No entanto, é um ótimo tema para se introduzir o conceito de ácidos em química inorgânica e trabalhar de forma concomitante as questões ambientais. O presente estudo tem como objetivo descrever os resultados observados em uma aula da disciplina de química inorgânica realizada em uma escola técnica do Médio-Piracicaba, onde utilizou-se a experimentação como recurso para a introdução do conteúdo proposto. Os resultados permitiram confirmar que a experimentação baseada em uma questão do mundo real, pode contribuir para uma melhor contextualização e, também, permitir uma formação conceitual mais sólida. Além disso, trabalhar o tema proposto possibilitou a formação de opinião crítica e senso de responsabilidade ambiental dos estudantes. Após a aula, eles foram capazes de identificar a origem e formação da chuva ácida, bem como as principais reações envolvidas no processo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro José Dias Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduado em Química pela UNIUBE. Especialista em Ensino de Química e em Gestão Ambiental pela UCAM. Especialista em Educação em Ciências pela UFMG.

Downloads

Publicado

21/05/2021

Como Citar

FORMAÇÃO DA CHUVA ÁCIDA: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DA FUNÇÃO ÁCIDO EM QUÍMICA INORGÂNICA . (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24206. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.206