METAVERSO E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.2064Palavras-chave:
Realidade e virtualidade, Metaverso e educação., MetaversoResumo
Este artigo é proveniente de uma revisão de literatura realizada por meio de pesquisa de campo em meio virtual. Trata do tema do Metaverso e seus desdobramentos, dentre os quais as implicações no campo da educação. Ressalta-se que as análises aqui empreendidas buscam compreender os conceitos do metaverso e quais ecossistemas seus tentáculos já envolvem e/ou atuam. Ainda que se debruce sobre suas questões conceituais, intenciona-se situá-lo para direcionar a discussão para o campo da educação. Portanto, buscando responder ao que seja esse novo hábitat, chega-se às áreas em que abrange e dentre elas está a educação. Questiona-se, portanto, o que seria o metaverso na educação? Como atuaria nesse campo? Quais as possibilidades de inclui-lo na escola pública? Ele é inclusivo ou excludente? De que forma esse mundo virtual chamado metaverso poderia ser universal, no sentido de ser acessível a todos, indiscriminadamente? Espera-se que a compilação conceitual sobre esse hábitat virtual possa contribuir para a discussão da abrangência, especialmente no que tange à educação.
Downloads
Referências
ACEVEDO NIETO, Javier. Una introducción al metaverso: conceptualización y alcance de un nuevo universo online. adComunica. Revista Científica de Estrategias, Tendencias e Innovación en Comunicación, n. 24. Castellón de la Plana: Departamento de Ciencias de la Comunicación de la Universitat Jaume I, p. 41-56. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.6035/adcomunica.6544.
AMADO SUÁREZ, Adriana. Narrativas digitales: redes, tendencias y memes / Adriana Amado Suárez ... [et al.]. – 1. ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Konrad Adenauer Stiftung, 2022.
BACKES, Luciana. A configuração do espaço de convivência digital virtual: a cultura emergente no processo de formação do educador. – 2011. Tese (doutorado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação; Université Lumière Lyon 2, Doctorat Sciences de L’education, 2011. Disponpivel em:<http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3878>. Acesso em: 19 set. 2022.
BEIGUELMAN, Giselle. Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana. – São Paulo: Editora Escola da Cidade, 2020. - 44 p.; Digital. –– (Coleção outras – palavras, v. 8). Disponível em:<https://www.archdaily.com.br/br/tag/giselle-beiguelman>. Acesso em: 16 out. 2022.
BARRÁEZ-HERRERA, Douglas Pastor. "Metaversos en el Contexto de la Educación Virtual", RTED, vol. 13, n.° 1, pp. 11-19, ago. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 out. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
CAÇADE, Paula. As taxas de analfabetismo ainda são altas no Brasil? Nova Escola, 2018. Disponível em:< https://novaescola.org.br/conteudo/12398/as-taxas-de-analfabetismo-ainda-sao-altas-no-brasil>. Acesso em: 19 set. 2022.
CARDOSO, M. R. G.; OLIVEIRA, G. S.; GHELLI, K. G. M. Análise de conteúdo: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.98-111/2021.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
COSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Barbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2015, v. 19, n. 3 Acesso em: 1 Outubro 2022, p. 603-610. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912>. Epub Sep-Dec 2015.
ERAZO, Jesús; SULBARÁN, Pablo. Metaverso: más allá de la realidad inmersiva. Centro Nacional de Desarrollo e Investigación en Tecnologías Libres (CENDITEL) Revista Electrónica Conocimiento Libre y Licenciamiento (CLIC), Mérida – Venezuela, n. 25, Año 13 – 2022, p. 129-140.
FLICK, O. Introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Joice Elias Costa. – 3 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2009.
FRESQUET, Adriana. Cinema, infância e educação. GE Educação e Arte. Anais da 30ª Reunião ANPEd. Disponível em http://30reuniao.anped.org.br/grupo_estudos/GE01-3495--Int.pdf. Acesso em: 01 out. 2022.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de pesquisa; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano (org. e trad. Tomaz Tadeu). – 2. ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. – (Mimo). Disponível em: http://vidaboa.redelivre.org.br/files/2018/03/ANTROPOLOGIA-DO-CIBORGUE.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Trad. Silvana Cobucci Leite. 9. ed. –São Paulo: Cortez, 2011. – (coleção questões da nossa época; v. 14).
JOÃO NETO. Analfabetismo cai em 2017, mas segue acima da meta para 2015. Agência IBGE Notícias: PNAD Contínua, 2018. Disponível em:< https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21255-analfabetismo-cai-em-2017-mas-segue-acima-da-meta-para-2015 >. Acesso em: 19 set. 2022.
LIRA, Marcelo. O Príncipe metaverso e a razão: emancipação em tempos de barbárie. Novos rumos, Marília, v. 59, n. 1, p. 104-130, jan/jun, 2022.
MARQUES, Walter Rodrigues; ROCHA, Viviane Moura da; ROCHA, Luís Félix de Barros Vieira; MARQUES, Ana Paula Cerqueira; CANTANHEDE, Meiryele Coelho; Aplicabilidade da tecnologia no ensino e na produção artística. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 9, pág. 66049-66058, set. 2020a. Disponível em:< https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/16275 >. Acesso em: 01 out. 2022.
MARQUES, Walter Rodrigues; FERREIRA, Diego Jorge Lobato; CUTRIM, Dayana Sthéfane Pereira; VIANA, Maria Neuraildes Gomes; FREITAS, Marizelia Dielle de; COSTA, Rosangela Coêlho; ROCHA, Luís Félix de Barros Vieira; SOARES, Hérbia Araújo. Profissionalidade docente: Saber e busca de reconhecimento. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.12, p.97692-97711 dec. 2020b. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/21544. Acesso em: 01 out. 2022.
MARQUES, Walter Rodrigues. A psicologia da educação e a prevenção/intervenção do bullying no ambiente escolar: revisão da literatura por meio de etnografia virtual. /Walter Rodrigues Marques. TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Especialização em Psicologia da Educação, da Universidade Estadual do Maranhão. – São Luís, 2022.
MARTÍN RAMALLAL, Pablo; SABATER WASALDUA, Jesús; RUIZ MONDAZA, Mercedes. Metaversos y mundos virtuales, una alternativa a la transferencia del conocimiento: el Caso Offf-2020. Ediciones Universidad de Salamanca, Fonseca, Journal of Communication, 24, 2022, pp. 87-107.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
MOHEDO-GATÓN, Alejandro. El metaverso en el proceso de enseñanza-aprendizaje: la interpretación de la torre del homenaje del Castillo de Montilla. Universidade de Córdoba. Edita: UCOPress. 2022.
MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020, 63438. DOI: 10.5216/REVUFG.V20.63438. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/10642/1/Doc.UFG_Onlife.pdf. Acesso em: 16 out. 2022.
MUJICA-SEQUERA, Ruth M. "El Metaverso como un Escenario Transcomplejo de la Tecnoeducación", RTED, vol. 13, n.° 1, pp. 20-28, ago. 2022.
PERNISA JÚNIOR, Carlos. Metaverso: para além de uma “segunda vida”. XIV Simpósio Nacional da ABCIBER (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura) – Direitos humanos, políticas identitárias, imaginários de resistência.
PESTANA, Graziele de Jesus; LIMA, Ângela Maria de Sousa. A BNCC do ensino médio no contexto da lei nº 13.415/2017: desafios e perspectivas para as juventudes das escolas públicas. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 40, n. 2, p. 147-166, jul./dez. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/sem/v40n2/a02.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.
RODRIGUES, Fabiano de Abreu. O metaverso poderá ser crucial para a aniquilação da humanidade. RECISATEC – Revista Científica Saúde e Tecnologia, v. 2, n. 4, 2022.
REIS, C. R. N. Metodologia da pesquisa em educação [livro eletrônico]. – São Luís: UEMAnet, 2018.
SCHLEMMER, Eliane; BACKES, Luciana. METAVERSOS: novos espaços para construção do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, v. 8, n. 24, maio/ago., 2008, p. 519-532.
SILVA, Ana. Meta mundo: multiverso, realidad virtual, realidad aumentada. In: AMADO SUÁREZ, Adriana. Narrativas digitales: redes, tendencias y memes / Adriana Amado Suárez ... [et al.]. – 1. ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Konrad Adenauer Stiftung, 2022.
VALENCIA, Maylee Lisbeth Ordoñez; ORDOÑEZ-ZÚÑIGA, Nicomedes Leónidas; MANTILLA-ORDÓÑEZ, Josselyn Catalina; WILA, Mariuxi Elizabeth Garcés; ARROYO, Diana Margarita Vera; MENDEZ, Willian Janner Coronel. Análisis de herramientas del metaverso y su impacto en contextos educativos. Sapienza: International Journal of Interdisciplinary Studies, v. 3, n. 2, abr-jun, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.