METAVERSO E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.2064

Palavras-chave:

Metaverso e educação.

Resumo

Este artigo é proveniente de uma revisão de literatura realizada por meio de pesquisa de campo em meio virtual. Trata do tema do Metaverso e seus desdobramentos, dentre os quais as implicações no campo da educação. Ressalta-se que as análises aqui empreendidas buscam compreender os conceitos do metaverso e quais ecossistemas seus tentáculos já envolvem e/ou atuam. Ainda que se debruce sobre suas questões conceituais, intenciona-se situá-lo para direcionar a discussão para o campo da educação. Portanto, buscando responder ao que seja esse novo hábitat, chega-se às áreas em que abrange e dentre elas está a educação. Questiona-se, portanto, o que seria o metaverso na educação? Como atuaria nesse campo? Quais as possibilidades de inclui-lo na escola pública? Ele é inclusivo ou excludente? De que forma esse mundo virtual chamado metaverso poderia ser universal, no sentido de ser acessível a todos, indiscriminadamente? Espera-se que a compilação conceitual sobre esse hábitat virtual possa contribuir para a discussão da abrangência, especialmente no que tange à educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Walter Rodrigues Marques

Doutorando em Educação pela USP (FEUSP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão (PPGEEB/UFMA). Especialização em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais pela Universidade de Coimbra, PT; Especialização em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialização em Arte, Mídia e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Especialização em Educação Especial e Neuropsicopedagogia e, Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão. Graduação em Psicologia pela Faculdade Pitágoras de São Luís (MA). Graduação em Ciências Sociais (UFMA). Graduação em Física Licenciatura pela UEMA. Professor de Arte na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA).

Referências

ACEVEDO NIETO, Javier. Una introducción al metaverso: conceptualización y alcance de un nuevo universo online. adComunica. Revista Científica de Estrategias, Tendencias e Innovación en Comunicación, n. 24. Castellón de la Plana: Departamento de Ciencias de la Comunicación de la Universitat Jaume I, p. 41-56. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.6035/adcomunica.6544.

AMADO SUÁREZ, Adriana. Narrativas digitales: redes, tendencias y memes / Adriana Amado Suárez ... [et al.]. – 1. ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Konrad Adenauer Stiftung, 2022.

BACKES, Luciana. A configuração do espaço de convivência digital virtual: a cultura emergente no processo de formação do educador. – 2011. Tese (doutorado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação; Université Lumière Lyon 2, Doctorat Sciences de L’education, 2011. Disponpivel em:<http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3878>. Acesso em: 19 set. 2022.

BEIGUELMAN, Giselle. Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana. – São Paulo: Editora Escola da Cidade, 2020. - 44 p.; Digital. –– (Coleção outras – palavras, v. 8). Disponível em:<https://www.archdaily.com.br/br/tag/giselle-beiguelman>. Acesso em: 16 out. 2022.

BARRÁEZ-HERRERA, Douglas Pastor. "Metaversos en el Contexto de la Educación Virtual", RTED, vol. 13, n.° 1, pp. 11-19, ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 out. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

CAÇADE, Paula. As taxas de analfabetismo ainda são altas no Brasil? Nova Escola, 2018. Disponível em:< https://novaescola.org.br/conteudo/12398/as-taxas-de-analfabetismo-ainda-sao-altas-no-brasil>. Acesso em: 19 set. 2022.

CARDOSO, M. R. G.; OLIVEIRA, G. S.; GHELLI, K. G. M. Análise de conteúdo: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.98-111/2021.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

COSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Barbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2015, v. 19, n. 3 Acesso em: 1 Outubro 2022, p. 603-610. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912>. Epub Sep-Dec 2015.

ERAZO, Jesús; SULBARÁN, Pablo. Metaverso: más allá de la realidad inmersiva. Centro Nacional de Desarrollo e Investigación en Tecnologías Libres (CENDITEL) Revista Electrónica Conocimiento Libre y Licenciamiento (CLIC), Mérida – Venezuela, n. 25, Año 13 – 2022, p. 129-140.

FLICK, O. Introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Joice Elias Costa. – 3 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRESQUET, Adriana. Cinema, infância e educação. GE Educação e Arte. Anais da 30ª Reunião ANPEd. Disponível em http://30reuniao.anped.org.br/grupo_estudos/GE01-3495--Int.pdf. Acesso em: 01 out. 2022.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de pesquisa; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano (org. e trad. Tomaz Tadeu). – 2. ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. – (Mimo). Disponível em: http://vidaboa.redelivre.org.br/files/2018/03/ANTROPOLOGIA-DO-CIBORGUE.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Trad. Silvana Cobucci Leite. 9. ed. –São Paulo: Cortez, 2011. – (coleção questões da nossa época; v. 14).

JOÃO NETO. Analfabetismo cai em 2017, mas segue acima da meta para 2015. Agência IBGE Notícias: PNAD Contínua, 2018. Disponível em:< https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21255-analfabetismo-cai-em-2017-mas-segue-acima-da-meta-para-2015 >. Acesso em: 19 set. 2022.

LIRA, Marcelo. O Príncipe metaverso e a razão: emancipação em tempos de barbárie. Novos rumos, Marília, v. 59, n. 1, p. 104-130, jan/jun, 2022.

MARQUES, Walter Rodrigues; ROCHA, Viviane Moura da; ROCHA, Luís Félix de Barros Vieira; MARQUES, Ana Paula Cerqueira; CANTANHEDE, Meiryele Coelho; Aplicabilidade da tecnologia no ensino e na produção artística. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 9, pág. 66049-66058, set. 2020a. Disponível em:< https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/16275 >. Acesso em: 01 out. 2022.

MARQUES, Walter Rodrigues; FERREIRA, Diego Jorge Lobato; CUTRIM, Dayana Sthéfane Pereira; VIANA, Maria Neuraildes Gomes; FREITAS, Marizelia Dielle de; COSTA, Rosangela Coêlho; ROCHA, Luís Félix de Barros Vieira; SOARES, Hérbia Araújo. Profissionalidade docente: Saber e busca de reconhecimento. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.12, p.97692-97711 dec. 2020b. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/21544. Acesso em: 01 out. 2022.

MARQUES, Walter Rodrigues. A psicologia da educação e a prevenção/intervenção do bullying no ambiente escolar: revisão da literatura por meio de etnografia virtual. /Walter Rodrigues Marques. TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Especialização em Psicologia da Educação, da Universidade Estadual do Maranhão. – São Luís, 2022.

MARTÍN RAMALLAL, Pablo; SABATER WASALDUA, Jesús; RUIZ MONDAZA, Mercedes. Metaversos y mundos virtuales, una alternativa a la transferencia del conocimiento: el Caso Offf-2020. Ediciones Universidad de Salamanca, Fonseca, Journal of Communication, 24, 2022, pp. 87-107.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

MOHEDO-GATÓN, Alejandro. El metaverso en el proceso de enseñanza-aprendizaje: la interpretación de la torre del homenaje del Castillo de Montilla. Universidade de Córdoba. Edita: UCOPress. 2022.

MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020, 63438. DOI: 10.5216/REVUFG.V20.63438. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/10642/1/Doc.UFG_Onlife.pdf. Acesso em: 16 out. 2022.

MUJICA-SEQUERA, Ruth M. "El Metaverso como un Escenario Transcomplejo de la Tecnoeducación", RTED, vol. 13, n.° 1, pp. 20-28, ago. 2022.

PERNISA JÚNIOR, Carlos. Metaverso: para além de uma “segunda vida”. XIV Simpósio Nacional da ABCIBER (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura) – Direitos humanos, políticas identitárias, imaginários de resistência.

PESTANA, Graziele de Jesus; LIMA, Ângela Maria de Sousa. A BNCC do ensino médio no contexto da lei nº 13.415/2017: desafios e perspectivas para as juventudes das escolas públicas. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 40, n. 2, p. 147-166, jul./dez. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/sem/v40n2/a02.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.

RODRIGUES, Fabiano de Abreu. O metaverso poderá ser crucial para a aniquilação da humanidade. RECISATEC – Revista Científica Saúde e Tecnologia, v. 2, n. 4, 2022.

REIS, C. R. N. Metodologia da pesquisa em educação [livro eletrônico]. – São Luís: UEMAnet, 2018.

SCHLEMMER, Eliane; BACKES, Luciana. METAVERSOS: novos espaços para construção do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, v. 8, n. 24, maio/ago., 2008, p. 519-532.

SILVA, Ana. Meta mundo: multiverso, realidad virtual, realidad aumentada. In: AMADO SUÁREZ, Adriana. Narrativas digitales: redes, tendencias y memes / Adriana Amado Suárez ... [et al.]. – 1. ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Konrad Adenauer Stiftung, 2022.

VALENCIA, Maylee Lisbeth Ordoñez; ORDOÑEZ-ZÚÑIGA, Nicomedes Leónidas; MANTILLA-ORDÓÑEZ, Josselyn Catalina; WILA, Mariuxi Elizabeth Garcés; ARROYO, Diana Margarita Vera; MENDEZ, Willian Janner Coronel. Análisis de herramientas del metaverso y su impacto en contextos educativos. Sapienza: International Journal of Interdisciplinary Studies, v. 3, n. 2, abr-jun, 2022.

Publicado

20/10/2022

Como Citar

Marques, W. R. . (2022). METAVERSO E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(10), e3102064. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.2064