O PAPEL DA INTERNET NO USO DO WHATSAPP COMO RECURSO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2165Palavras-chave:
Internet, WhatsApp, Educação, Revisão Sistemática de Literatura.Resumo
Este artigo aborda as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), especificamente o uso da internet no aplicativo WhatsApp, inseridos no contexto das tecnologias de informação e comunicação. O artigo tem como foco analisar de que modo essas tecnologias, em especifico o aplicativo WhatsApp estão influenciando na comunicação linguística, diária, informativa, educacional etc. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura (2000-2016) sobre o assunto, analisando as produções disponíveis em algumas bases de dados acerca da temática no contexto educativo. Para esse objetivo, analisou-se 13 trabalhos disponíveis online (SciELO, Google Acadêmico, Biblioteca Digital Nacional, JSTOR, Portal de Periódicos Capes e Domínio Público) nos quais foram encontrados estudos empíricos e/ou teóricos sobre o uso da internet no aplicativo WhatsApp no contexto educacional. Os resultados mostram uma quantidade maior de trabalhos bibliográficos, grosso modo, mostram como a internet atrelada ao WhatsApp pode ser utilizado no espaço escolar. A metodologia discorre sobre a revisão sistemática de literatura, indicando os procedimentos para a tessitura deste artigo. Seguiu-se com o estabelecimento da relação dos dados encontrados com a educação. Abordou-se, portanto, a influência das TDIC na escola e as suas implicâncias para os envolvidos no contexto escolar. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir significativamente para o campo de estudo das tecnologias educacionais no contexto escolar e acadêmico.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. P. de. O uso pedagógico da internet no ensino de Graduação no Estado do Paraná: O caso da Unicentro. Mestrado (Dissertação). - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.
ARAÚJO, P. C.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. O aplicativo de comunicação WhatsApp como estratégia no ensino de Filosofia, Temática (João Pessoa. Online), v. XI, p. 11-23, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/22939/12666. Acesso em: 08 out. 2022.
BANE, A. F.; MILHEIN, W. D. Como usam Ia Internet los professores universitários: possibilidades de Ia Internet. Revista Interamericana de Nuevas Tecnologias de Ia Información, v.2, n.2, maio/ago., 1996.
BOUHNIK, D.; DESHEN, M. WhatsApp goes to school: Mobile instant messaging between teachers and students. Journal of Information Technology Education: Research, v. 13, n. 2, 2014, p. 217-231. Disponível em: http://www.jite.org/documents/Vol13/JITEv13ResearchP217-231Bouhnik0601.pdf. Acesso em: 08 out. 2022.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; ALBUQUERQUE, O. C. P.; COUTINHO, C. P. WhatsApp e suas aplicações na educação: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educaonline, v. 10, n. 2, p. 67-87, 2016. Disponível em: http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=824. Acesso em:
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Sala de Aula Invertida: Recomendações e Tecnologias Digitais para sua Implementação na Educação. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 11–21, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.96583. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/96583. Acesso em: 8 out. 2022.
BRASIL. BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades?highlight=WyJocSJd. Acesso em: 08 out. 2022.
CARVALHO, M. S. R. M. de. A trajetória da internet no Brasil: Do surgimento das redes de computadores à instituição dos mecanismos de governança. Mestrado (Dissertação). - Programa de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: https://www.cos.ufrj.br/uploadfile/1430748034.pdf. Acesso em: 08 out. 2022.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999 [2010]. v. 1.
FAQUETI, M. F.; OHIRA, M. L. B. A internet como recurso na educação: contribuições da literatura. REVISTA ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 4, n. 4, 1999. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/337. Acesso em: 08 out. 2022.
FERREIRA, S. M. S. P. Introdução as Redes Eletrônicas de Comunicação. Ci. Inf., Brasília, v. 23, n. 2, p. 258-263, maio/ago. 1994. Disponível em: http://www.ijsn.es.gov.br/ConteudoDigital/20180719_cienciadainformacao_v.23_n.2_1994_p.258_263_.pdf. Acesso em: 08 out. 2022.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: http://meiradarocha.jor.br/news/tcc/files/2017/12/Gerhardt-e-Silveira.-M%C3%A9todos-de-Pesquisa-EAD-UFRGS.pdf. Acesso em: 08 out. 2022.
MARQUES, W. R. METAVERSO E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 3, n. 10, p. e3102064, 2022. DOI: 10.47820/recima21.v3i10.2064. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2064. Acesso em: 30 out. 2022.
MARQUES, W. R.; FERREIRA, N. R..; GONÇALVES, D. P.; ALVES, M. C.; LIMA, C. S.; ASSUNÇÃO, A. V. L. L.; ROCHA, L. F. de B. V.; MARQUES, F. M. R. Identidade profissional em debate – professor (a) você trabalha ou só dar aula mesmo? Conjecturas, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 888–907, 2021a. DOI: 10.53660/CONJ-479-540. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/479. Acesso em: 8 out. 2022.
MARQUES, W. R.; MACHADO, A. N.; LIMA, M. R.; COSTA, R. M.; SANTOS, F. B.; SÁ, R. M. B.; ARAÚJO, I. M. A.; COSTA, J. M. Sociologia do Trabalho e Mestrados Profissionais: busca de identidade e reconhecimento da profissionalidade docente. Conjecturas, [S. l.], v. 21, n. 7, p. 689–707, 2021b. DOI: 10.53660/CONJ-476-527. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/476. Acesso em: 8 out. 2022.
MARQUES, W. R.; FERREIRA, D. J. L.; CUTRIM, D. S. P.; VIANA, M. N. G.; FREITAS, M. D. de; COSTA, R. C.; ROCHA, L. F. de B. V.; SOARES, H. A. Profissionalidade docente: Saber e busca de reconhecimento. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.12, p.97692-97711 dec. 2020.Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/21544. Acesso em: 08 out. 2022.
MARTINS, E. R.; GOUVEIA, L. M. B. O Uso do WhatsApp como Ferramenta de Apoio a Aprendizagem no Ensino Médio. RENOTE: Novas Tecnologias na Educação, v. 16 nº 2, dez. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/89233. Acesso em: 08 out. 2022.
MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação: relatos de experiências. Rev. Ciência da Informação, Brasília, v.26, n.2, p. 146-153, maio/ago. 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/PxZcVBPnZNxv7FVcHfgMNBg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 out. 2022.
NIZA, C. Como usar o WhatsApp na escola. NOVA ESCOLA: Blog Tecnologia na Educação, 2016. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4688/como-usar-o-whatsapp-na-escola. Acesso em: 08 out. 2022.
SAMPAIO, R. F; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000100013. Acesso em: 08 out. 2022.
SILVA, M. Internet na escola e inclusão. Tecnologias na escola – Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em: 08 out. 2022.
TEDESCO, J. C. (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Vozes, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.