AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Veralucia Pereira da Silva
  • Rose Meire de Oliveira Barros
  • Juliana Reis Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2269

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Escola

Resumo

O presente artigo discorre sobre a relação entre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica   e formação integral do educando, na qual vem ganhando espaço a cada ano, principalmente após  os anos de pandemia mundial. Neste mesmo sentido, ao estar envolvida com a educação, houve o  interesse em aprofundar sobre a temática envolvendo o ensino e as TDICs no Currículo escolar.   Procurou- se apresentar o processo que ocorreu na sociedade para a inserção da tecnologia e as primeiras máquinas, para só anos mais tarde estarem inseridas no ambiente escolar e em sala de aula. Utilizou-se de os documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que regem a educação e abordam sobre o uso da tecnologia no contexto educacional. O professor, enquanto mediador de conhecimento, pode inserir o uso das tecnologias no seu método de ensino, trabalhar com os alunos os recursos presentes na educação para promover a aprendizagem, pois nos dias atuais os alunos possuem acesso à tecnologia e juntamente com os professores haverá uma transmissão e troca de conhecimento por ambas as partes.

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Veralucia Pereira da Silva

    Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do estado da Bahia, pós graduada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Candido Mendes e mestranda em Educação pela Uneatlantico – Espanha.

  • Rose Meire de Oliveira Barros

    Licenciatura em Língua Espanhola e suas Literaturas pela Universidade do estado da Bahia e mestranda em Educação pela UNIUB- Porto Rico

  • Juliana Reis Pacheco

    Graduação em Pedagogia – Centro Universitário Leonardo Da Vinci –UNIASSELVI. Graduada em LETRAS/INGLES – Centro Universitário Leonardo da Vinci –UNIASSELVI. Pós Graduação em Práticas Interdisciplinares – Centro Universitário Leonardo da Vinci –Uniasselvi. Pós Graduação em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa  e Inglesa –Grupo Educacional FAVENI e Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela UNIUB – Porto Rico.

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Publicado

26/11/2022

Como Citar

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112269. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2269