MATEMÁTICA APLICADA NO ENSINO DE FÍSICA: POSSIBILIDADES DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Anderson Amaro Vieira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3093

Palavras-chave:

Matemática, Física, Interdisciplinaridade, Recursos Didáticos, Processo de ensino-aprendizagem

Resumo

A educação depara-se com muitos problemas que dificultam o processo de ensino-aprendizagem da Matemática, um deles que se apresenta de forma bastante intensa é a dificuldade de compreensão dos processos de resolução de problemas que são usados em matemática e física e que provocam muita abstração, no qual o aluno faz perguntas do tipo “para que serve isso? Onde irei aplicar?”. Assim, os alunos da educação básica, em especial os alunos do ensino médio, mostram-se muito confusos em compreender certos assuntos matemáticos que são ensinados com um grau de dificuldade que oscila entre o mais acessível de solução até o mais complexo. Uma das formas de motivar o aluno a estudar a matemática é fazer uma interdisciplinaridade com a Física, pois ela utiliza a matemática aplicada a situações contextualizadas do cotidiano, ou seja, a física sem a matemática é uma ciência incompleta. A finalidade do trabalho é mostrar uma das possibilidades que existem de utilização de recursos didáticos como ferramenta auxiliar de ensino, para explicar aos alunos a utilidade da Matemática, tornando-a mais motivadora. A temática do trabalho possui uma dimensão muito complexa, mas que se delimita na demonstração de três recursos didáticos desde a sua construção até a utilização. Este trabalho acredita-se ser de interesse de estudantes, professores, pais e a comunidade em geral. Pode ser utilizado tanto no âmbito da graduação como de pós-graduação, pois sua linguagem é de fácil compreensão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anderson Amaro Vieira

    Mestrando em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará e Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. 

     

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1996.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.142p.

______. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999.

______. Lei 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996.

D’AMBROSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus, 1986.

DANTE, L. R. Matemática Contexto & Aplicações. Ensino Médio e Preparação para a Educação Superior. 2ª Edição. São Paulo: Ática, 2002.

FAZENDA, I. C. A. (Org.). O que é interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2008. V. 01. 199 p.

FORTES, C. C. Interdisciplinaridade: origem, conceito e valor. Disponível em: <http://www3.mg.senac.br/NR/rdonlyres/eh3tcog37oi43nz654g3dswloqyejkbfuxkjpbgehjepnlzyl4r3inoxahewtpql7drvx7t5hhxkic/Interdisciplinaridade.pdf>. Acesso em: 8 de julho de 2022.

HELOU, D.; GUALTER, J. B.; NEWTON, V. B. Tópicos de Física. 1º edição, Vol.3. São Paulo: Saraiva, 2010.

HERNANDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalhos. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MAXIMO, A.; ALVARENGA, B. Física (Ensino Médio). 1ª edição, Vol.3. São Paulo: Scipione, 2003.

PILETTI, N. Psicologia Educacional. 17 ed. São Paulo: Ática, 2003.

PORTO, M. R. S. Função Social da Escola. In: Escola Brasileira. Temas e Estudos Roseli Fischmam – Editora Atlas, 1999.

POZZO, J. I. ; CRESPO, M. A. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: ARTIMED, 2009. 296p.

RAMALHO, F.; NICOLAU, G. F.; TOLEDO, P. A. Os fundamentos da Física. 6ª edição, Vol. 3. São Paulo: Moderna, 1997.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.

SCOZ, B. Psicopedagogia e a realidade escolar: o problema escolar de aprendizagem. 10º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Site Feira de Ciências. Disponível em <http://www.feiradeciencias.com.br.>. Acesso em: 30 out. 2022.

Site UOL Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/geradores-eletricos-curto-circuito-rendimento-potencia-e-equacao.htm.>. Acesso em: 30 out. 2022.

Downloads

Publicado

07/06/2023

Como Citar

MATEMÁTICA APLICADA NO ENSINO DE FÍSICA: POSSIBILIDADES DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463093. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3093