ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR NA PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3188Palavras-chave:
COVID – 19, Educação Superior, PandemiaResumo
A pandemia por COVID-19 representa um dos maiores desafios sanitários em escala mundial deste século. O coronavírus, denominado SARS-CoV-2, tem seu processo de transmissão de pessoa para pessoa, por meio da autoinoculação do vírus em membranas mucosas, sendo o isolamento social sua principal estratégia de prevenção. O Ministério da Saúde, em 19 de março de 2020, autorizou a substituição das aulas presenciais por aulas remotas. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa que objetivou identificar os principiais desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e, consequentemente, descrever as estratégias metodológicas frente ao processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Assim, a revisão foi realizada através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e Google Acadêmico, no período de outubro de 2020, com as palavras-chave: COVID-19; Educação Superior; Pandemia. Foram localizados 52 artigos, realizada a leitura flutuante, selecionados 22 artigos, sendo que apenas 14 artigos atendiam ao proposto relacionado à temática do estudo. Os artigos foram analisados segundo os passos da análise temática de Bandin e evidenciaram duas categorias: Desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e Estratégias metodológicas frente ao processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Por fim, o estudo evidenciou, através da revisão de literatura, a grande dificuldade, por parte dos docentes em ressignificar, de forma emergencial, o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação.
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