ESCOLA LÚDICA, GESTÃO DEMOCRÁTICA, CRIATIVIDADE E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3228

Palavras-chave:

estão-democrática. Ensino e aprendizagem. Qualidade.

Resumo

A gestão democrática tem importância tamanha que resplandece sobre todos os campos das áreas do desenvolvimento humano na esfera escolar, intitulando o trabalho: Gestão Democrática: Criatividade e Aprendizagem. Assim, é fundamental refletir acerca de uma gestão participativa, eficiente, criativa, ativa, múltipla, contemplando todos os setores em prol do aprender qualitativamente. Objetiva-se apontar uma base que possibilite caminhos e estudos de como gerir uma instituição educacional de modo a ser um ambiente plural, de decisões coletivas democráticas, colegiadas, em detrimento de construir um ensino e aprendizagem aos discentes de qualidade e integral. Metodologicamente, utilizou-se de uma análise bibliográfica de autores que versam sobre o assunto, entre eles: Andrade (2004), Lück (2006), Goleman (2011), Libâneo (2005), Libâneo (2080), Morin (2000), Freire (1983), Ausubel (1982). Os resultados alcançados se deram por percepções das distintas formas de gestão e a diferenciação do que é dirigir e gerir, sendo que gerir se sobrepõe de forma magnífica por privilegiar as formas democráticas de administrar coletivamente em uma instituição social que se fundamenta em oferecer um ambiente formador de qualidade e democrático o qual perpassa o individual e prima por vislumbrar as vertentes integrais do ser humano com prega a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

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Biografia do Autor

  • Carlos Alexandre Firme de Oliveira

    Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Especialista em Alfabetização pela Universidade Potiguar (UnP). Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC. Professor do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Macaíba e Parnamirim. 

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Publicado

02/06/2023

Como Citar

ESCOLA LÚDICA, GESTÃO DEMOCRÁTICA, CRIATIVIDADE E APRENDIZAGEM . (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463228. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3228