TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Ivanira Rodrigues do Carmo
  • Jaci Teresinha Blum da Silva
  • Sonia Maria dos Santos
  • Juliana de Souza Silva Araújo

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3538

Palavras-chave:

Professor. Tecnologia. Aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar os vários recursos técnicos atualmente disponíveis e o impacto que tiveram na vida das instituições de ensino e dos professores devido às novas medidas associadas à pandemia de COVID-19. Os recursos digitais são cada vez mais vistos como ferramentas de trabalho, crescimento pessoal e profissional. Escolas e professores precisam se preparar para esses novos desafios. Ensinar não é mais apenas ensinar a ler e escrever, é tudo sobre lápis, quadro-negro, giz e espaços em sala de aula. É importante entender que a educação deve se adequar à nova realidade, e que cabe aos professores se prepararem para essa nova realidade. Novos recursos técnicos contribuem de forma efetiva para uma aprendizagem inovadora quando utilizados educacionalmente pelos professores. No entanto, é necessário avaliar a capacidade dos professores de se adaptar ao papel de facilitador de conteúdo em contextos envolvendo professores, desafios do professor, práticas de ensino e uso de tecnologia. Outro fator a ser considerado é a comunidade à qual a escola pertence, pois o impacto da educação digital vai além do uso de dispositivos digitais. É importante dar aos alunos a oportunidade de expandir ativamente seus conhecimentos e mudar sua realidade e onde vivem. Os professores saem da zona de conforto onde os alunos são os mestres e donos absolutos de todo o conhecimento e embarcam em novos caminhos onde os alunos podem caminhar com segurança sem medo, explorar novos meios e explorar novos desafios. 

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Ivanira Rodrigues do Carmo

    Graduada em Estética pelo Centro Universitário Claretiano, Licenciatura em Letras com habilitação em Espanhol pela UFRR. Pós graduada em Estética Avançada – Faculdade do Centro Oeste Paulista e Gestão Escolar Administração, Supervisão e Orientação – FACINTER. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

  • Jaci Teresinha Blum da Silva

    Graduada em Pedagogia, Letras Português/Espanhol e Educação Física. Pós graduada em Educação Infantil/ Anos Iniciais/ Psicopedagogia, Educação Física Escolar e Educação Especial. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Sonia Maria dos Santos

    Graduada em Licenciatura Normal Superior UNPLI – Centro Universitário Plínio Leite. Licenciatura em Pedagogia UNISALLE- Instituto Superior de Educação LASALLE, Pós-Graduação Lato Sensu - Psicopedagogia Institucional e Clínica – FAVENI –Faculdade Venda Nova do Integrante, Educador Social – Instituto Gaio, Educação Especial Associação Brasileiro de Educação à distância, (RE). Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Juliana de Souza Silva Araújo

    Graduada em Pedagogia e Educação Física. Pós graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, Educação Física Adaptada a Inclusão e Educação Infantil e Anos Iniciais. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

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Publicado

20/07/2023

Como Citar

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473538. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3538