A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL E DA DIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3539Palavras-chave:
Racismo. Educação. Relações étnico-raciais.Resumo
Este artigo elucida os aspectos conceituais da educação nas relações étnico-raciais, valorizando o diálogo interdisciplinar entre os processos político-pedagógicos e a história africana e a cultura afro-brasileira nos currículos das escolas básicas, de modo que a educação nas relações étnico-raciais justifique a construção da contextualização e a interseccionalidade do conhecimento , promovendo a educação antirracista, valorizando e reconhecendo a história e a cultura africana e afro-brasileira, que contribua para a formação do humanismo, a compreensão das relações sociais e o combate às desigualdades. Tem como objetivo examinar as implicações político-pedagógicas da educação das relações étnico-raciais na prática docente. O procedimento metodologico presente nesssa investigação foi a revisão bibliográfica. Conclui-se que a educação etnicorracial e a diversidade contribuem para a construção da identidade e formação docente.
Downloads
Referências
ANDREUCCI. A. G. A. África, arte e liberdade: a poesia de Cruz e Sousa no contexto do Atlântico Negro. Sankofa. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana Ano III, Nº 5, 2010.
BANDEIRA, M. L. Antropologia. Diversidade e Educação. Fascículos 3º e 4º. 2.ed. ver. Cuiabá, EDUFMT, 2000.
BARBOSA, W. do N. A Discriminação do negro como fato estruturador do poder. Revista Sankofa, USP. N. 3, 2009.
BENJAMIN, W. “Sobre alguns temas em Baudelaire” in BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: Um lírico no auge do capitalismo. (J. M. Barbosa & H. A. Baptista, trad.). São Paulo: Brasiliense, 1989.
BRASIL, Educação antirracista: caminhos abertos pela lei federal 10.639/03. Brasília: Ministério da educação, 2005.
BRASIL, Lei nº 7.716 de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm
BRASIL, Ministério da Educação. Superando o racismo na escola. 2.ed. Brasília: Ministério da educação, 2005.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana. Brasília: MEC/CNE, 2004..
CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas. Edusp: São Paulo, 2003.
GOMES, N. L. et al. Identidades e corporeidades negras: reflexões sobre uma experiência de formação de professores/as para a diversidade étnico-racial. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
____________. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. RBPAE – v.27, n.1, 2011.
HENRIQUES, R. Raça e gênero nos sistemas de ensino. Os limites das políticas universalistas de educação. Brasília: Unesco, 2002.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. 2010. Disponível: .
MARCONDES, M. M. et al. (Orgs.). Dossiê mulheres negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil. Brasília: Ipea, 2013.
PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UNB, 2004.
PAULA, A. de. Educar o Brasil com raça. São Paulo: Editora da Fundação Perseu Abramo, 2005.
PINTO, T. S. "Resumo da história da República Brasileira"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-republica2.htm.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro. 2. Ed. São Paulo. Campanha Letras, 1995.
RODRIGUES, R. N. Os africanos no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1935.
SILVA, M. J. L. As exclusões e a educação. In: TRINDADE. A. L. da, SANTOS. R.dos (orgs.). Multiculturalismo: mil e uma faces da Escola. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SILVA, T. T. S. (org). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.