AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICS) NA PRÁTICA DOCENTE NO PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Conceição Aparecida Brandão
  • Mariele Apolinário Daitx
  • Priscila Pinel Bernardo Vieira Rocha
  • Gilda Elaine Trevisani

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3557

Palavras-chave:

Tecnologias de informação, Ensino, Comunicação

Resumo

A trajetória discursiva deste trabalho tem como propósito principal trazer à tona um entendimento acerca da utilização das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, tendo em vista o Ensino Remoto perante às dificuldades trazidas pela pandemia da Covid-19 e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem após o período pandêmico, bem como os problemas encarados tanto por docentes quanto por alunos, para que esse novo modelo de ensino tenha êxito, uma vez que fatores como a ausência de recursos, as desigualdades estruturais e de aprendizagem e o despreparo docente em relação à utilização adequada desses mecanismos dificultam consideravelmente a efetivação de todo o processo. Para tanto, buscou-se realizar uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, com o objetivo de fundamentar com maior clareza a temática aqui apresentada. Assim sendo, um dos grandes interesses no processo de construção dessa jornada discursiva está em identificar o modo como a escola, após ter vivido tantos momentos de dificuldades no período pandêmico, vem desenvolvendo a sua prática educativa no período pós-pandemia e as estratégias utilizadas para a efetividade e melhoria do ensino-aprendizagem para a formação plena dos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Conceição Aparecida Brandão

    Graduada em Normal Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos. Pós graduada em Psicopedagoga e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Mariele Apolinário Daitx

    Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, Educação Especial e Inclusiva, Libras. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Priscila Pinel Bernardo Vieira Rocha

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas, Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu. Pós graduação em Psicopedagogia pela Universidade São Judas Tadeu. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Gilda Elaine Trevisani

    Graduada em Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (UNISO), Letras/Literatura pela Faculdade de Ciências e Letras e Pedagogia pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque. Pós Graduada em Arte-Educação pela Faculdade Corporativa Cespi-Facespi, Educação Ambiental pela Faculdade de Conchas (Facon), Alfabetização e Letramento pela Faculdade Cidade Verde (Maringá-Paraná), Ludopedagogia pela Faculdade de Conchas (Facon), Pedagogia Sistêmica pela Faculdade Conectada Faconnect, Gestão e Mediação de Conflitos pela Faculdade Conectada Faconnect e Neurociência na Educação pela Faculdade Conectada Faconnect.  Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Referências

CAVALCANTE, Maria de Fátima Tomé. Tecnologia no cotidiano da escola: aplicabilidade e evolução do uso no ambiente escolar. 77f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação) Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa (PB), 2014.

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; CASTIGLIONE, Rafael Guilherme Mourão. TIC na educação: ambientes pessoais de aprendizagem nas perspectivas e práticas de jovens. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e153673, 2018.

KOCH, Marlene Zimmermann. As tecnologias no cotidiano escolar: uma ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem. 36f. Monografia (Especialização em Gestão Educacional) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS), 2013.

MARTINES, Régis dos Santos; MEDEIROS, Liziany Muller; SILVA, Juliane Paprosqui Marchi da; CAMILO, Cíntia Moralles. O uso das TICs como recurso pedagógico. Anais...CIET EnPED, São Carlos (SP), 2018.

MOLIN, Suênia Lino; RAABE, André. Novas tecnologias na educação: transformação da prática pedagógica no discurso do professor. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 34, n. 2, p. 249-259, July-Dec., 2012. .

ROCHA, Paulo César da; JUCÁ, Sandro César Silveira; SILVA, Solonildo Almeida da. A evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação na perspectiva de Touraine, Bell e Castells. Res., Soc. Dev. 2019; 8(5):e1885928.

SEEGGER, Vania; CANES, Suzy Elisabeth; GARCIA, Carlos Alberto Xavier. Estratégias tecnológicas na prática pedagógica. Monografias Ambientais, n.8, 1887-1899, ago. 2012.

SILVA, Vanja Mara Barbosa da. A diversidade em sala de aula: um desafio sempre atual. 34f. Monografia (Licenciatura em Letras/Português). Universidade de Brasília/Universidade Aberta do Brasil. Buritis, MG, 2015.

SILVA, Vitor de Almeida; SOARES, Márlon Hebert. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de Química e os aspectos semióticos envolvidos na interpretação de informações acessadas via web. Ciênc. Educ., Bauru, v. 24, n. 3, p. 639-657, 2018.

SILVA, Chayene Cristina Santos Carvalho da; TEIXEIRA, Cenivalda Miranda de Sousa. O uso das tecnologias na educação: os desafios frente à pandemia da COVID-19. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 9, p.70070-70079 ,sep. 2020.

Downloads

Publicado

18/08/2023

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICS) NA PRÁTICA DOCENTE NO PÓS-PANDEMIA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483557. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3557