AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICS) NA PRÁTICA DOCENTE NO PÓS-PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3557Palavras-chave:
Tecnologias de informação, EnsinoResumo
A trajetória discursiva deste trabalho tem como propósito principal trazer à tona um entendimento acerca da utilização das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, tendo em vista o Ensino Remoto perante às dificuldades trazidas pela pandemia da Covid-19 e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem após o período pandêmico, bem como os problemas encarados tanto por docentes quanto por alunos, para que esse novo modelo de ensino tenha êxito, uma vez que fatores como a ausência de recursos, as desigualdades estruturais e de aprendizagem e o despreparo docente em relação à utilização adequada desses mecanismos dificultam consideravelmente a efetivação de todo o processo. Para tanto, buscou-se realizar uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, com o objetivo de fundamentar com maior clareza a temática aqui apresentada. Assim sendo, um dos grandes interesses no processo de construção dessa jornada discursiva está em identificar o modo como a escola, após ter vivido tantos momentos de dificuldades no período pandêmico, vem desenvolvendo a sua prática educativa no período pós-pandemia e as estratégias utilizadas para a efetividade e melhoria do ensino-aprendizagem para a formação plena dos alunos.
Downloads
Referências
CAVALCANTE, Maria de Fátima Tomé. Tecnologia no cotidiano da escola: aplicabilidade e evolução do uso no ambiente escolar. 77f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação) Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa (PB), 2014.
FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; CASTIGLIONE, Rafael Guilherme Mourão. TIC na educação: ambientes pessoais de aprendizagem nas perspectivas e práticas de jovens. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e153673, 2018.
KOCH, Marlene Zimmermann. As tecnologias no cotidiano escolar: uma ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem. 36f. Monografia (Especialização em Gestão Educacional) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS), 2013.
MARTINES, Régis dos Santos; MEDEIROS, Liziany Muller; SILVA, Juliane Paprosqui Marchi da; CAMILO, Cíntia Moralles. O uso das TICs como recurso pedagógico. Anais...CIET EnPED, São Carlos (SP), 2018.
MOLIN, Suênia Lino; RAABE, André. Novas tecnologias na educação: transformação da prática pedagógica no discurso do professor. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 34, n. 2, p. 249-259, July-Dec., 2012. .
ROCHA, Paulo César da; JUCÁ, Sandro César Silveira; SILVA, Solonildo Almeida da. A evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação na perspectiva de Touraine, Bell e Castells. Res., Soc. Dev. 2019; 8(5):e1885928.
SEEGGER, Vania; CANES, Suzy Elisabeth; GARCIA, Carlos Alberto Xavier. Estratégias tecnológicas na prática pedagógica. Monografias Ambientais, n.8, 1887-1899, ago. 2012.
SILVA, Vanja Mara Barbosa da. A diversidade em sala de aula: um desafio sempre atual. 34f. Monografia (Licenciatura em Letras/Português). Universidade de Brasília/Universidade Aberta do Brasil. Buritis, MG, 2015.
SILVA, Vitor de Almeida; SOARES, Márlon Hebert. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de Química e os aspectos semióticos envolvidos na interpretação de informações acessadas via web. Ciênc. Educ., Bauru, v. 24, n. 3, p. 639-657, 2018.
SILVA, Chayene Cristina Santos Carvalho da; TEIXEIRA, Cenivalda Miranda de Sousa. O uso das tecnologias na educação: os desafios frente à pandemia da COVID-19. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 9, p.70070-70079 ,sep. 2020.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.