A FORMAÇÃO DOCENTE E A RELAÇÃO DO TRABALHO FUNDAMENTADO NOS CONCEITOS DE FOUCAULT
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3558Palavras-chave:
Formação docente, Ensino, FoucaultResumo
A abordagem reflexiva pretendida neste estudo caminha em torno dos conceitos apresentados por Michael Foucault, tencionando adquirir maiores conhecimentos a respeito de sua maneira de desenvolver a sua proposta de trabalho, no que tange à Educação, tendo em vista os aspectos sociais e econômicos estabelecidos por Adam Smith, os quais ele tinha como elementos que abarcam domínio, além de ser entendido também como um produto amplamente intrínseco, a julgar pela segmentação de metodologias ocasionadas durante a Revolução Industrial e o processo de Globalização. Assim, para debater tal assunto, realizou-se uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico a partir das obras de autores renomados na literatura em questão, com o intuito de refletir acerca do processo de formação docente e o reconhecimento de sua prática pedagógica em conformidade com a sua importância para o fortalecimento do mercado de trabalho, uma vez que tais profissionais atuam com a racionalidade. Em contrapartida, pretende-se neste estudo evidenciar alguns aspectos relevantes para a formação docente, de modo que não se limite apenas e tão somente ao gerenciamento do trabalho e de um olhar mais voltado para o utilitarismo, mas sim atingir o progresso da prática educativa e as ferramentas que produzem amplitude em relação a ela.
Downloads
Referências
ALBORNOZ, S. O que é trabalho. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.
BATISTA, J. L. C. de; GUIMARÃES, J. R. A gestão do trabalho, do homem e da vida a partir do pensamento de Michel Foucault. Kínesis, vol. 01, n. 02, outubro/2009.
FOUCAULT, M., 1926-1984. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Coleção tópicos).
FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 14. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2001.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, outubro/dezembro/2010.
RICARDO, D. Princípios de economia política e tributação. Coleção Os economistas. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
SAVIANI, D. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1. Disponível em: https://doi.org/ 10.5216/rpp.v9i1.15667. Acesso em: 08 de mai. 2023.
SMITH, A. Inquérito sobre a natureza e as causas da riqueza das nações. Trad. Teodora Cardoso e Luís Cristóvão de Aguiar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.
SMITH, Adam. A mão invisível. Trad. Paulo Geiger. São Paulo: Companhia das Letras/ Penguim Classics, 2013.
THIRY-CHERQUES, H. R. Foucault e a gestão do trabalho. Revista Estudos de Administração e Sociedade, v. 02, n. 1, 2017. ISSN 2525- 9261. Disponível em: http:// www.revistaeas.uff.br/. Acesso em: 08 de mai. 2023.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.