O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COMO PROPOSTA DE EQUIDADE NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Conceição Aparecida Brandão
  • Mariele Apolinário Daitx
  • Anne Frank Gomes de Arruda Dutra
  • Vanessa Robbi Bubula Lopes
  • Iraide Soares da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3661

Palavras-chave:

Atendimento educacional, Ensino, Equidade

Resumo

Este estudo discorre acerca das concepções da Educação especial em relação à inclusão escolar e como contribuir para a trajetória inclusiva. Na maioria das vezes os professores não estão preparados para lidarem com diferenças encontradas diante dos educandos no ambiente escolar, de maneira que possam garantir o aprendizado de todos de maneira igual, sem exclusão.  Para que haja inclusão, é necessário que os docentes tenham capacitação para lidar com todos os educandos, apesar de suas religiões, características, gêneros e culturas, além dos que têm necessidades especiais, visando que o tratamento diferenciado pode trazer sérias consequências psicológicas na vida da criança que podem permanecer para toda a vida. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico com característica qualitativa, mediada por estudos e artigos de autores renomados na área em questão com o propósito de evidenciar a importância da inclusão dos educandos, de modo geral, no processo educativo, garantindo a participação de todos de maneira eficaz, propiciando às instituições de ensino a procura por novos modelos de aprendizagem e potencializem a formação continuada de seus docentes para que possam atender essa demanda com qualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Conceição Aparecida Brandão

    Graduada em Normal Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos. Pós graduada em Psicopedagoga e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Mariele Apolinário Daitx

    Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, Educação Especial e Inclusiva, Libras. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Anne Frank Gomes de Arruda Dutra

    Formada em Letras e Bacharela em Direito. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Vanessa Robbi Bubula Lopes

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Iraide Soares da Silva

    Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Alfabetização e Letramento. Mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

Referências

ANACHE, A. A., & RESENDE, D. A. R. Caracterização da avaliação da aprendizagem nas salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência intelectual. Revista Brasileira de Educação, 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CARVALHO R. E. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA., 1997.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, Salamanca-Espanha, 1994.

FERREIRA, M. Ação Psicopedagógica na sala de aula: uma questão de inclusão. São Paulo: Paulus, 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6º ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HAETINGER, M; HAETINGER, D. Jogos, Recreação e lazer. IESDE: São Paulo, 2009.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1992.

MINETTO, M. F. O currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio. 2ª ed. Curitiba: IBPEX, 2008.

MITTLER, P. Educação Inclusiva: contextos sociais. São Paulo: Artmed, 2003.

MONJON, D. G.; GIL, J. R. GARRIDO. Adaptaciones Curriculares. Guia para elaboración. Málaga, Espanha: Aljibe, 1995.

PIMENTEL, S. C., SANTOS, A. J. P. Mediação Pedagógica numa Perspectiva Neuropsicológica: Uma Contribuição ao Processo de Atenção às Necessidades Educacionais Especiais. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 11, n. 2, 2008.

SILVA, M. S. da. Clube da matemática: jogos educativos. 2ª ed. Campina/SP: Papirus, 2005.

SILVEIRA, D. T.; CÓDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDDT, T. E. e SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora de UFRGS, 2009.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Tradução: Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

_________, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

29/07/2023

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COMO PROPOSTA DE EQUIDADE NA EDUCAÇÃO. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e473661. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3661