ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALA DE AULA E DESAFIOS PARA UMA CULTURA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3749

Palavras-chave:

Ferramentas digitais, Cultura digital, Docentes analógicos

Resumo

Este trabalho apresenta relatos e reflexões nascidas no período de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Computação, do Núcleo de Ensino Superior de Coari (NESCOA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), focando nas vivências junto a turmas de Ensino Técnico do Centro Tecnológico do Amazonas (CETAM). A metodologia foi composta por três momentos: (i) Observação, momento propício para tomar conhecimento do ambiente de sala de aula; (ii) Coparticipação, etapa que permite o auxílio e a integração gradual às atividades planejadas e desenvolvidas pelo professor titular da disciplina; e (iii) Regência de classe, quando o estagiário assume as atividades da disciplina, desde o planejamento até a avaliação. A partir da metodologia, foi diagnosticada a existência de dois grupos de docentes: um com aulas totalmente analógicas e outro com aulas parcialmente digitais. Os recursos digitais empregados partiram dessa realidade, levando em conta as possibilidades de infraestrutura e ferramentas disponíveis. Por fim, a possibilidade de uma cultura digital é problematizada.

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Biografia do Autor

Thiago Saymon Alves de Freitas

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM –NESCOA/UEA.

Daniel do Nascimento Ramos

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM –NESCOA/UEA.

Isaías de Brito Santos

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM –NESCOA/UEA.

Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Marcus Fernando da Gama Lima

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM –NESCOA/UEA.

Rogério Brito de Oliveira

Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra –FASE. Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e Desporto –SEDUC, Amazonas.

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Publicado

31/07/2023

Como Citar

Saymon Alves de Freitas, T., do Nascimento Ramos, D., de Brito Santos, I., Sérgio de Oliveira Barbosa, L., Fernando da Gama Lima, M., & Brito de Oliveira, R. (2023). ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALA DE AULA E DESAFIOS PARA UMA CULTURA DIGITAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483749. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3749

Edição

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ARTIGOS

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