ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALA DE AULA E DESAFIOS PARA UMA CULTURA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3749Palavras-chave:
Ferramentas digitais, Cultura digital, Docentes analógicosResumo
Este trabalho apresenta relatos e reflexões nascidas no período de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Computação, do Núcleo de Ensino Superior de Coari (NESCOA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), focando nas vivências junto a turmas de Ensino Técnico do Centro Tecnológico do Amazonas (CETAM). A metodologia foi composta por três momentos: (i) Observação, momento propício para tomar conhecimento do ambiente de sala de aula; (ii) Coparticipação, etapa que permite o auxílio e a integração gradual às atividades planejadas e desenvolvidas pelo professor titular da disciplina; e (iii) Regência de classe, quando o estagiário assume as atividades da disciplina, desde o planejamento até a avaliação. A partir da metodologia, foi diagnosticada a existência de dois grupos de docentes: um com aulas totalmente analógicas e outro com aulas parcialmente digitais. Os recursos digitais empregados partiram dessa realidade, levando em conta as possibilidades de infraestrutura e ferramentas disponíveis. Por fim, a possibilidade de uma cultura digital é problematizada.
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