REFORÇO PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO EAD PARA ALUNOS DA EJA: PREPARAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4091

Palavras-chave:

Reforço pré-vestibular. Ensino de Matemática à Distância. Práticas na EJA.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o reforço pré-vestibular comunitário de Ensino à Distância (EAD) destinado a alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Itacoatiara-AM. O projeto de extensão tem como objetivo proporcionar oportunidades de preparação para o ingresso em uma Universidade Pública, enfatizando a construção de conhecimento em matemática. As metodologias adotadas foram cuidadosamente selecionadas para abordar de forma eficaz os desafios e oportunidades do ensino de matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A colaboração com as Escolas Municipais e a EJA possibilitou o desenvolvimento de aulas no formato EAD, com o auxílio de discentes do curso de Ciência da Computação, que atuaram como mediadores e ministrantes das aulas. Os temas abordados nas aulas estavam alinhados ao conteúdo programático do vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), visando a preparação adequada dos alunos para os exames de ingresso. Por fim, o artigo conclui que o ensino de matemática à distância, por meio do reforço pré-vestibular comunitário EAD, apresenta resultados promissores na preparação dos alunos da EJA para o vestibular, além de contribuir para a democratização do ensino público de qualidade. Nesse contexto, destaca-se a importância de investir em novas estratégias e tecnologias educacionais para aprimorar continuamente o ensino de matemática à distância e promover uma educação mais inclusiva e acessível a todos os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leiciane da Silva Menezes

Acadêmica do Curso Bacharel em Ciência da Computação no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Referências

AMANTE, L., Quintas-Mendes, A., Morgado, L., Pereira, A. Novos contextos de Aprendizagem e Educação online. revista portuguesa de pedagogia, ano 42-3, 2008, 99-119.

AUSUBEL, David P., NOVAK, Joseph D., HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

EDITAL UEA 2020. CONCURSO VESTIBULAR 2021. CONTEUDOS PROGRAMATICOS. Disponível em: https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/MTY5MjgwMw%3d%3d acesso em: 31/01/2021

FARIAS, G. O. Educação a Distância: para uma Aproximação da Distância. Dissertação de Mestrado. PUC – RIO. Departamento de Educação, 2001.

FORTUNATO I. Educação de jovens e adultos. REU. V.36, n.3, p.281-283, 2010.

GARCIA ARETIO, Lorenzo. Introdução a Educação a Distância: 1994, p.40.

HOLMBERG, Borje. Educación a Distância: Situacion y Perspectivas. Buenos Aires, ed. Kapelusz. 1985.

LANDIM, C. M das M. P. F. Educação à Distância: Algumas Considerações. Rio de Janeiro. 1997.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distancia - Uma visão Integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

PERRY, W.; RUMBLE, G. a Short Guide to Distance education. Cambridge: International Extension College. 1987

RUMBLE, G. The Technology of Distance Education in Third World Settings. Conferência proferida na abertura do Seminário Educação 96 - A educação a distância frente aos paradoxos sociais). Cuiaba, out.1996.

SARRAMONA, Jaime, Fundamentos de la educación, Grupo Editorial CEAC, S.A, Perú, pp. 27-47. II. Concepto de Educación. La educación. 1991.

SWELLER, J., van Merrienboer, J. e Paas, F. (1998). Arquitetura cognitiva e design instrucional. Journal of Educational Psychology, 10, 251-296

TEDESCO, P.; Silva, I.; Santos, M. (2010) “Tecnologia Aplicada à Educação a distância”, Universidade Federal Rural de Pernambuco. apud Modelos de Processos de Ensino e Aprendizagem de Inglês On-line: Uma Revisão da Literatura. Produzido por Paula Basto Levay Lage, Patrícia Smith Cavalcante.

Downloads

Publicado

25/09/2023

Como Citar

Menezes, L. da S., & Barbosa, L. S. de O. (2023). REFORÇO PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO EAD PARA ALUNOS DA EJA: PREPARAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494091. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4091