REFORÇO PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO EAD PARA ALUNOS DA EJA: PREPARAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4091Palavras-chave:
Reforço pré-vestibular. Ensino de Matemática à Distância. Práticas na EJA.Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre o reforço pré-vestibular comunitário de Ensino à Distância (EAD) destinado a alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Itacoatiara-AM. O projeto de extensão tem como objetivo proporcionar oportunidades de preparação para o ingresso em uma Universidade Pública, enfatizando a construção de conhecimento em matemática. As metodologias adotadas foram cuidadosamente selecionadas para abordar de forma eficaz os desafios e oportunidades do ensino de matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A colaboração com as Escolas Municipais e a EJA possibilitou o desenvolvimento de aulas no formato EAD, com o auxílio de discentes do curso de Ciência da Computação, que atuaram como mediadores e ministrantes das aulas. Os temas abordados nas aulas estavam alinhados ao conteúdo programático do vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), visando a preparação adequada dos alunos para os exames de ingresso. Por fim, o artigo conclui que o ensino de matemática à distância, por meio do reforço pré-vestibular comunitário EAD, apresenta resultados promissores na preparação dos alunos da EJA para o vestibular, além de contribuir para a democratização do ensino público de qualidade. As considerações finais apontam para a importância de investir em novas estratégias e tecnologias educacionais para aprimorar continuamente o ensino de matemática à distância e promover uma educação mais inclusiva e acessível a todos os estudantes.
Downloads
Referências
AMANTE, L., Quintas-Mendes, A., Morgado, L., Pereira, A. Novos contextos de Aprendizagem e Educação online. revista portuguesa de pedagogia, ano 42-3, 2008, 99-119.
AUSUBEL, David P., NOVAK, Joseph D., HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
EDITAL UEA 2020. CONCURSO VESTIBULAR 2021. CONTEUDOS PROGRAMATICOS. Disponível em: https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/MTY5MjgwMw%3d%3d acesso em: 31/01/2021
FARIAS, G. O. Educação a Distância: para uma Aproximação da Distância. Dissertação de Mestrado. PUC – RIO. Departamento de Educação, 2001.
FORTUNATO I. Educação de jovens e adultos. REU. V.36, n.3, p.281-283, 2010.
GARCIA ARETIO, Lorenzo. Introdução a Educação a Distância: 1994, p.40.
HOLMBERG, Borje. Educación a Distância: Situacion y Perspectivas. Buenos Aires, ed. Kapelusz. 1985.
LANDIM, C. M das M. P. F. Educação à Distância: Algumas Considerações. Rio de Janeiro. 1997.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distancia - Uma visão Integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
PERRY, W.; RUMBLE, G. a Short Guide to Distance education. Cambridge: International Extension College. 1987
RUMBLE, G. The Technology of Distance Education in Third World Settings. Conferência proferida na abertura do Seminário Educação 96 - A educação a distância frente aos paradoxos sociais). Cuiaba, out.1996.
SARRAMONA, Jaime, Fundamentos de la educación, Grupo Editorial CEAC, S.A, Perú, pp. 27-47. II. Concepto de Educación. La educación. 1991.
SWELLER, J., van Merrienboer, J. e Paas, F. (1998). Arquitetura cognitiva e design instrucional. Journal of Educational Psychology, 10, 251-296
TEDESCO, P.; Silva, I.; Santos, M. (2010) “Tecnologia Aplicada à Educação a distância”, Universidade Federal Rural de Pernambuco. apud Modelos de Processos de Ensino e Aprendizagem de Inglês On-line: Uma Revisão da Literatura. Produzido por Paula Basto Levay Lage, Patrícia Smith Cavalcante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.