FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRINCIPAIS PROGRAMAS, IMPACTOS E SEUS DESAFIOS

Autores

  • Alvaro Carvalho Dias da Silva
  • Jorge Luiz Pereira Correia
  • Celia Maria da Silva
  • Agamenon José Silva Gois

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4140

Palavras-chave:

Financiamento. Educação Básica. Fundos. Programas. Impactos.

Resumo

A educação é um direito de todos e dever do Estado, família, sociedade e um corpo de instituições existentes no escopo organizacional, sendo a garantia assegurada na Constituição Federal de 1988, especialmente em seu art. 205. Contemplando o bojo de necessidades institucionais, suas funções administrativas e finalísticas, a fim de manter o seu funcionamento, a sustentabilidade e a manutenção de suas atividades precípuas, os fundos e programas de investimentos foram constituídos como formas de equiparar essa realidade, distribuindo recursos e incentivando a democratização do ensino e autonomia financeira das escolas. Logo, o objetivo do presente estudo foi de discutir o papel do financiamento da Educação Básica no Brasil, apresentando os principais programas e fundos, seus impactos preliminares e os seus desafios no sistema socioeducativo. Metodologicamente, esta pesquisa foi realizada com ênfase em pesquisa bibliográfica, de revisão de literatura, com a análise qualitativa, além de exploratória e explicativa. Foram levantados estudos nas principais plataformas de pesquisa online, considerando o período de publicação entre 2018 e 2023, contudo sem prescindir de bibliografias mais tradicionais na área em discussão. Concluiu-se, da leitura dos achados científicos, que os fundos e programas de financiamento da Educação Básica, a exemplo do Fundeb e FNDE, dentre outros, constituíram-se em ferramentas transformadoras da realidade educacional brasileira, contudo não foram suficientes para explicar as desigualdades, problemáticas e carências institucionais engendradas nesse escopo, oriundos de outros aspectos intrínsecos ou extrínsecos ao sistema como um todo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alvaro Carvalho Dias da Silva

FACSU Faculdade Sucesso.

Jorge Luiz Pereira Correia

Doutor em Ciências da Educação pela World University Ecumenical, WUE - Professor da Faculdade Sucesso - FACSU.

Celia Maria da Silva

Mestre em Ciências da Educação pela World University Ecumenical, WUE - Faculdade Sucesso FACSU.

Agamenon José Silva Gois

Mestre em Ciências da Educação pela Emil Brunner World University, EBWU. Professor efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE.

Referências

ALVES, Thiago; SILVEIRA, Adriana; SCHNEIDER, Gabriela. Financiamento da Educação Básica: o grande desafio para os municípios. Retratos da Escola, v. 13, n. 26, p. 391-413, 2019.

ALVES, Thiago, et al. Implicações da pandemia da COVID-19 para o financiamento da educação básica. Revista de Administração Pública, v. 54, p. 979-993, 2020.

COSTA, Michel; TAVARES, Elisabeth dos Santos Tavares; COUTO, Maria Emília Couto. Financiamento da Educação Básica no Brasil: desconstrução e reconstrução político-histórica. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 9, n. 3, p. 172-187, 2021.

GIL, Antonio Carlos; VERGARA, Sylvia Constant. Tipo de pesquisa. Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Pelotas, 2015.

LAJA, Vanessa Oliveira; TAVARES, Elisabeth Santos; COSTA, Michel. Políticas Públicas implementadas na Educação no Brasil: um olhar sobre o FUNDEB. In: A educação no âmbito do político e de suas tramas / Organizadores Marcelo Máximo Purificação, Elisângela Maura Catarino, Éverton Nery Carneiro. – Ponta Grossa, PR: Atena, 2020

LIMA, Amilka; FRANÇA, Magna. O financiamento da educação básica em Portugal e Brasil. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, v. 10, 2020.

LIMA, Walter, et al. Financiamento da educação em questão: uma análise comparativa em quatro municípios de Alagoas/AL. Revista Eletrônica Extensão em Debate, v. 12, n. 13, 2023.

MARCONI, Marina Almeida; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MORAIS, Ana. A Dinâmica Federal e Políticas de Fundos para o Financiamento da Educação Básica Brasileira. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, v. 12, 2022.

PINTO, José. A política de fundos no Brasil para o financiamento da educação e os desafios da equidade e qualidade. Propuesta educativa, n. 52, p. 24-40, 2019.

ROGGERO, Rosemary; SILVA, Adriana. A descentralização de recursos no financiamento da Educação Básica. Dialogia, n. 36, p. 568-580, 2020.

SILVA, Francimar Batista, et al. Gestão e financiamento da educação básica no Brasil: o papel do FUNDEF e FUNDEB. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 254-267, 2020.

SILVA, Adriana. O financiamento da educação básica no Brasil contemporâneo: avanços e contradições revelados nos gastos da educação de Santo André. 2021. 259 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2021.

SOUZA, Fábio. O Financiamento da Educação das Prefeituras da Região da Baixada Litorânea Fluminense na Pandemia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 38, 2022.

STOCKMANN, Daniel. Políticas de Financiamento da Educação no Brasil: impasses para a valorização docente. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, v. 11, 2021.

VERHINE, Robert. O financiamento da educação básica na década de 90: tendências longitudinais no Estado da Bahia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 16, n. 2, jul./dez. 2000.

Downloads

Publicado

27/09/2023

Como Citar

Carvalho Dias da Silva, A., Pereira Correia , J. L., da Silva, C. M., & Silva Gois, A. J. (2023). FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRINCIPAIS PROGRAMAS, IMPACTOS E SEUS DESAFIOS . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494140. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4140