A CRIANÇA COM AUTISMO E AS NOVAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS POR UMA INCLUSÃO VERDADEIRA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4330Palavras-chave:
Gamificação. Pedagogia. Educação. Escola.Resumo
A Educação Inclusiva se faz de suma importância e nota-se, com isso, que junto a sua relevância encontra-se uma outra temática, que permeia o Autismo e a contribuição da nova tecnologia assistiva para estes alunos, a qual se mostra ainda estudada de maneira pouco intensa pelos profissionais do campo educacional. Pensando nisso, este estudo tem como desígnio apresentar um abreviado decurso histórico acerca do Autismo, salientando as suas acepções, características e determinados caminhos que se mostram indispensáveis para que haja a inclusão do aluno autista em escolas da rede regular de ensino, discorrendo em relação às leis que afiançam a Educação a todos, como também, em relação à lei que, de forma específica, busca proteger os autistas, salientando a importância da nova tecnologia assistiva para estes alunos. Neste estudo, a criança autista será evidenciada como um ser de caráter singular, que agencia cuidados que envolvem estímulos para que alcance o aprender, tendo em vista as suas particularidades que enredam esse aprender. Para a edificação deste estudo, foi concretizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, ajustada aos temas centrais de estudiosos famosos que dissertam acerca do autismo, da Educação e da inclusão. Por meio desse estudo, busca-se, identificar a importante existência de práticas pedagógicas que contribuem com a inclusão de alunos autistas, agenciando o planejamento de adaptações curriculares coesas com as indigências particulares de cada aluno, trilhando caminhos imprescindíveis para que todos cheguem à sua aprendizagem.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Editora brasiliense, 1981.
BRASIL. Constituição República Federativa do Brasil. Brasília: Constituição, 1988.
BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.
BRASIL. Decreto nº 7.611. Brasília: Ministério da Educação, 2011.
BRASIL. Lei N° 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e altera o § 3o do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001.
BRITO, Elaine Rodrigues de. A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de SinopMato Grosso. In: Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências. Revista Eventos Pedagógicos, v. 6, n. 2, jun./jul. 2015.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 2/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de setembro de 2001. Seção 1E, p. 39-40. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.
COSTA, Fihama Brenda Lucena da. O processo de inclusão do aluno autista na escola regular: análise sobre as práticas pedagógicas. Coicó-RN: UFRN, 2017.
CUNHA, Eugênio. Autismo e Inclusão: Psicopedagogia práticas educativas na escola e na família. 7. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2017.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. [S. l.]: Declaração de Salamanca, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.
ORRÚ, Silvia Ester. Autismo, linguagem e educação: interação social no cotidiano escolar. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
SANT'ANA, Wallace; SANTOS, Cristiane. Educação e Transtorno do Espectro Autista. Revista Temporis [ação], v. 15, n. 2, jul./dez. 2015. ISSN 2317-5516 Disponível em: http://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3603. Acesso em: 19 jun. 2022.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa; GAIATO, Mayara Bonifácio; REVELES, Leandro Thadeu. Mundo singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro: Fontanar, 2012.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.
SILVA, Gilda Pereira da. Tecnologia assistiva como apoio à ação docente. 2012. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.