ENSINO TRANSDISCIPLINAR DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL E DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4912

Palavras-chave:

Língua ensino, Transdisciplinaridade, Literatura infantil

Resumo

O ensino da Língua Portuguesa precisa acompanhar as mudanças sociais, proporcionando ao educando uma formação integral, transpondo disciplinas e englobando as diversas áreas do conhecimento, trabalhando em prol do desenvolvimento do pensamento, educando o aluno com o intuito de transformá-lo num cidadão crítico, capaz de expressar-se forma oral e escrita, desempenhando um papel significativo dentro da sociedade em que está inserido. A leitura de contos de fada é um dos meios pelo qual o professor pode iniciar o seu trabalho, englobando valores sociais, linguagem, e tantos outros temas que as histórias infantis trazem subentendidas em seus enredos. Para que o educando tenha uma formação contínua, também é importante que o professor trabalhe de acordo com os parâmetros curriculares nacionais e busque sua formação contínua, com o objetivo de acompanhar as mudanças sociais que refletem diretamente na educação.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrea Borba Griebler

    Funiber - Fundação Universitária Iberoamericana.

  • Rafaela Souza Oliveira

    Funiber - Fundação Universitária Iberoamericana.

  • Rafael Rosa Silva

    Funiber - Fundação Universitária Iberoamericana.

  • Keila Cristina Paiva Silva

    Funiber - Fundação Universitária Iberoamericana.

  • juliana Coelho Garrido Souza

    Funiber - Fundação Universitária Iberoamericana.

Referências

AZEREDO, José Carlos de. Língua Portuguesa em debate-Conhecimento e ensino. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

BAGNO, Marcos. A norma oculta: língua & poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola editorial, 2003.

BASTOS, Neusa Barbosa. Língua Portuguesa em Calidoscópio. São Paulo: EDUC, 2004.

BASTOS, Neusa Barbosa. Língua Portuguesa uma visão de mosaico. São Paulo: IP-PUC-SP/EDUC, 2002.336p.

GADOTTI, M. Educação contra Educação. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

VALENTE, André. Aulas de Português Perspectivas Inovadoras. 5. ed. Petropolis: Editora Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

13/03/2024

Como Citar

ENSINO TRANSDISCIPLINAR DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL E DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e534912. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4912