A MEDIAÇÃO UTILIZADA COMO MÉTODO DE PREVENÇÃO E REPRESSÃO À CONFLITOS ESCOLARES

Autores

  • Antônio Ricardo Paste Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4969

Palavras-chave:

Ambiente escolar, Conflitos, Sistema compositivo

Resumo

Este estudo, buscou inserir a discussão a respeito da utilização do método compositivo da mediação, como meio de prevenção, bem como de repressão a conflitos existentes no ambiente escolar. Objetivou mostrar a importância do instituto da mediação em um ambiente de dissídios preeminentes, na busca por soluções, com uma equipe multidisciplinar, especializada em perceber a tendência ao início de conflitos, bem como de trabalhar em sua solução, juntamente com os alunos envolvidos e com toda a comunidade escolar. O ambiente escolar é uma peça chave na formação dos futuros adultos e, como tal, deve ser tratado com enfoque sistêmico, para que os dissídios não se dissipem, mantendo tal ambiente em harmonia, marcada predominantemente pela tolerância, com vistas a moldar o comportamento dos alunos, que os acompanhará pelo restante de seus dias. Sem pensar em exaurir o tema, tão importante, buscou-se fomentar o discurso, fornecendo dados e aspectos necessários ao estudo de tão importante e caro instituto, para inserção e aplicação na rede educacional brasileira.

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Biografia do Autor

  • Antônio Ricardo Paste Ferreira

    Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Columbia del Paraguay, Mestre em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde da Universidade FUMEC, Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidad Columbia del Paraguay, com reconhecimento pela Universidade Estácio de Sá, Pós graduado em Direito Notarial e Registral, em Direito Imobiliário e em Direito Administrativo, Graduado em direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, ES.

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Publicado

14/03/2024

Como Citar

A MEDIAÇÃO UTILIZADA COMO MÉTODO DE PREVENÇÃO E REPRESSÃO À CONFLITOS ESCOLARES. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e534969. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4969