COMO A PRESENÇA DA POLÍCIA MILITAR IMPACTA NA CONFIABILIDADE E SENSAÇÃO DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS DO PROGRAMA “ESCOLA SEGURA”
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5077Palavras-chave:
Prevenção, Segurança, Escola públicas, Polícia Militar, Polícia comunitáriaResumo
O policiamento comunitário tem como objetivo estreitar os laços entre policial e população, criando uma confiabilidade na polícia militar, para que ela possa exercer uma de suas atividades fim que é o policiamento ostensivo de presença. A prevenção de atentados violentos em escolas é um tema crucial diante da crescente violência no ambiente escolar e, com o surgimento de novos casos de atos violentos em escolas em todo território brasileiro, fica o questionamento de como abordar e diminuir estes eventos catastróficos da realidade brasileira. Com o intuito de averiguar a opinião da população acerca da segurança nas escolas, foi realizada uma pesquisa com pais de alunos de uma escola da rede pública de ensino na cidade de Curitiba-PR que faz parte do projeto “Escola Segura” e nela foi observado que os pais, em sua maioria, veem na escola um ambiente seguro para seus filhos e acreditam que o trabalho presencial da Polícia Militar nas escolas é um gerador de segurança do ambiente eficaz.
Downloads
Referências
CHARLOT, Bernand. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam a questão. Revista Sociologias, n. 8, p. 432-443, jul./dez. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222002000200016 DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222002000200016
CUNHA, Thiago Colmenero; BICALHO, Pedro Paulo Gastalho de. Da Palmatória à Polícia: genealogia das lógicas disciplinares no contexto escolar. Psicologia, Educação, Saúde e Sociedade: Transversalizando, 2015.
DEBARBIEUX, Eric; BLAYA, Catherine. Violência nas escolas e política públicas. Brasília: UNESCO, 2002.
FARRINGTON, David P. Fatores de risco para a violência juvenil. In: DEBARBIEUX, E.; BLAYA, C. Violência nas escolas e política públicas. Brasília: UNESCO, 2002.
FERNANDEZ, Rodrigo Nobre; ROSA, Ticiane Coutinho da; CARRARO, André, SHIKIDA, Cláudio Djissey; CARVALHO, Áurea Regina Evangelista Soares Franco de. Parcerias Público-Privadas: uma alternativa para a educação brasileira. Planejamento e Políticas públicas. 52. ed. Brasília: IPEA, 2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/885. Acesso em: 17 set. 2023.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SPOSITO, Marilia Pontes. Iniciativas públicas de redução da violência escolar no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 101-138, mar. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000100004 DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000100004
HENRIQUES, Márcio Simeone. Comunicação e mobilização social na prática de polícia comunitária. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
LOPES, Cleber; ROSSATO, Rafael. Quando a Polícia Militar vai à escola: uma avaliação de impacto do programa Escola Segura. Educação e Pesquisa, v. 49, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248317 DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349248317
MARIN, Isabel da Silva Kahn. Violências. São Paulo: Escuta/Fapesp, 2002.
NAKAMURA, André Luiz dos Santos. As parcerias público-privadas e a infraestrutura no Brasil. Revista De Direito Administrativo, São Paulo, v. 278, n. 2, p. 131–147, 2019. DOI: https://doi.org/10.12660/rda.v278.2019.80052 DOI: https://doi.org/10.12660/rda.v278.2019.80052
OLIVEIRA, V. C.; DUTRA, N. M.; LUDGERO, L. F. Temos projetos e temos polícia: a visão dos diretores sobre as estratégias de prevenção à violência em contexto escolar. Rev Bras Estud Pedagog., 2023. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5342 DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5342
PARANÁ. Decreto 841 - 15 de março de 2019. Regulamenta a Lei nº 19.130, de 25 de setembro de 2017, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários. Diário Oficial nº. 10395. Paraná, 2019.
PARANÁ. Lei Nº 17650 DE 07/08/2013 - Regulamenta o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD. Norma Estadual, Assembléia Legislativa, 2013.
PARANÁ. Processo seletivo para preenchimento de vagas para o corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV) - Projeto Escola Segura. Edital nº 001/2019. Portaria do Comando Geral nº 232/2019.
PIONTKIEVICZ, Raffael Cruz. Policiamento de proximidade: nova perspectiva para a formação policial militar a partir da política de educação em segurança pública. DOI: 10.34117/bjdv8n4-301 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n4-301
PROERD. Programa Educacional de Resitência às Drogas e à Violência. Paraná, Brasil, 2023. Disponível em: https://www.proerdbrasil.com.br/oproerd/oprograma.htm. Acesso em: 15 set. 2023.
SCHEREMETA, Marcos Teodoro. A polícia comunitária na Polícia Militar do Paraná. 3ª Seção do EM/PMPR. Paraná, 2005. Disponível em: https://www.conseg.pr.gov.br/sites/conseg/arquivos_restritos/files/documento/2020-11/policia_comunitaria.pdf. Acesso em: 16 set. 2023.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Escola Segura. Paraná: Governo do Estado do Paraná, 2023. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Escola-Segura. Acesso em: 07 out. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.