LONGE DAS LOUSAS E ATRÁS DAS TELAS: OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO, EM CONTEXTO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5805Palavras-chave:
Desigualdade social. Ensino remoto. Pandemia. Professor. TecnologiaResumo
Os desafios das práticas docentes sempre fizeram parte da história da educação no Brasil. Com o abrupto fechamento das escolas, em consequência do advento da pandemia da Covid-19 no ano de 2020, surgiu a necessidade de adequar o ensino presencial às mediações on-line, docentes, que antes estavam condicionados às aulas presenciais meramente expositivas, onde a lousa e o pincel eram as principais ferramentas para as mediações, abruptamente se veem atrás das telas de computadores e celulares, durante as mediações à distância, e as ferramentas tecnológicas se tornam essenciais nesse modelo de ensino. Baseado nisso, esse trabalho tem como objetivo geral: compreender os desafios enfrentados por docentes do Ensino Básico no contexto das escolas públicas de Manaus, no ano de 2021. Para tratar dessa temática elencou-se alguns objetivos específicos: Observar quais foram as mudanças significativas entre as mediações presenciais e as mediações remotas. Identificar os instrumentos tecnológicos de ensino on-line mais utilizados e qual teve mais eficácia no contexto das escolas públicas. Analisar a propostas de ensino do Projeto Aula em Casa. No que concerne à esta pesquisadora, é indispensável promover alternativas que viabilizem e proporcionem o acesso as ferramentas tecnológicas à toda comunidade escolar, para que assim os docentes consigam desenvolver um trabalho com excelência no contexto do ensino remoto emergencial, evitando perdas significativas na aquisição da aprendizagem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Ensino híbrido, rotas para implantação na educação infantil e no ensino fundamental. Curitiba: Pró Infanti Editora, 2020.
BRASIL. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo Coronavírus). Brasília, DF: Organização Mundial da Saúde, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 26 set. 2021
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9.394/96. Brasília: Senado Federal, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-defevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 02 mar. 2021.
CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
FERREIRA, Maria José Morais Abrantes. Novas tecnologias na sala de aula. 2014. 121f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, PB, 2014.
GAUTHIER, C.; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François et al. Por uma teoria da pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Decreto N.º 42.061, de 16 de março de 2020. Imprensa Oficial do Amazonas. Diário Oficial: seção 1, Manaus, Am, ano 127, n. 34.203, p. 1, 16 mar. 2020. Disponível em: https://diario.imprensaoficial.am.gov.br/portal/visualizacoes/jornal/16122/#/e:16122. Acesso em: 09 fev. 2022.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Decreto N.º 42.063, de 17 de março de 2020. Imprensa Oficial do Amazonas. Diário Oficial: seção 1, Manaus, Am, ano 127, n. 34.204, p. 1, 17 mar. 2020. Disponível em: https://diario.imprensaoficial.am.gov.br/portal/visualizacoes/pdf/16123/#/p:1/e:16123. Acesso em: 09 fev. 2022.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Decreto N.º 42.087, de 19 de março de 2020. Imprensa Oficial do Amazonas. Diário Oficial: seção 1, Manaus, Am, ano 127, n. 34.206, p. 1, 19 mar. 2020. Disponível em: https://diario.imprensaoficial.am.gov.br/portal/visualizacoes/pdf/16128/#/p:1/e:16128. Acesso em: 09 fev. 2022.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Secretaria de Educação e Desporto. Diretrizes Pedagógicas para o Regime Especial de Aulas não Presenciais. Amazonas, 2020. Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/aula-em-casa/. Acesso em: 09 fev. 2022.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Secretaria de Educação e Desporto. Governo do Estado retorna aula da rede pública estadual com ensino remoto para 400 mil estudantes. Amazonas, 2021. Disponível em: http://www.amazonas.am.gov.br/2021/02/governo-do-estado-retoma-aulas-da-redepublica-estadual-com-ensino-remoto-para-400-mil-estudantes/. Acesso em: 09 fev. 2022.
IBGE. Censo Brasileiro de 2010. Brasilia: IBGE, 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 22 out. 2021
KOCHHANN, Andréa; FERREIRA, Keila Cristina Barbosa; SOUZA, Julyanna Marques de. O uso do whatsapp como possibilidade de aprendizagem: uma experiência no ensino superior. In: Semana de Integração, 4; Semana de Letras, 13; Semana de Pedagogia, 14; Simpósio de Pesquisa e Extensão (SIMPEX), 1. 2015. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/semintegracao/article/view/5493. Acesso em: 18 out. 2021.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LOPES, Antonia Osima. Aula expositiva: superando o tradicional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não?. Campinas, SP: Papirus, 2011.
MELO NETO, Jose Augusto de. O ensino híbrido e o ludismo. Manaus, 23 jul. 2020. Disponível em: https://medium.com/@joseaugusto.am/o-ensinoh%C3%ADbrido-e-o-ludismo-c3944bb0a16e. Acesso em: 18 out. 2021.
ROCHA, Manoel José Fonseca. Metodologia do Ensino Superior. Centro Universitário Leonardo da Vinci. Indaial: Asselvi, 2009.
SANTANA, Mariana Galdino; SILVA, Layane Firmino; DANTAS, Mayhara Vieira, et al. Jogos digitais: brincadeira ou auxílio pedagógico?. In: Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca, 2015. Anais [...]. Tema: Educação a Distância e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, n. 1, v. 1
SANTOS, Vanice dos. Agora digital: o cuidado de si no caminho do diálogo entre tutor e aluno em um ambiente virtual de aprendizagem. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.