O POTENCIAL DIDÁCTICO DO QUIZIZZ NO ENSINO DA GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO HUAMBO, ANGOLA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i12.6042Palavras-chave:
Quizizz. Gamificação. Ensino-aprendizagem da Geografia. TIC.Resumo
Este estudo explorou o potencial didáctico do Quizizz no ensino de Geografia no Liceu Comandante Vilinga, Huambo, Angola, como parte de uma investigação de mestrado iniciada em 2023 no Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo. A problemática que motivou esta investigação relaciona-se com o uso predominante de recursos tradicionais no ensino, enquanto estudantes e professores utilizam tecnologias para outros fins. Este estudo visa aproveitar o potencial do Quizizz para promover formas mais interactivas de ensino-aprendizagem da Geografia. A investigação seguiu uma abordagem mista, e incidiu na revisão bibliográfica, observação e inquéritos a professores. Foram realizadas sessões de capacitação para a exploração do potencial do Quizizz, com posterior recolha das percepções dos professores. Os dados foram analisados usando SPSS e análise qualitativa. Os resultados indicam que as práticas docentes eram maioritariamente tradicionais, não respondendo às exigências dos novos desafios do sistema de Educação e Ensino angolano e do contexto global cada vez mais moderno e globalizado. Como parte da metodologia proposta para o uso de recursos tecnológicos nas aulas de Geografia da 11.ª Classe, os professores foram capacitados em outubro de 2024 para o uso do Quizizz. O estudo destaca a necessidade da formação contínua dos professores em ferramentas tecnológicas, bem como o apetrechamento tecnológico das escolas para um ensino sustentado em metodologias activas e com recurso a tecnologias mais interactivas.
Downloads
Referências
ALVARENGA, I. J. A planificação Docente e o Sucesso do Ensino-Aprendizagem. Praia: UJP-CV, 2011.
APURANA, F. L.; BRITO, I. P.; CAMURÇA, R. P.; SANTOS, J. P. Gamificação na Educação: Utilizando a plataforma Quizizz para melhorar e engajar a aprendizagem das question words na aula de língua inglesa. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciência e Educação, v. 926, 2023. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10873
BONGA, I. O papel das TIC na formação de Professores: Quais desafios em Angola. Novas Edições Académicas, v. 32, 2020.
CURVO, E. F.; MELLO, G. J.; LEÃO, M. F. A gamificação como prática de ensino inovadora: Um olhar para as teorias epistemológicas. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 4972, 2023. DOI: https://doi.org/10.55905/cuadv15n6-008
DANTAS, S. G.; LIMA, S. O Uso do Quizizz para avaliação da aprendizagem de Inglês sob a perspectiva dos alunos. Revista Língua e Literatura, v. 86, 2023.
DAVID, A. A. C.; AGOSTINHO, F. V.; MENDES, M. C. B. Os Recursos Tecnológicos no Ensino: Percepções e Práticas dos Professores de Geografia do Huambo, Angola. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 5, n. 10, p. e5105746, 2024. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5746. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5746
FERNANDES, A. C.; SAMPAIO, A. C. Importância das TICS no ensino da Cartografia para ensinar Geografia. NEPEG, v. 9, 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de investigação social. São Paulo: Atlas, 1989.
LAKATOS, E. M.. MARCONI, M. D. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1992.
LIMA, J. I.; VASCONCELOS, C. A.; SANTOS, L. N. Ensino da Geografia com tecnologias na perspectiva da aprendizagem significativa. Anais Educon, v. 2, 2020.
MAIO, A. C.; SETZER, A. Educação, Geografia e o desafio das novas tecnologias. RPE, v. 233, 2011.
MANUEL, F. Angola pretende criar estrategia nacional de inteligencia artificial. PTI-Portal de Tecnologia de Informação, 20 jun. 2024. Disponível em: https://pti.ao/angola-pretende-criar-estrategia-nacional-de-inteligencia-artificial/. Acesso em: 19 nov. 2024
MOREIRA, M. A. Metodologia de pesquisa em ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
OLIVEIRA, A. D.; MOITA, F. M. Quizz na sala de aula. In: IICINTEDI, v. 3-4, 2016.
PESSOA, J. Quizzez Gamificados com recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem da Programação. 2023. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal, Paíba, 2023.
SILVA, R. M.; MORAES, J. D.; CABRAL, B. I.; NINA, N. V.; MORAES, F. K.; MARAES, F. K.; MORAES, F. C. Análises do Impacto da Plataforma do Quizizz no aprendizado de estudantes em disciplinas de curso técnico. Revista observatória de la economia Latino-Americana, v. 4, 2024. DOI: https://doi.org/10.55905/oelv22n11-025
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.