O POTENCIAL DIDÁCTICO DO QUIZIZZ NO ENSINO DA GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO HUAMBO, ANGOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i12.6042

Palavras-chave:

Quizizz. Gamificação. Ensino-aprendizagem da Geografia. TIC.

Resumo

Este estudo explorou o potencial didáctico do Quizizz no ensino de Geografia no Liceu Comandante Vilinga, Huambo, Angola, como parte de uma investigação de mestrado iniciada em 2023 no Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo. A problemática que motivou esta investigação relaciona-se com o uso predominante de recursos tradicionais no ensino, enquanto estudantes e professores utilizam tecnologias para outros fins. Este estudo visa aproveitar o potencial do Quizizz para promover formas mais interactivas de ensino-aprendizagem da Geografia. A investigação seguiu uma abordagem mista, e incidiu na revisão bibliográfica, observação e inquéritos a professores. Foram realizadas sessões de capacitação para a exploração do potencial do Quizizz, com posterior recolha das percepções dos professores. Os dados foram analisados usando SPSS e análise qualitativa. Os resultados indicam que as práticas docentes eram maioritariamente tradicionais, não respondendo às exigências dos novos desafios do sistema de Educação e Ensino angolano e do contexto global cada vez mais moderno e globalizado. Como parte da metodologia proposta para o uso de recursos tecnológicos nas aulas de Geografia da 11.ª Classe, os professores foram capacitados em outubro de 2024 para o uso do Quizizz. O estudo destaca a necessidade da formação contínua dos professores em ferramentas tecnológicas, bem como o apetrechamento tecnológico das escolas para um ensino sustentado em metodologias activas e com recurso a tecnologias mais interactivas.

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Biografia do Autor

  • António Alcidio Chimbaia David

    Mestrando em Ciências de Educação, Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo. Professor do Colégio Comandante Dangereux do Huambo. Huambo, Angola.

  • Fernando Vianeque Agostinho

    Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola.

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Publicado

06/12/2024

Como Citar

O POTENCIAL DIDÁCTICO DO QUIZIZZ NO ENSINO DA GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO HUAMBO, ANGOLA. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(12), e5126042. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i12.6042