PROCEDIMENTOS INSTITUCIONAIS E SUPORTE PSICOLÓGICO PARA POLICIAIS MILITARES ENVOLVIDOS EM ACIDENTES COM VIATURAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i2.6183

Palavras-chave:

Policial militar, Acidente de trânsito, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, viatura

Resumo

O objetivo deste artigo é destacar a ausência de protocolos institucionais de suporte psicológico para policiais militares envolvidos em acidentes com viaturas policiais. Através de uma reflexão contextual e de análises práticas de casos reais ocorridos na Polícia Militar do Estado do Paraná, o estudo propõe uma reflexão crítica sobre possíveis transtornos mentais e/ou traumas aos militares estaduais, decorrentes de acidente com viatura e sugere a adoção de medidas que integram cuidados psicológicos vinculados a um protocolo padrão de atendimento, com o objetivo de mitigar os impactos emocionais desses eventos nos policiais e com o viés de prevenção de novos sinistros envolvendo viaturas policiais. Conclui-se que a implementação de um protocolo de atendimento psicológico é essencial para garantir a saúde mental dos policiais e o funcionamento eficaz das instituições, bem como na mitigação de acidentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Carlos Dorecki Junior

    Cabo da Policial Militar do Estado do Paraná. Bacharel em Administração pelo Centro Universitario Dom Bosco em Curitiba. Curso de Capacitação de Condução de Viaturas de Patrulhamento Tático. Curso de Capacitação em Conduta de Patrulhamento de Alto Risco. Curso de Capacitação de Rondas Ostensivas de Natureza Especial. Auxiliar da coordenação em varias edições dos cursos acima. Auxiliar do Curso de Formação de Praças do Batalhão de RONE. Adjunto da disciplina de Técnicas de Abordagem Policial em diversos cursos de formação e especializado.

  • Jhonatan de Souza Campos

    Bacharel em Direito pela Pontifícia. Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Especializações na área jurídica e de segurança pública, incluindo: Pós-Graduação em Direito Penal e Processo Penal com ênfase à atividade policial pela Universidade Tuiuti do Paraná; Pós-Graduação em Análise Criminal pela Faculdade de Educação São Braz; Pós-Graduação em Investigação Forense, pela Faculdade Unina; Pós-Graduação em Inteligência Policial, pela Faculdade Unyleya. Cabo da Polícia Militar do Estado do Paraná. Trabalha na RONE, no patrulhamento tático em todo o Estado do Paraná. Polícia Militar do Paraná.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2013. DOI: https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596

CASTRO, J. A Saúde Mental no Ambiente Policial: Abordagens e Intervenções. Rio de Janeiro: Editora ABC, 2008.

LEMOS, A. M. Segurança no Trânsito: Um Estudo sobre Acidentes de Viatura Policial. São Paulo: Editora XYZ, 2010.

NORRIS, F. H.; KANIASTY, K. Receiving Social Support as a Moderator of the Impact of Stress on Psychological Symptoms: A Prospective Study of Victims of Natural Disasters. Journal of Personality and Social Psychology, v. 71, n. 3, p. 498-511, 1996. DOI: https://doi.org/10.1037//0022-3514.71.3.498

PRUMOS - PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS. Diretrizes para o Atendimento à Saúde Mental de Policiais Militares. Curitiba: Governo do Estado do Paraná, 2021.

SANTOS, C. R.; ALMEIDA, J. R. O Efeito do Estresse Pós-Traumático na Performance Policial. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 9, n. 1, p. 25-38, 2015.

VASCONCELOS, J. C. M.; LIMA, L. A. Transtornos Psicológicos em Policiais: Uma Revisão Crítica. Psicologia em Estudo, v. 22, n. 4, p. 521-530, 2017.

Downloads

Publicado

18/02/2025

Como Citar

PROCEDIMENTOS INSTITUCIONAIS E SUPORTE PSICOLÓGICO PARA POLICIAIS MILITARES ENVOLVIDOS EM ACIDENTES COM VIATURAS. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(2), e626183. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i2.6183