ATITUDES AMBIENTAIS, CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO E ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES COM OS OBJETIVOS DA AGENDA 2030
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i6.6565Palavras-chave:
Educação ambiental, Estudante protagonista, Interação dialógica, Objetivos de Desenvolvimento SustentávelResumo
A promoção de ações em educação ambiental, na perspectiva extensionista, torna mais realista a promoção de valores e atitudes para o compromisso ambiental. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo descrever e refletir acerca de atividades de sensibilização ambiental, desenvolvidas por estudantes no processo de curricularização da extensão. Construiu-se um questionário de sondagem para diagnosticar acerca de problemáticas socioambientais. A partir dos dados coletados foram estruturados projetos de intervenção vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse percurso foram construídos 12 produtos facilitadores de diálogos: oito folders, três jogos didáticos e um conjunto de cartazes temáticos. Esses materiais, compartilhados com as comunidades, geraram discussões que, posteriormente, foram objetos de debate em sala de aula. Os resultados evidenciam o potencial desses produtos educativos para sensibilização do público envolvido e consolidação da aprendizagem discente. Dessa forma, as atividades de extensão revelaram-se como uma via potente para fomentar o engajamento de estudantes, de forma crítica e ativa, com a vivência de uma educação comprometida com as metas assumidas pelos países signatários da Agenda 2030 da ONU.
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