A FORMAÇÃO DE PROFESSORES VOLTADA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM UMA ESCOLA CEARENSE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i6.6575Palavras-chave:
Inclusão escolar, Necessidades Educacionais Especiais (NEE), Formação de professores, Itaitinga, Ceará.Resumo
Este artigo aborda o contexto da inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no Brasil, um princípio fundamental amparado por legislação e diretrizes nacionais, mas que enfrenta desafios na prática. A pesquisa investiga a formação de professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em um município do Ceará para lidar com esse tipo de inclusão. A amostra do estudo incluiu quatro escolas públicas municipais de Itaitinga, Ceará, e coletou dados de um total de oito professores, representando 2% do total de docentes que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental nesse município. A questão central da pesquisa é: como a formação inicial e continuada dos professores influencia suas práticas pedagógicas e o enfrentamento dos desafios na inclusão de alunos com NEE? O objetivo é analisar as concepções e práticas dos professores, bem como as dificuldades encontradas no processo inclusivo. A metodologia utilizada é qualitativa, configurada como um estudo de caso interpretativista, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, observações em sala de aula e análise documental. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Resultados preliminares indicam que a formação inicial dos professores é considerada inadequada e a formação continuada, insuficiente e pouco prática.
Downloads
Referências
AINSCOW, M. From special education to effective schools for all: exploring the way ahead. In: FLORIAN, L. (Ed.). The SAGE handbook of special education. London: SAGE Publications Ltd., 2008. p. 47-59. DOI: https://doi.org/10.4135/9781848607989.n12
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOFF, A. P.; MACHADO, A. de B. Educação especial na perspectiva inclusiva: uma revisão pautada no direito de todos à educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 40, e85133, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-0411.85133. Acesso em: 22 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.85133
BOFF, A. P.; MACHADO, A. de B. Interseccionalidade e inclusão: um diálogo com os marcadores sociais da diferença. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 46, e20240060, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/rbce.46.e20240060. Acesso em: 22 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.46.e20240060
BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index for inclusion: developing learning and participation in schools. Bristol: Centre for Studies on Inclusive Education (CSIE), 2002.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei nº 9.394/96. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). Brasília, DF: [s. n,], 2008.
DYSON, A. Special needs education: inclusive or exclusive? British Journal of Sociology of Education, v. 22, n. 3, p. 313-328, 2001.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Estudos em Avaliação Educacional, v. 23, n. 4, p. 342-353, 2012.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, N. L.; COELHO, W. de N. B. Desafios e perspectivas contemporâneas em Políticas Educacionais e Diversidade. SciELO em Perspectiva Humanas, 2025. Disponível em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2025/01/29/desafiosperspectivascontemporaneaspoliticaseducacionais-diversidade/. Acesso em: 22 jun. 2025.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MITTLER, P. Working towards inclusive education: Social contexts. London: Fulton, 2000.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PÉREZ-GÓMEZ, Á. I. O pensamento prático do professor: A formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 93-114.
ROSA, R. A.; BUCCO, E. A. Neurodiversity: expanding the boundaries of diversity, equity, and inclusion in organizations. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, e2023-0196, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1679-395120230196x. Acesso em: 22 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395120230196x
SILVA, J. A. G. et al. A educação inclusiva e a tecnologia assistiva: caminhos para a equidade. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 17, n. 1, e7371, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.55905/cuadv17n1-141. Acesso em: 22 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.55905/cuadv17n1-141
SKRTIC, T. M. Behind special education: A critical analysis of professional culture and school organization. Denver: Love Publishing Company, 1991.
STAINBACK, S.; STAINBACK, W. A rationale for integration and inclusive communities. In: _____. (Eds.). Inclusion: A guide for educators. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing Co., 1999. p. 19-30.
UNESCO. Policy guidelines on inclusion in education. Paris: UNESCO, 2009.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.