O USO DO AMBIENTE TEAMS PARA O ENSINO HÍBRIDO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.998Palavras-chave:
Ambiente Teams, Ensino Híbrido, Tecnologias EducacionaisResumo
O sistema educacional foi fortemente impactado nos anos de 2020 e 2021 com classificação pela OMS de pandemia o surto de COVID-19, impossibilitando reuniões em salas de aulas e do contato físico. Os gestores buscaram soluções para superar estas adversidades, proporcionando aos docentes, mecanismos que permitissem atender as necessidades acadêmicas e manutenção da qualidade do ensino. A solução imediata para estes obstáculos, só foi possível graças a evolução e disponibilidade das TDICs. Para consecução deste trabalho, que tem como principal objetivo, investigar a partir do feedback discente, o aprendizado nas aulas construídas no ambiente Teams, realizamos uma pesquisa exploratória, com a coleta de dados no formulário Forms, realizadas no segundo semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021, com entrevistas realizadas nas aulas presenciais ocorridas no segundo semestre de 2021. As principais conclusões indicam que a evolução das TDICs possibilitou uma rápida transição e adequação do processo. Durante a análise das informações geradas, identificamos que algumas ações podem ser realizadas pelo docente e oferecidas aos alunos durante as aulas, como os ajustes dos procedimentos metodológicos, melhoria na organização e consequente clareza das aulas e esclarecimento de dúvidas, que por vezes não ocorria na velocidade esperada. E para continuidade do ensino híbrido, os discentes necessitam de alternativas educacionais customizadas para ir adiante em suas conquistas como aprendiz. O ambiente Teams, apresentou-se satisfatório para o processo, indicando que pode ser utilizado de forma contínua para se trabalhar disciplinas no ensino híbrido.
Downloads
Referências
ASSUNÇÃO, M. Â. L. TDICs e Mediação no Processo Educativo. XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2018. Disponível em: http://www.pe.senac.br/congresso/anais/2015/arquivos/pdf/comunicacao-oral/TDICs%20E%20MEDIA%C3%87%C3%83O%20NO%20PROCESSO%20EDUCATIVO.pdf. Acesso em: 15 de setembro de 2021.
BRANCO, E. P.; ADRIANO, G.; ZANATTA, S. C. Educação e TDIC: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da COVID-19. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 328–350, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p328-350. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10712. Acesso em: 15 de setembro de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 20 de agosto de 2021.
DA SILVA FONSECA, E. Educação 5.0 – O Conectivismo, a Revolução Digital e o Ensino a Distância. Contribuições para o Ensino Híbrido. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 2, n. 4, p. e24197, 2021. DOI: 10.47820/recima21.v2i4.197. Disponível em: http://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/197. Acesso em: 1 dezembro de 2021.
FAVA. R. Educação 3.0 – Aplicando o PDCA nas instituições de ensino. 1ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2014.
FONSECA, E. DA S.; ARAÚJO JR., C. F. DE. Learning Analytics para avaliar o desempenho discente em uma disciplina de cursos à distância. RENCIMA - Revista de Ensino de Ciências e Matemática – ISSN 2179-426X, v. 10, n. 4, p. 137-151, 2019. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i4.2415. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2415/1151. Acesso em 20 de novembro de 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
INEP. Ministério da Educação. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação - Presencial e a Distância. Reconhecimento, Renovação de Reconhecimento. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Diretoria de Avaliação da Educação Superior. 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_reconhecimento.pdf. Acesso em 02 de dezembro de 2021.
LIMA, S. G. S.; PEREIRA, E. A. Cibercultura e internet das coisas: os desdobramentos da educação na era digital. Brazilian Journal of Development. 2021. Diponívelm em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/30538/24005. Acesso em: 01 de novembro de 2021.
MORAN, J. M.; MASSETTO, M. T.; BEHRENS M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP. Papirus, 2015.
MICROSOFT. Introdução ao Microsoft Teams. Centro Educador. 2021. Disponível em: https://education.microsoft.com/en-us/resource/d5b62e3e. Acesso em: 15 de outubro de 2021.
MICROSOFT. Microsoft Teams. Impulsione o trabalho em equipe em seu negócio gratuitamente. 2021. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-teams/free. Acesso em: 15 de setembro de 2021.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2013. ISBN: 978-85-7717-158-3. Disponível em: Disponível em: https://www.feevale.br/institucional/editorafeevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao. Acesso em: 17 de agosto de 2020.
SILVA, E. G. M.; MORAES, D. A. F. O uso Pedagógico das TDIC no Processo de Ensino e Aprendizagem: Caminhos, Limites e Possibilidades. 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_ped_artigo_edina_guardevi_marques_silva.pdf. Acesso em: 20 de agosto de 2021.
VALENTE, J. A. O Computador na Sociedade do Conhecimento. Organizador – Campinas, SP: OEA_NIED/UNICAMP, 1999. Disponível em: http://www.nied.unicamp.br/oea/pub/livro1/index.html. Acesso em 15 de outubro de 2016.
VALENTE, J. A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. 2018. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf. Acesso em 20 de novembro de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.