O USO DO AMBIENTE TEAMS PARA O ENSINO HÍBRIDO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.998

Palavras-chave:

Ambiente Teams, Ensino Híbrido, Tecnologias Educacionais

Resumo

O sistema educacional foi fortemente impactado nos anos de 2020 e 2021 com classificação pela OMS de pandemia o surto de COVID-19, impossibilitando reuniões em salas de aulas e do contato físico. Os gestores buscaram soluções para superar estas adversidades, proporcionando aos docentes, mecanismos que permitissem atender as necessidades acadêmicas e manutenção da qualidade do ensino. A solução imediata para estes obstáculos, só foi possível graças a evolução e disponibilidade das TDICs. Para consecução deste trabalho, que tem como principal objetivo, investigar a partir do feedback discente, o aprendizado nas aulas construídas no ambiente Teams, realizamos uma pesquisa exploratória, com a coleta de dados no formulário Forms, realizadas no segundo semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021, com entrevistas realizadas nas aulas presenciais ocorridas no segundo semestre de 2021. As principais conclusões indicam que a evolução das TDICs possibilitou uma rápida transição e adequação do processo. Durante a análise das informações geradas, identificamos que algumas ações podem ser realizadas pelo docente e oferecidas aos alunos durante as aulas, como os ajustes dos procedimentos metodológicos, melhoria na organização e consequente clareza das aulas e esclarecimento de dúvidas, que por vezes não ocorria na velocidade esperada. E para continuidade do ensino híbrido, os discentes necessitam de alternativas educacionais customizadas para ir adiante em suas conquistas como aprendiz. O ambiente Teams, apresentou-se satisfatório para o processo, indicando que pode ser utilizado de forma contínua para se trabalhar disciplinas no ensino híbrido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Enir da Silva Fonseca

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Relações Internacionais do Centro Universitário Lusíada (UNILUS). Brasil, São Paulo.

Professor para os Cursos de Administração, Relações Internacionais e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Lusíada (UNILUS). Brasil, São Paulo.

Domeiver Elias Santiago Verni

Mestre em Educação. Possui MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Gerenciamento de Projetos com Extensão Universitária em Business and Management for International Professionals. MBA em Finanças e Controladoria. Pós-Graduação em Organização e Métodos e Pós-Graduação em Análise de Sistemas. É graduado em Administração. Coordenador dos cursos de Administração, Relações Internacionais e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Lusíada-UNILUS.

Referências

ASSUNÇÃO, M. Â. L. TDICs e Mediação no Processo Educativo. XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2018. Disponível em: http://www.pe.senac.br/congresso/anais/2015/arquivos/pdf/comunicacao-oral/TDICs%20E%20MEDIA%C3%87%C3%83O%20NO%20PROCESSO%20EDUCATIVO.pdf. Acesso em: 15 de setembro de 2021.

BRANCO, E. P.; ADRIANO, G.; ZANATTA, S. C. Educação e TDIC: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da COVID-19. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 328–350, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p328-350. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10712. Acesso em: 15 de setembro de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 20 de agosto de 2021.

DA SILVA FONSECA, E. Educação 5.0 – O Conectivismo, a Revolução Digital e o Ensino a Distância. Contribuições para o Ensino Híbrido. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 2, n. 4, p. e24197, 2021. DOI: 10.47820/recima21.v2i4.197. Disponível em: http://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/197. Acesso em: 1 dezembro de 2021.

FAVA. R. Educação 3.0 – Aplicando o PDCA nas instituições de ensino. 1ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2014.

FONSECA, E. DA S.; ARAÚJO JR., C. F. DE. Learning Analytics para avaliar o desempenho discente em uma disciplina de cursos à distância. RENCIMA - Revista de Ensino de Ciências e Matemática – ISSN 2179-426X, v. 10, n. 4, p. 137-151, 2019. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i4.2415. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2415/1151. Acesso em 20 de novembro de 2021.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

INEP. Ministério da Educação. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação - Presencial e a Distância. Reconhecimento, Renovação de Reconhecimento. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Diretoria de Avaliação da Educação Superior. 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_reconhecimento.pdf. Acesso em 02 de dezembro de 2021.

LIMA, S. G. S.; PEREIRA, E. A. Cibercultura e internet das coisas: os desdobramentos da educação na era digital. Brazilian Journal of Development. 2021. Diponívelm em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/30538/24005. Acesso em: 01 de novembro de 2021.

MORAN, J. M.; MASSETTO, M. T.; BEHRENS M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP. Papirus, 2015.

MICROSOFT. Introdução ao Microsoft Teams. Centro Educador. 2021. Disponível em: https://education.microsoft.com/en-us/resource/d5b62e3e. Acesso em: 15 de outubro de 2021.

MICROSOFT. Microsoft Teams. Impulsione o trabalho em equipe em seu negócio gratuitamente. 2021. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-teams/free. Acesso em: 15 de setembro de 2021.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2013. ISBN: 978-85-7717-158-3. Disponível em: Disponível em: https://www.feevale.br/institucional/editorafeevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao. Acesso em: 17 de agosto de 2020.

SILVA, E. G. M.; MORAES, D. A. F. O uso Pedagógico das TDIC no Processo de Ensino e Aprendizagem: Caminhos, Limites e Possibilidades. 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_ped_artigo_edina_guardevi_marques_silva.pdf. Acesso em: 20 de agosto de 2021.

VALENTE, J. A. O Computador na Sociedade do Conhecimento. Organizador – Campinas, SP: OEA_NIED/UNICAMP, 1999. Disponível em: http://www.nied.unicamp.br/oea/pub/livro1/index.html. Acesso em 15 de outubro de 2016.

VALENTE, J. A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. 2018. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf. Acesso em 20 de novembro de 2020.

Publicado

22/12/2021

Como Citar

Fonseca, E. da S., & Verni, D. E. S. (2021). O USO DO AMBIENTE TEAMS PARA O ENSINO HÍBRIDO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(11), e211998. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.998