Uso de Estratégias Neuroeducacionais no Ensino de Trigonometria em uma Universidade Pública do Estado de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1100

Palavras-chave:

Neuroeducação, Ensino de Matemática, Ensino Superior, Trigonometria

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar se a utilização de três métodos de ensino utilizados pela neuroeducação como eficazes para o aprendizado da matemática, foi realmente capaz de atingir o nível de conhecimento de 20 alunos de uma universidade pública de Alagoas em trigonometria. Ao final deste tópico, há uma grande crítica à disciplina Fundamentos de Matemática II, que está relacionada ao final ou estudo daquele tópico. Uma investigação tem um desenvolvimento quase-experimental, uma abordagem quantitativa de âmbito explicativo, com um corte longitudinal, em que realizamos uma intervenção educativa durante um período de três meses. Como fila de dados, usamos um pré-teste e um pós-teste. O resultado que obtivemos foi que por meio de um pré-teste bem sucedido e duas questões pós-teste, passou de 57,19% para 76,48%. Portanto, concluímos que os métodos utilizados podem colaborar no processo de ensino-aprendizagem da trigonometria.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Daniel Nicolau Brandão

    Universidade Estadual de Alagoas

  • Dr. Elielson Magalhães Lima

    Universidade Estadual de Alagoas

Referências

ARCAVI, A. The role of visual representations in the learning of mathematics. Educational Studies in Mathematics, v. 52, p. 215-241, 2003.

BASSANEZI, R. C. Modelagem Matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.

BOALER, J. Mentalidade Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2018.

BOALER, J. et al. Seeing as Understanding: The Importance of Visual Mathematics for our Brain and Learning. Journal of Applied & Computational Mathematics, v. 5, n. 5, p. 1-6, 2016.

BRAVO VALDIVIESO, L. El aprendizaje de las matemáticas: Piscologia cognitiva y neurociencias. Arequipa, p. 11-29, 2016.

CARVALHO, F. A. H. D. Neurociências e educação: uma articulação necessária na formação docente. Trabalho, Educação e Saúde, 8, n. 3, 2010. 537-550.

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DEHAENE, S.; COHEN, L. Towards an anatomical and functional model of number processing. Mathematical Cog, 1995.

FALCO, M.; KUZ, A. Comprendiendo el Aprendizaje a través de las Neurociencias, con el entrelazado de las TICs en Educación. Revista Iberoamericana de Educación en Tecnología y Tecnología en Educación, n. 17, Junho 2016. 43-51. Disponivel em: <http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/54200>. Acesso em: 2020.

GUILLÉN, J. C. Neuroeducación en el aula: De la teoría a la prática. Barcelona: Createspace Independent Publishing Platform, 2017.

MENEGHELLI, J.; POSSAMAI, J. P. Resolução de Problemas e o software GeoGebra: um caminho para a compreensão das funções seno e cosseno. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 491-512, 2019.

MENON, V. Arithmetic in the Child and Adult Brain. The Oxford Handbook of Mathematical Cognition, p. 1-23, 2014.

MORA, F. Neuroeducación: Solo se puede aprender aquello que se ama. Madrid: Allianza Editorial, 2017.

MORIN, E. O Método III: o conhecimento do conhecimento. 5ª. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

ONUCHIC, L. D. L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, 25, n. 41, 2011. 73-98.

PARK, J.; BRANNON, E. M. Training the Approximate Number System Improves Math Proficiency. Psychol Sci, p. 1-10, 2013.

ROTTA, N. ; BRIDI FILHO, A.; BRIDI, R. D. S. Plasticidade cerebral e aprendizagem: abordagem multidisciplinar [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2018.

TOKUHAMA-ESPINOSA. T. N. The scientifically substantiated art of teaching: a study in the development of standards in the new academic field of neuroeducation (mind, brain, and education science). Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Capella University, Mineápolis, Minesota, 2008.

Publicado

30/01/2022

Como Citar

Uso de Estratégias Neuroeducacionais no Ensino de Trigonometria em uma Universidade Pública do Estado de Alagoas. (2022). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(2), e321100. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1100