AÇÕES DE ENFERMAGEM NA CONSTRUÇÃO DE UMA RELAÇÃO HUMANIZADA COM PAIS DE RECÉM-NASCIDOS INTERNADOS EM UTI NEONATAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1218Palavras-chave:
UTI Neonatal; Pais; Enfermagem.Resumo
O Trabalho tem como principal objetivo: Identificar como o enfermeiro pode contribuir para a interação com a equipe de enfermagem junto a família na UTI-NEONATAL. O estudo surgiu a partir da observação acadêmica do grupo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, onde realizamos visitas técnicas. Observamos o exercer da função dos enfermeiros neonatologistas deste serviço. Nossa motivação foi descrever o processo de comunicação entre o enfermeiro e pais de RNs durante o período de internação nas unidades de terapia intensiva neonatal, devido a evidências de uma relação pouco humanizada do enfermeiro junto aos pais. Observamos que os enfermeiros se mostram um pouco distante dos pais, não conseguindo perceber suas necessidades e expectativas frente à hospitalização de seu filho em uma Unidade de Terapia Intensiva. Os enfermeiros, membros da equipe da UTI Neonatal devem ser o elo entre os pais e seus filhos. O compromisso de ajudar os pais a vencer as dificuldades encontradas e encorajá-los nessa aproximação para que se inicie o processo de desenvolvimento da humanização. É necessário nesse contexto perceber o quanto é importante a disponibilidade para ouvir o outro, pois só desta forma que a humanização acontecerá de forma efetiva. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa visando como o enfermeiro pode trazer na prática a interação com a equipe de enfermagem junto à família na UTI- Neonatal. Concluímos que os enfermeiros e a equipe de enfermagem que atua em UTIN precisam sistematizar seus cuidados pautados na inclusão das famílias na unidade da terapia intensiva neonatal.
Downloads
Referências
CAVERY, G. B. Perspectivas em neonatologia. Neonatologia: Fisiopatologia e cuidado do recém-nascido. Rio de Janeiro: Artes Médicas, 1978.
CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
FRELLO, Ariane Thaise; CARRARO, Telma Elisa; CARRARO, Telma Elisa. Enfermagem e a relação com as mães de neonatos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Revista Brasileira de Enfermagem, [s.l.], v. 65, n. 3, p.514-521, jun. 2012. FapUNIFESP (SciELO).
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p.
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVAO, Cristina Maria. Revisão integrativa: Método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 17, n. 4, Dec. 2008.
OLIVEIRA, Kezia; ORLANDI, Marcia; MARCON, Sônia. Percepções de Enfermeiros Sobre Orientações Realizadas em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Revista Rene, Fortaleza, 2011 out/dez.
OLIVEIRA, Kezia; VERONEZ, Marly; CORRÊA, Darci; et al. Vivencias de Familiares no Processo de Nascimento e Internação de Seus Filhos em UTI Neonatal. Escola Anna Nery, 2013 jan/mar.
ROSA, Bruna; BEUTER, Margrid; GIRADON-PERLINI, Nara et al. Percepções e sentimentos da família na interação com a equipe de enfermagem na UTI neonatal: Revista Ciência, Cuidado e Saúde, v. 11, n. 1 (2012) – Março de 2018.
ROSEIRO, Cláudia Paresqui. Humanização em UTI Neonatal: o que pensam os profissionais de saúde?. Estud. psicol. (Campinas), Mar 2015, vol.32
SILVA, Cristiane; PAULA, Gabriella; PEIXOTO, Myrian; Et. Al. Assistência de Enfermagem á Familiares de Recém Nascidos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: Revisão Integrativa. Revista de Enfermagem REVENF, ciênc. Cuid. saúde vol.12 n 4. Outubro/2013.
SOARES, Leticia Gramazio et al. Enfermagem Neonatal em Cuidados Intensivos: O Olhar das Famílias.Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, [s.l.], v. 15, n. 1, p.12-21, 10 jun. 2014. Rev Rene - Revista da Rede de Enfermagem de Nordeste.
TERRA, Angélica; DIAS, Iêda; REIS, Valesca. A Enfermagem Atuando Como Facilitadora com o Apego Materno – Filal. Revista RECOM, (UFJF- MG), 2011.
UNGERER, R. L. S; MIRANDA, A. T. C. História do alojamento conjunto. Jornal Pediatria. Rio de Janeiro, v. 75, n.1, p. 5-10, 1999.
Wanda Maria Junqueira de Aguiar. Sergio Ozella. Apreensão dos Sentidos: Aprimorando a Proposta dos Núcleos de Significação. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.