GESTORES DO CAPITAL INTELECTUAL – QUEBRANDO AMARRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1304

Palavras-chave:

Avaliação

Resumo

O artigo visa alcançar uma visão holística por parte dos gestores de pessoas, deixando para traz velhos comportamentos e mudando modelos mentais para tarefas relativas ao trato com seu semelhante. A gestão do desempenho envolve a relação entre empregados e empregadores de uma organização como membros de um grupo, a fim de promover a eficiência e o efetivo alcance das metas organizacionais. O estudo foi concebido de forma que o gestor seja capacitado a compreender e incorporar os conceitos e as práticas da gestão do desempenho de pessoas alinhando-os às contingências de sua gestão nos diferentes modelos de organizações em que atuam de forma a contribuir para o alcance dos macros objetivos organizacionais. A partir dessa proposta, vamos abordar o conceito de gestão de desempenho associado às técnicas e práticas voltadas ao processo de avaliação de desempenho profissional. Ao longo deste material, vamos estudar os principais conceitos a respeito do tema, bem como apresentar exemplos práticos, mostrando que a gestão do desempenho vai além da avaliação de desempenho propriamente dita. O que se espera ao final é a consagração do gestor em sua mudança de paradigmas, sensibilizando-o para outras formas de enxergar seu funcionário e obter melhores resultados gerais. As ideias aqui apresentadas servirão como base para o prosseguimento dos estudos referentes ao preparo do gestor de desempenho e demais profissionais da área de gestão de pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Edson Bastos Marinelli

Mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos, Brasil. Professor Instrutor da Universidade de Guarulhos , Brasil

 

Referências

ALVES, M. P. Avaliação de Desempenho: Uma ferramenta de gestão. São Paulo: Escolar Editora, 2016

DUTRA, J. S. Gestão de carreiras na empresa contemporânea. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. São Paulo: Centauro, 2002. SOUZA, Vera Lúcia de. Gestão de desempenho. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

JONES, G. R.; GEORGE, J. M. Fundamentos da Administração Contemporânea. 4. ed. São Paulo: Editora McGraw Hill, 2012.

MARTINS, H. F.; Marini, C. Um guia de governança para resultados na administração pública. Brasília: Publix Editora, 2010.

MARTINS, H. F.; MARINI, C. Governança para resultados: atributos ideais de um modelo. III Congresso Consad de Gestão Pública, Brasília/DF, 15 a 17 mar., 2010. Disponível em: . Acesso em: 2 ago. 2016

SOUZA, V. L. Gestão de desempenho. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

SOUZA, V. L. Gestão de desempenho. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

Publicado

14/07/2022

Como Citar

Marinelli, E. B. (2022). GESTORES DO CAPITAL INTELECTUAL – QUEBRANDO AMARRAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371304. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1304