GESTORES DO CAPITAL INTELECTUAL – QUEBRANDO AMARRAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1304Palavras-chave:
AvaliaçãoResumo
O artigo visa alcançar uma visão holística por parte dos gestores de pessoas, deixando para traz velhos comportamentos e mudando modelos mentais para tarefas relativas ao trato com seu semelhante. A gestão do desempenho envolve a relação entre empregados e empregadores de uma organização como membros de um grupo, a fim de promover a eficiência e o efetivo alcance das metas organizacionais. O estudo foi concebido de forma que o gestor seja capacitado a compreender e incorporar os conceitos e as práticas da gestão do desempenho de pessoas alinhando-os às contingências de sua gestão nos diferentes modelos de organizações em que atuam de forma a contribuir para o alcance dos macros objetivos organizacionais. A partir dessa proposta, vamos abordar o conceito de gestão de desempenho associado às técnicas e práticas voltadas ao processo de avaliação de desempenho profissional. Ao longo deste material, vamos estudar os principais conceitos a respeito do tema, bem como apresentar exemplos práticos, mostrando que a gestão do desempenho vai além da avaliação de desempenho propriamente dita. O que se espera ao final é a consagração do gestor em sua mudança de paradigmas, sensibilizando-o para outras formas de enxergar seu funcionário e obter melhores resultados gerais. As ideias aqui apresentadas servirão como base para o prosseguimento dos estudos referentes ao preparo do gestor de desempenho e demais profissionais da área de gestão de pessoas.
Downloads
Referências
ALVES, M. P. Avaliação de Desempenho: Uma ferramenta de gestão. São Paulo: Escolar Editora, 2016
DUTRA, J. S. Gestão de carreiras na empresa contemporânea. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. São Paulo: Centauro, 2002. SOUZA, Vera Lúcia de. Gestão de desempenho. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.
JONES, G. R.; GEORGE, J. M. Fundamentos da Administração Contemporânea. 4. ed. São Paulo: Editora McGraw Hill, 2012.
MARTINS, H. F.; Marini, C. Um guia de governança para resultados na administração pública. Brasília: Publix Editora, 2010.
MARTINS, H. F.; MARINI, C. Governança para resultados: atributos ideais de um modelo. III Congresso Consad de Gestão Pública, Brasília/DF, 15 a 17 mar., 2010. Disponível em: . Acesso em: 2 ago. 2016
SOUZA, V. L. Gestão de desempenho. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.
SOUZA, V. L. Gestão de desempenho. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.