RELAÇÃO ENTRE AS HABILIDADES DA BNCC PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (AGENDA 2030 - ONU): REFLEXÕES E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.131Palavras-chave:
BNCC, OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, HISTÓRIA, COMPETÊNCIAS E HABILIDADESResumo
A associação do desenvolvimento das habilidades no currículo de História propostas na BNCC (2017) com a Agenda 2030 conferida pela ONU no ano de 2015 apresentam caminhos possíveis a serem trilhados no campo educacional de forma significativa e alicerçada em demandas contemporâneas da sociedade global. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica, propomos identificar possibilidades no desenvolvimento das habilidades propostas para a disciplina de História contidas na BNCC em associação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados na Agenda 2030. Espera-se contribuir para uma prática docente de História embasada em temas significativos e de grande relevância para os alunos, sendo estes entendidos como colaboradores e parceiros de uma comunidade global e interdependente nos mais variados aspectos e dos quais compõem toda a complexidade da vida em sociedade, levando em conta as instabilidades e incertezas que permeiam a vida cidadã do século XXI, qualificando a compreensão da realidade vigente como possibilidade de tratamento pedagógico nas aulas de História no Ensino Fundamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.