RELAÇÃO ENTRE AS HABILIDADES DA BNCC PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (AGENDA 2030 - ONU): REFLEXÕES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Luiz Carlos Lombardo Piraino UNICESUMAR
  • Priscilla Campiolo Manesco unicesumar

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.131

Palavras-chave:

BNCC, OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, HISTÓRIA, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Resumo

A associação do desenvolvimento das habilidades no currículo de História propostas na BNCC (2017) com a Agenda 2030 conferida pela ONU no ano de 2015 apresentam caminhos possíveis a serem trilhados no campo educacional de forma significativa e alicerçada em demandas contemporâneas da sociedade global. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica, propomos identificar possibilidades no desenvolvimento das habilidades propostas para a disciplina de História contidas na BNCC em associação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados na Agenda 2030. Espera-se contribuir para uma prática docente de História embasada em temas significativos e de grande relevância para os alunos, sendo estes entendidos como colaboradores e parceiros de uma comunidade global e interdependente nos mais variados aspectos e dos quais compõem toda a complexidade da vida em sociedade, levando em conta as instabilidades e incertezas que permeiam a vida cidadã do século XXI, qualificando a compreensão da realidade vigente como possibilidade de tratamento pedagógico nas aulas de História no Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Priscilla Campiolo Manesco, unicesumar

Mestrado em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/2008), Especialização em Metodologia do Ensino da Arte pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER/2012). Especialização em História Econômica pela UEM (2004). Graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN/2000). Graduação em Pedagogia/Licenciatura, pelo Centro Universitário Maringá (Unicesumar/2013). Atualmente é coordenadora de cursos de graduação do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), da Unicesumar; docente na pós-graduação lato-sensu em cursos de Educação; integrante da Comissão de Elaboração e Revisão de Itens/ENADE do Banco Nacional de Itens (BNI), pelo Instituto Anísio Teixeira (INEP/MEC); e integrante do Comitê de Pesquisa na Unicesumar. Faz parte do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis), pelo Ministério da Educação, para atos regulatórios de curso na modalidade presencial e a distância. Tem experiência na área educacional como coordenadora (Ensino Fundamental e Superior), como Professora da Educação Básica e em Cursos de Graduação e Pós-graduação lato-sensu.

Publicado

29/04/2021

Como Citar

Piraino, L. C. L., & Campiolo Manesco, P. . (2021). RELAÇÃO ENTRE AS HABILIDADES DA BNCC PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (AGENDA 2030 - ONU): REFLEXÕES E POSSIBILIDADES. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(3), 01–19. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.131