LITERATURA SURDA: UM OLHAR PARA AS NARRATIVAS EM LIBRAS, O DIREITO ÀS DIFERENÇAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1358Palavras-chave:
Literatura Surda, Surdos, Processo de ensino e desenvolvimentoResumo
O trabalho de pesquisa tem como foco a Literatura Surda, apresenta uma abordagem simples e acessível sobre as narrativas nas literaturas que tem como temas em destaque às necessidades dos surdos na sociedade, as dificuldades das publicações literárias com temas específicos à inclusão dos surdos como sujeito ativo e produtivo na sociedade e temas que muitas vezes retratam os anseios dos mesmos, mas não são consideradas. Tem como objetivo identificar as riquezas dentro da literatura surda, nos aspectos educacionais, culturais e sociais. A metodologia de pesquisa aplicada é de revisão bibliográfica, de natureza narrativa, descritiva e exploratória que revelam o comportamento da sociedade dominada por ouvintes com os surdos que anseiam interagir explorando dentro dos aspectos da literatura surda. Apresenta a LIBRAS como instrumento de mediação, impulsionada pela literatura surda.
Downloads
Referências
ARMSTRONG, T. Inteligências Múltiplas na sala de aula. 2ª ed., Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa Em Ciências Humanas E Sociais. São Paulo: Cortez, 1991.
Da Silva, T. T., Hall, S., & Woodward, K. (2014). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. (15a ed.). Vozes
GALVÃO, I. Henri Wallon. Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 2008.p. 37-61.
HESSEL, Carolina; ROSA, Fabiano. Cinderela surda. Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2009.
HESSEL, C.; ROSA, F.; KARNOPP, L. B. Rapunzel Surda. Canoas, RS: ULBRA, 2005.
HUTCHEON, L. A theory of adaptation. London: Routledge, 2013.
KARNOPP, L. B. Língua de sinais e língua portuguesa: em busca de um diálogo: Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.
KARNOPP, Lodenir. Literatura Surda. Florianópolis: UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
KARNOPP, Lodenir. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda.
Cadernos de Educação (UFPel), v. Ano 19, p. 155-174, 2010.
KARNOPP, L. Literatura Surda. Curso de Licenciatura em Letras-Libras na Modalidade a Distância. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
KARNOPP, Lodenir. Literatura Surda. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 7,
n. 2, p. 98-109, jun. 2005. Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/10162/ssoar-etd-2006-2-karnopp- literatura_surda.pdf?sequence=1. Acesso em: 19 outubro. 2021.
KLEIN, Madalena. Educação e movimento surdo: histórias de rupturas e contestações. In: KARNOPP, Lodenir Becker; KLEIN, Madalena. A Língua na Educação do Surdo. Vol. 1. Porto Alegre: Secretaria Estadual de Educação, 2005.
LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores leitura. São Paulo: Moderna, 2001.
LAZZARIN, Márcia Lise (Orgs.). Cultura Surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Ed. ULBRA, 2011. p. 91-112.
LOPES, Maura Corcini.; LEITE, F.B. Cultura Surda & Libras. São Leopoldo, RS: Editora
Unisinos, 2011.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MENDES, L, N. et al. Estudos de Revisão. Rev. De epidemiologia e controle de infecção. V. 5, n. 3, pag. 01–05. 200
MOURÃO, Claudio H. N. Adaptações e tradução em literatura surda: a produção
culturas em língua de sinais. Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br/
admin/uploads/2012/Educacao_Especial/Trabalho/08_31 _14_3009-7345-1-PB.pdf>.
Acesso em: 20 maio 2017.
OLIVEIRA, Mylena Lícia dos Santos. A LITERATURA SURDA E SUA RELAÇÃO COM A IDENTIDADE SURDA. 2021.
PERLIM, Galdis; MIRANDA, Wilson. Surdos: o narrar e a política. Ponto de vista. Florianópolis, 2003. Disponível em:www.periodicos.ufsc.br. Acesso em: 22 mai. 2021.
QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
QUEIROZ, Alicyary Moreira. Literatura surda nas práticas de professores surdos em escola bilíngue. 2021.
ROCHA, Carlos Ranieny Pereira; SILVA, Débora Alves Mendonça; ANTUNES, Joeli Teixeira. Libras e literatura surda: o processo de individuação e a inclusão dos surdos na educação. Conselho Editorial, p. 55, 2021.
ROSA, Fabiano Souto; KLEIN, Madalena. O que sinalizam os professores surdos sobre literatura surda em livros digitais. In: KARNOPP, Lodenir; KLEIN, Madalena; LUNARDI-
SILVA, Kaio Germano Sousa et al. Afetividade como prática metodológica na educação infantil: Uma revisão narrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. e36410414053-e36410414053, 2021.
SILVA, Kaio Germano Sousa et al. A importância da Literatura Surda na elaboração cultural do Sujeito Surdo: Achados de uma revisão. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, p. e59610817954-e59610817954, 2021.
SOUZA, Regina Maria de. Que palavra que te falta? Linguística, educação e surdez. São Paulo: M. Fontes, 1998.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 2. ed. revisada.
Florianópolis: Editora UFSC, 2009.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999. Disponível em: <https://escritadesinais.wordpress. com/2010/08/26/literatura-surda/>. Acesso em: 30 outubro. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.