IMPACTOS DO ENSINO TRADICIONAL DURANTE A RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS

Artigo mais acessado da revista no ano de 2022!

Autores

  • Ronnielle Cabral Rolim

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1363

Palavras-chave:

Educação tradicional. Ensino Remoto. Retomada da aprendizagem.

Resumo

O artigo presente ressalta sobre os possíveis impactos que o ensino tradicional pode acarretar quando utilizado como única fonte de ensino-aprendizagem durante a retomada das aulas presencias. Partindo-se de tal questionamento, o objetivo geral é demonstrar a importância das mudanças nas práticas pedagógicas frente aos novos desafios após a reabertura das escolas. E os objetivos específicos permeiam desde a identificação das principais metodologias adotadas entre os anos oitenta até o período pandêmico e a análise deste cenário durante a retomada do ensino. Baseia-se na hipótese que é viável substituir algumas práticas tradicionais por metodologias estratégicas que despertem a curiosidade e o interesse nos discentes reduzindo a evasão e promovendo a aprendizagem. A pesquisa possui finalidade básica pura, objetivos descritivos, com abordagem qualitativa, sob o método hipotético-dedutivo e procedimentos bibliográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronnielle Cabral Rolim

UNiversidade Regional do Cariri - URCA

Referências

BERNARDES, Thais. Impactos da Pandemia na Educação. Fundação Roberto Marinho, 2021. Disponível em: https://www.futura.org.br/impactos-da-pandemia-na-educacao/. Acesso em: 09 mar. 2022.

CHARLOT, Bernard. Bernard Charlot: ensinar com significado para mobilizar os alunos. [Entrevista concedida a] Tatiana Pinheiro. Nova Escola, Rio de Janeiro, 01 jun. 2009.

FAUSTINO, L. S. S. SILVA, T. R. F. S. Educadores frente à pandemia: Dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes. Revista Boletim de Conjuntura, ano II, vol. 3, n. 7, Boa Vista, 2020.

FERREIRA, Marieta et al, Avaliação da aprendizagem na retomada das aulas. Rio de Janeiro: FGV SB, data. 1 vídeo (01 hor:37 min:37 seg). [Webinar]. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/29287. Acesso em: 02 mar. 2022.

GÓIS, Antônio. Quatro décadas de gestão educacional no Brasil: Políticas públicas do MEC em depoimentos de ex-ministros. São Paulo: Fundação Santilha, 2018.

GOTTI, Alexxandra. DAHER, Hélio. Como garantir a recomposição das aprendizagens na retomada presencial das aulas, Revista Nova Escola, Rio de Janeiro, janeiro, 2022. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/20841/como-garantir-a-recomposicao-das-aprendizagens-na-retomada-presencial-das-aulas. Acesso em: 14 mar. 2022.

JACK MA. Educação precisa mudar em até 30 anos, diz Jack Ma, da Alibaba, Seu Dinheiro, São Paulo, 17 out. 2019. Disponível em: https://www.seudinheiro.com/2019/bilionarios/educacao-precisa-mudar-em-ate-30-anos-diz-jack-ma-do-alibaba/. Acesso em: 14 mar. 2022.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. S„o Paulo: EPU, 1986.

PIFFERO, E. D. L. F., Soares,R. G., Coelho, C. P., & Roehrs, R. (2020). Metodologias Ativas e o ensino de Biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio. Ensino & Pesquisa.

PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. Tradução de José Severo de Camargo Pereira. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ROSSI, E. R.; RODRIGUES, E.; NEVES, F. M. (. ). Fundamentos Históricos da Educação no Brasil. 2. ed. rev. e ampl. ed. Maringá: Eduem, 2009.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 24. ed. S„o Paulo: Cortez, 1991.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Metodologia Dialética em Sala de Aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83).

Downloads

Publicado

24/04/2022

Como Citar

Cabral Rolim, R. (2022). IMPACTOS DO ENSINO TRADICIONAL DURANTE A RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS: Artigo mais acessado da revista no ano de 2022!. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(4), e341363. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1363