SOFRIMENTO PSÍQUICO DE DISCENTES NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1460Palavras-chave:
Saúde mental, Ensino Superior, Sofrimento psíquico, EstudantesResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar os dados acerca do sofrimento psíquico dos discentes em instituições de ensino superior por meio de uma revisão sistemática da literatura no período de 2016 a 2020 nas bases de dados científicas Lilacs e Scielo. Os resultados demonstraram que o sofrimento psíquico da população estudada está relacionado a fatores sociais, de saúde mental, de ambiente académico e de aspectos psicológicos da personalidade. A identificação e rastreamento desses fatores conduzem a debates sobre a saúde mental do estudante do ensino superior e sua relação com desencadeamento do sofrimento psíquico, e estimulam ações para intervenção fortalecendo a perspectiva psicossocial do sujeito.
Downloads
Referências
Almeida, J. S. P. D. (2015). A saúde mental global, a depressão, a ansiedade e os comportamentos de risco nos estudantes do ensino superior: estudo de prevalência e correlação. [Tese de Doutorado, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa].http://hdl.handle.net/10400.11/2939
Almeida, L. Y. D., Carrer, M. O., Souza, J. D., & Pillon, S. C. (2018). Avaliação do apoio social e estresse em estudantes de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 52.3 https://doi.org/10.1590/S1980-220X2017045703405
Andrade, A. D. S., Tiraboschi, G. A., Antunes, N. A., Viana, P. V. B. A., Zanoto, P. A., & Curilla, R. T. (2016). Vivências acadêmicas e sofrimento psíquico de estudantes de Psicologia. Psicologia: ciência e profissão, 36, 831-846.12 https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P451
Anversa, A C.., Valentins dos Santos Filha, V. A., Borba da Silva, E., & Fedosse, E. (2018). Qualidade de vida e o cotidiano acadêmico: uma reflexão necessária. Brazilian Journal of Occupational Therapy/Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 26(3).9 https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1185
Barreto, F. P. (2007). A psicanálise aplicada à saúde mental. Colóquio dos residentes em psicologia clínica e saúde mental do Hospital Juliano Moreira.
Bastos, E. M., Maia, A. M., Oliveira, C. D. L. F., & do Nascimento Ferreira, S. (2019). Sofrimento psíquico de universitários: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Development, 5(10), 17681-17694.https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-040
BAUMAN, Z. (2001). Modernidade Liquida. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar.
Lei, N. (1990). 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, 16.
Carlesso, J. P. P. (2020). Os desafios da vida acadêmica e o sofrimento psíquico dos estudantes universitários. Research, Society and Development, 9(2), e82922092-e82922092.https://doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2092
Castro, V. R. (2017). Reflexões sobre a saúde mental do estudante universitário: estudo empírico com estudantes de uma instituição pública de ensino superior. Revista gestão em foco, 9(1).https://portal.unisepe.com.br/unifia/wpcontent/uploads/sites/10001/2018/06/043_saude_mental.pdf
Cavalcanti, M. T., & Velasco, L. B. (2017). A juventude universitária na contemporaneidade: a construção de um serviço de atenção em saúde mental para estudantes. Mental, 11(21), 356-377.http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272017000200005
Graner, K. M., & Cerqueira, A. T. D. A. R. (2019). Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, 24, 1327-1346.9 https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017
Dâmaso, J. G. B., Pereira, B. S., Batista, C. B., Conceição, L. D. S., Pereira, G. D. S., & Carniele, R. C. (2019). É muita pressão! Percepções sobre o desgaste mental entre estudantes de medicina. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 20(2), 29-41.4 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167933902019000200004
Fórum Nacional de Pró- Reitores de Assuntos Estudantis. Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior. Uberlândia: FONAPRACE, 2019.
Fernández Rodríguez, C., Soto López, T., & Cuesta Izquierdo, M. (2019). Needs and demands for psychological care in university students. Psicothema.5 https://doi.org/10.7334/psicothema2019.78
Grether, E. O., Becker, M. C., Menezes, H. M., & Nunes, C. R. D. O. (2020). Prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes de medicina da universidade regional de Blumenau (SC). Revista brasileira de educação médica, 43, 276-285.7 https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20180260
Koller, S. H., de Paula Couto, M. C. P., & Von Hohendorff, J. (2014). Manual de produção científica. Penso Editora.
Lima, C. H., Valerio, F., de Lima, L. C., de Andrade Barbosa, T. K., & da Silva Bronzeado, A. (2019). Saúde e sofrimento psíquico no contexto universitário à luz da teoria psicanalítica dos quatro discursos. Humanidades & Inovação, 6(8), 9-22.https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/51
Matos, L. P., & Lemgruber, K. P. (2017). A adolescência sob a ótica psicanalítica: Sobre o luto adolescente e de seus pais. Psicologia e Saúde em debate, 2(2), 124-145.https://doi.org/10.22289/2446-922X.V2N2A8
Mazetti, H. M. (2020). As narrativas jornalísticas sobre o sofrimento estudantil e a medicalização da universidade. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, 14(3).2 https://doi.org/10.29397/reciis.v14i3.2083
Mendes, A. A. (2019). A saúde mental de jovens universitários: apontamentos sobre a parceria de trabalho entre a app–Puc Minas e o Bapu de Rennes na França. Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, 4(7). http://periodicos.pucminas.br/index.php/pretextos/article/view/20750
Nogueira-Martins, L. A., & Nogueira-Martins, M. C. F. (2018). Saúde mental e qualidade de vida de estudantes universitários. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 7(3), 334-337.
Oliveira, H. M. D., & Hanke, B. C. (2017). Adolescer na contemporaneidade: uma crise dentro da crise. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica,20,295310.https://www.scielo.br/j/agora/a/4jFrrdpMF8HBsMgFwMWkdqr/?format=pdf&lang=pt
Righetto, T. T. (2019). O sofrimento do adolescente no contexto universitário aos olhos da psicanálise–uma análise da atualidade. [Trabalho de Conclusão de Curso, (Especialização)- Fundamentos da Psicanálise, Centro Universitário de Lavras]. http://localhost/jspui/handle/123456789/308
Rozeira, C. H. B., Cruz Netto, A. L. D., Faria, A. L., Coelho, E. B., & Vargas, A. D. F. M. (2018). Vivências na graduação em Psicologia: discutindo a saúde mental dos universitários. Saúde Redes, 175-189.13https://pesquisa.bvsalud.org/controlecancer/resource/pt/biblio-1007543?src=similardocs
Safatle, V., da Silva Junior, N., & Dunker, C. (2021). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Autêntica Editora.
Santana, E. R. D., Pimentel, A. M., & Véras, R. M. (2020). A experiência do adoecimento na universidade: narrativas de estudantes do campo da saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 24. 1https://doi.org/10.1590/Interface.190587
Santos, C. V. M. D. (2019). Sofrimento psíquico e risco de suicídio: diálogo sobre saúde mental na universidade. Revista do NUFEN, 11(2), 149-160.11 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912019000200010
Tenório, L. P., Argolo, V. A., Sá, H. P. D., Melo, E. V. D., & Costa, E. F. D. O. (2016). Saúde mental de estudantes de escolas médicas com diferentes modelos de ensino. Revista Brasileira de Educação Médica, 40, 574-582.10 https://www.scielo.br/j/rbem/a/BFcx6VDyrBbrPMwBC4X6ypF/?format=pdf&lang=pt
Travaglia, A. A. S. (2014). Psicanálise e saúde mental, uma visão crítica sobre psicopatologia contemporânea e a questão dos diagnósticos. Psicologia Revista, 23(1), 31-49.https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/20213
Vilanova, A., Tenembaum, D., & Velasco, L. B. (2019). O manejo da urgência subjetiva na universidade: construindo estratégias de cuidado à saúde mental dos estudantes. Interação em Psicologia, 23(2).http://dx.doi.org/10.5380/psi.v23i02.58547
WHOQoL Group. (1994). The development of the World Health Organization quality of life assessment instrument (the WHOQOL). In Quality of life assessment: International perspectives (pp. 41-57). Springer, Berlin, Heidelberg.
Yosetake, A. L., de Lima Camargo, I. M., Luchesi, L. B., Gherardi-Donato, E. C. S., & Teixeira, C. A. B. (2018). Perceived stress in nursing undergraduate students. SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas, 14(2), 117-124. 6
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.