DEFICIÊNCIA NO HÁBITO DA LEITURA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ALUNOS DOS 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1482Palavras-chave:
Educação. Leitura. Aluno. AprendizadoResumo
Este trabalho de pesquisa desenvolveu-se na Escola Estadual Gilberto Mestrinho na zona Leste da cidade de Manaus-AM/Brasil, no ano de 2021, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura nos alunos dos 3º anos desta escola. Através de uma pesquisa de campo e da aplicação de um questionário direcionado aos alunos e educadores, com enfoque quali-quantitativo que serviu de base para averiguar o nível do interesse pela leitura por parte dos alunos da referida escola e, a compreensão do processo de origem do problema da falta de motivação deles com a leitura. Mas esta pesquisa não pode ser realizada em toda a abrangência que um trabalho dessa magnitude pede, pois no ano de 2019 uma grande pandemia se espalhou por todo o mundo sendo denominada de Covid – 19 (Sars-coV-2). O que se concluiu com este estudo é que para ajudar os alunos a desenvolverem o gosto pela leitura e assim, caminhar rumo às mudanças tão necessárias na carreira acadêmica dos alunos, tanto a escola quanto a família devem estabelecer relações de colaboração e parceria, em que a família possa agir como potencializadora do trabalho realizado enquanto o aluno está na escola.
Downloads
Referências
ALVES, A. L. M. S. Leitura e Universidade: comportamento de leitura na formação do pedagogo da UFPA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO/V CONGRESSO LUSOBRASILEIRO/I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO, 23. Porto Alegre. Por uma Escola de Qualidade para Todos. Anais... Porto Alegre: UFRGS/FEFED/PPGEDU, 2007. v. 1. p. 1-15. Anuário da Educação. Disponível em: <https://todospelaeducacao.org.br /wordpress/wp-content/uploads/2021/07/Anuario_21final.pdf> Acesso em 12/ 08/2021.
ARAÚJO, Maria Suziany dos Santos. Deficiência no hábito da leitura: uma proposta metodológica para alunos dos 3º anos do ensino médio da Escola Estadual Gilberto Mestrinho na zona leste na cidade de Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021. 110f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Educação Universidad de La Integración de Las Américas, 2022.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. 1ª a 4ª séries. v. 2, Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
FREIRE, P. A importância do ato de ler.47. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p.
MARTINS, L. M. B. Prática de leitura na universidade: uma reflexão teórico/crítica. Educação e Emancipação, São Luís, v. 1, n.1, jan./fev. 2002.
MARTINS, Maria Helena. O que é Leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006 – (Coleção primeiros passos; 138.
MEDEIROS FLHO, Barnabé; GALIANO, Mônica Beatriz. Bairro-escola: Uma nova geografia do aprendizado. A tecnologia da Cidade Escola Aprendiz para integrar escola e comunidade. São Paulo: Tempo D Imagem, 2005.
SILVA, E. T. O Ato de Ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.